x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 53

acessos 381.750

Contabilização - Devolução compras e vendas

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Sábado | 19 outubro 2013 | 18:43

Como fica a ficha de controle de estoque quando ocorre a devolução de compra, neste caso teve o icms e foi devolvido parte da mercadoria comprada para revenda? Minha coluna de saldos na ficha não esta batendo com o saldo no razonete estoque!! Não consigo fechar o valor igual ao que sobrou no estoque!

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 17:24

Prezado Rodrigo,

A contabilização da devolução de compra de mercadorias será o estorno do lançamento feito pela entrada da nota fiscal da mercadoria em questão, isto é, os valores que constavam a débito viram crédito e vice-versa, saliento que para as situações de devolução parcial da nota de compra deve-se levantar os valores apenas das mercadorias que serão devolvidas.

At.
Marcos Vinicius

Edson J Hurmus

Edson J Hurmus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 10:15

Bom dia,

Estou a seguinte dúvida, tenho uma empresa (banca de revista) que é optante do simples, e emite apenas nota fiscal de venda ao consumidor final modelo D1, e as vezes tem que fazer algumas devoluções de mercadorias, como não pode fazer a devolução em nota fiscal modelo D1, o fornecedor emite a nota fiscal, até ai tudo OK.
Minha pergunta é a seguinte, essa nota fiscal de devolução que o fornecedor emite, eu lanço normal no fiscal dessa empresa certo?

Desde já obrigado pela ajuda.

Att
Edson

Edson Jorge Hurmus
[email protected]
Ana Carolina de Bona Bastos

Ana Carolina de Bona Bastos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 31 outubro 2014 | 16:24

Boa tarde, ocorreu um caso aqui na empresa que não sabemos como solucionar, foi feito uma devolução de compras no valor total de R$ 5.500,00, porém foi acordado com o fornecedor um crédito de apenas R$5.000,00 nas próximas compras, a dúvida é como ajustar essa diferença de R$500,00 na contabilidade? Pode ser feito um ajuste de resultado?

Ana Carolina Bastos
Contadora na Excelência Contábil
Instagram: @excelenciacontabilsc
E-mail: [email protected]
NAYARA NAZAR MENEGOLO

Nayara Nazar Menegolo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 16:00

Boa tarde Pessoal,

Alguém poderia me ajudar na contabilização de devolução de compra de mercadoria que tenha sido recebida com 18% de ICMS e 9,25% de PIS/COFINS?

Na compra estou contabilizando da seguinte forma:

Mercadorias para Revenda (AC)
a Fornecedores (PC)

ICMS a Recuperar (AC)
a Fornecedores (PC)

PIS a Recuperar (AC)
a Mercadorias para Revenda (AC)

COFINS a Recuperar (AC)
a Mercadorias para Revenda (AC)

Obrigada!

Maria Alice Oliveira de Medeiros

Maria Alice Oliveira de Medeiros

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 15:53

Boa tarde!
Gostaria da ajuda de vocês . Um cliente aqui do escritório nos colocou uma nova situação.
Recebeu uma devolução de vendas , no caso fez a analise da mercadoria e constatou que não estava com defeito e sim houve o mau uso por parte do cliente.
Sendo assim não irá indenizar o mesmo, pergunto: Como será a contabilização dessa devolução?
Será uma receita para a empresa?
Desde já agradeço a atenção.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 17:55

Olá Maria Alice Medeiros!

As notas fiscais devem ser emitidas sempre que haja circulação de mercadorias, neste caso a mercadoria voltou ao estoque da empresa através da nota fiscal, a empresa deve dar entrada nesta mercadoria na empresa pela nota fiscal de devolução.

Se no estoque a mercadoria não serve para comercializar, emita nota fiscal de baixa de estoque.

Não houve receita porque é uma devolução de mercadoria que irá abater nas vendas do mês da entrada na empresa.

Você vai contabilizar normalmente a devolução como as outras.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 17:57

Guilherme, quando você contabiliza uma devolução de venda, deve tomar crédito do ICMS destacado na nota de devolução, na escrita fiscal para apuração do ICMS e na contabilidade através da conta ICMS a Recuperar.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 09:35

Bom dia Maria Alice!

A contabilização já temos em outros tópicos exemplificado, veja:
clique aqui

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 10:47

Bom dia,
Preciso de ajuda! Preciso fazer a contabilização de devolução de mercadoria.

Teve uma devolução de mercadoria no dia 19/09, a previsão para ser devolvida o dinheiro é para 45 dias. Como é feito a contabilização correta? Faço lançamento no dia 19/09 e quando foi devolvido o dinheiro? E no caso de abatimento de outras duplicatas, como por ex. tenho outra devolução no dia 28/09 e terá abatimento nas duplicatas que vencerão em 23/11 e 23/12, tenho que fazer no caso no dia 28/09, e nos meses de novembro e dezembro? A empresa não mantém controle permanente de estoques.

Vera Lúcia Silva

Vera Lúcia Silva

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 7 anos Quarta-Feira | 29 março 2017 | 13:42

Boa tarde a todos!

Gostaria de uma ajuda de vocês.

Uma empresa X fez uma revenda de mercadorias para um estabelecimento Y em 2015.

OBS: Ela (empresa X) comprou e revendeu essa mercadoria em 2015.

Em 2016, o estabelecimento Y devolveu a mercadoria porque tinha passado da validade.

A empresa X também devolveu a mercadoria de quem ela tinha comprado e finalizou a transação.

Tanto a empresa X recebeu pela revenda da mercadoria quanto pagou ao fornecedor pela mesma.

Minha pergunta: como faço os lançamentos contábeis para devolução de venda e devolução de compra de exercícios anteriores sem ter valores a pagar ou a receber?

Obrigada desde já!

GABRIEL QUIRINO

Gabriel Quirino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 6 anos Segunda-Feira | 19 junho 2017 | 09:51

Existe prazo para se realizar uma operação de devolução? Por exemplo: Estou baixando meu estoque, e por meio de negociação comercial meus fornecedores aceitaram um pacote de devolução, contudo tenho notas de 6 a 7 anos atrás. Isso pode gerar autuação da receita?

MARIA GOMES DOS SANTOS

Maria Gomes dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Account Manager
há 5 anos Segunda-Feira | 21 maio 2018 | 17:17

Boa tarde

Estou buscando no fórum Contabilidade, porem não consigo localizar. Se alguém puder me ajudar, agradeço e muito.
Estou com umas duplicatas em aberto, referente a notas que foram canceladas. Alguem pode me ajudar me ensinando como devo baixar esses títulos, sem interferir no cx/bco/fornecedor. As notas foram substituídas por outras do mesmo valor e que já foram baixadas normalmente.

Obrigada.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.