x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 1.576

associação sem fins lucrativos

Analu

Analu

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 8 junho 2015 | 17:22

Boa tarde

Preciso de uma ajuda:

Uma associação sem fins lucrativos que funciona da seguinte forma: os associados colhem a sua produção e armazenam na sede da associação.
A Associação vende a produção através de notas fiscais emitidas em nome da própria associação.
A Associação efetua o pagamento das despesas de armazenamento e também as despesas de produção.
O valor que sobra é "devolvido" para cada um dos associados, seguindo a proporção da produção (quem produz mais, tem maiores gastos e tb maiores lucros).

A Associação não possuiu fundionários registrados, todos trabalham de forma voluntária ....

Quais os impostos que devo pagar ??? considerando como lucro presumido ...

Esse dinheiro que os associados recebem é considerado distribuição de lucros ????

Obrigada

Analu

Analu

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 15:50

entendi ....
como não temos funcionários não temos pis para pagar ....

porém sobre as vendas dos produtores que é realizado pela associação devo recolher o cofins
no meu caso o produto vendido é leite in natura, devo usar a alíquota 7,6%, ou alíquota zero conforme a lei abaixo

A Lei 10.925 em seu artigo 1º, inciso XI - leite fluido pasteurizado ou industrializado, na forma de ultrapasteurizado, leite em pó, integral, semidesnatado ou desnatado, leite fermentado, bebidas e compostos lácteos e fórmulas infantis, assim definidas conforme previsão legal específica, destinados ao consumo humano ou utilizados na industrialização de produtos que se destinam ao consumo humano; ( Redação dada pela Lei nº 11.488, de 15 de junho de 2007 )

Obrigada

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 16:00

Analu,


precisa estudar essa entrada da produção, tipo como um deposito, pq pra devolver pro produtor, como é entidade sem fins lucrativos, não pode distribuir lucro, entendo eu. Não sei os valores das transações, mas poderia optar pelo simples?


Camila

Camila

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 09:38

Bom dia pessoal, peguei a contabilidade de uma associação dos funcionários de uma cooperativa de crédito para fazer, acabei de receber os extratos das movimentações bancárias e estou com dúvidas em relação aos lançamentos...
No balanço de 2013 constam as seguintes contas:
Ativo
APLICAÇÕES FINANCEIRAS 24.512,67
PARTICIPAÇÕES 1.291,04
EMPRÉSTIMOS 66.848.55
TOTAL DO ATIVO 92.652,26

Passivo
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
CAPITAL 92.309,50
LUCROS ACUMULADOS 2.690,44
CAPITAL A REALIZAR (2.347,68)
TOTAL DO PASSIVO 92.652,26


No extrato existem as seguintes informações ref a 01/2014:

saldo anterior 0,00
outros créditos 2.347,68 C
aplicação rdc 2.347,68 D
Saldo do dia 0,00 C
outros créditos 5.848,33 C
outros débitos 10.000,00 D
resgate rdc 3.328,78 C
resgate rdc 822,89 C
saldo do dia 0,00 C
outros créditos 1.138,20 C
saldo do dia 1.138,20 C
aplicação rdc 1.138,20 D
saldo do dia 0,00 C

alguém saberia me explicar como lançar essas movimentações do extrato?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 11:38

Bom dia Camila,

Para obter as respostas que procura, repita seu questionamento na sala "Contabilidade"

Estou certo de que o pessoal que a frequenta saberá orientá-la adequadamente.

...

Dirceu R. Q. de Moura

Dirceu R. Q. de Moura

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 09:07

Bom dia,
Recentemente agregou-se a nossa contabilidade uma Associação civil sem fins lucrativos, ao iniciarmos os trabalhos surgiu as seguintes dúvidas:
Esta associação destina-se a coletar e reciclar lixo, recebe uma subvenção da prefeitura municipal, valor com o qual efetua o pagamento dos associados (através de MEI) e compra de EPI, porém, a mesma faz a venda de todos os produtos que recicla, obtendo uma renda extra, a pergunta é: Efetuando estas vendas esta associação não perderia a condição isenta?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.