x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 20

acessos 7.178

Proposta de honorários.

Rocha

Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 junho 2015 | 17:11

Meus colegas, boa tarde.

Estou escrito como perito judicial e fui nomeado para uma perícia, porém não apresentei a proposta de honorários e o valor foi determinado pelo juiz. Tive vistas do processo e além de ser trabalhoso irá levar muito tempo para terminar o trabalho. Gostaria de saber como eu faço para me reportar ao juiz sobre a importancia da proposta dos honorários periciais.

Att;
Cleiton Rocha

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 08:13

Bom dia Cleiton,

a melhor forma é fazer um ofício relatando que o valor estipulado não condiz com as atividades a serem realizadas e colocar o valor adequado no mesmo. Depois disso aguarde retorno.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Rocha

Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 16:36

Boa tarde pessoal,

Inicialmente, quero agradecer o zelo e a presteza dos colegas. Posteriormente corrigir um erro ortográfico (onde se lê "escrito", leia-se inscrito) rsrs.

Os colegas tem algum modelo desse ofício para que possa me ajudar? Pois essa é a minha primeira perícia.

Um fraternal abraço.
Cleiton Rocha

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 11:41

Caro Cleiton,

O maior problema desse tipo de pericia para o qual vc foi convidado, é o recebimento dos honorários. Via de regra, nem os honorários fixados pelo Juiz, consegue-se receber e, como vc mesmo disse, o valor nunca condiz com o trabalho a ser executado. Meu conselho é para que vc tome todas as precauções possiveis.
Quanto ao modelo de ofício, pesquise no google e adapte para o que vc precisa.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 14:51

pessoal

acreditava que o honorário da pericia era imposto pelo contador.


att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 10:58

Eduardo Freitas

engraçado que nas palestras é so o que ouvimos.
por isso achei estranho,basicamente entao nao funciona como eu imaginava
estou estudando e quero me tornar perita por ser uma area com salarios maiores.


att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Júlio M.

Júlio M.

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 09:01

Perito de processos.... "é uma cilada bino" .. rsrsrs

Esse trabalho tem que realizar para longo prazo, e por quem não dependa da renda para uso.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 10:54

pessoal


bom dia


eu tenho o objetivo de me tornar uma perita!
de acordo com os comentários aqui nao seria nada interessante

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 11:05

Olha estava acompanhando o tópico e sinceramente estava bem otimista com a carreira de perícia, me broxou de tal forma que não tenho mais nenhum interesse.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 11:37

Andrei Fernandes da Costa

bom dia

infelizmente.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 11:55

Bom dia!

Tive um professor na faculdade que enchia a boca ao dizer que estava inscrito na lista de peritos judiciais, de vez em quando fazia algumas perícias, e segundo ele, a remuneração era muito boa. Porém, pelo que tenho lido, a realidade parece não ser bem essa. Tenho visto diversos colegas reclamando da questão dos honorários que nunca condiz com o trabalho que será realizado.

Muito complicado!

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Júlio M.

Júlio M.

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 15:02

Pessoal, embora desvirtuado um pouco o tópico, mas aos interessados na área, não desanimem, se tem vontade vá em frente.

Não deixem a opinião de alguns (até a minha) desanimarem vocês. Façam o cadastro para perito e se surgir algo e não concordarem com as condições, basta recusar.

As vezes o que é caro para um pode ser barato para outro e assim vai .

Mas saibam que o sistema de recebimento é demorado, podendo até levar anos. Então não contem com essa renda, façam o trabalho como uma forma de investimento e renda extra.

Eu particularmente por experiencia própria não tenho nenhum interesse mais nessa área.

Mas nunca vão saber se não tentarem .

Att.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 15:39

Júlio M.

agradeço o conselho,vc tem razão no que disse!

att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 10:59

Caros colegas,

O colega Julio descreveu bem o sentimento de quem já foi chamado para executar perícias por determinação da justiça. Vale pelo treinamento e só, mas não desistam de tentar. Eu, por experiencia própria, não quero mais.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 15:05

Caros colegas,

Vale lembrar que Perícia é uma área da ciência contábil .O Perito Judicial, via de regra, é mal remunerado e sempre correndo o risco de não receber os honorários pactuados, mas conheço peritos contábeis que estão muito bem.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 17:28

Pessoal,
no meu ponto de vista, concordo em partes quando colegas dizem que o juiz pode arbitrar o valor dos honorários. Mas como também já mencionado, ao Perito cabe aceitar ou não determinada nomeação.
Eu mesmo já realizei alguns trabalhos (não tão mau remunerados assim) e outros que realmente não havia como aceitar devido ao prazo e quantidade de trabalho a ser realizado. Mas é possível encaminhar ao juiz revisão de prazos, de honorários e também a recusa ao trabalho. Explicitando os motivos para tal.
Acredito que haja diferença de honorários entre os trabalhos de perícia inclusive entre as regiões do país, como em diversos setores.

Atualmente não estou realizando trabalhos de perícia devido dedicação à contabilidade gerencial de outros clientes, mas logo vou voltar a faze-lo. Conheço alguns colegas que trabalham com cálculos, incluindo perícias federais.
Estes pelo que tenho acompanhado não reclamam dos trabalhos ou mesmo dos honorários, ao contrário. Dizem que falta mão de obra para auxiliar em questões mais básicas dos trabalhos, não por falta de tentativas no treinamento e contratação de assistentes.

Concluindo eu gosto muito dessa parte da contabilidade, sei que é um campo onde falta profissionais. Indico quem tem interesse em se especializar num determinado seguimento, pois trabalho não vai faltar.

Abraço

Cleberson Silva

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.