x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 17

acessos 9.819

prestação de conta de partido politico sem movimento

SERGIO GABRIEL SAMPAIO SOUSA

Sergio Gabriel Sampaio Sousa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 09:19

bom dia senhores como se faz a prestação de conta de um partido politico sem movimento, o juiz pediu que eu enviasse a prestação de 2014 do qual sou presidente e não sei fazer me orientem por favor. detalhe não teve movimento nesse ano de 2014 do partido

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 10:19

Bom dia Sergio,

existe um sistema denominado SPCE - Sistema de Prestação de Contas Eleitorais, disponibilizado pelo TSE, você deverá baixa=lo e informar os dados do partido, etc. Feito isso você deverá fazer o envio, o mesmo não constará nenhum movimentação financeira como descrito por você e lá você informa isso.

Maiores informações no link Prestação de Contas Partido Político

Se tiver alguma dúvida no preenchimento retorne ao fórum.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Francisco

Francisco

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 09:35

Bom dia!

Eu fiz a prestação de conta do partido politico do ano de 2014, enviei ao cartório responsável até ai tudo ok! Ai quem vem o problema depois, me enviaram um oficio dizendo que tenho que apresentar "LIVROS RAZÃO, LIVROS BALANCETES DIÁRIOS, BALANÇOS E FICHAS DE LANÇAMENTO E LIVRO DIÁRIO, de acordo com Art. 26, §3º, da Resolução TSE n.º 23.432/2014.

Pergunta: Como o partido não teve movimento no ano de 2014, é o brigado a apresentação dos livros ou só mandar um oficio dizendo que não teve movimento? Se alguém tiver o modelo me enviar por gentileza.

Desde já agradeço.

JAIME DA SILVA

Jaime da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 09:53

Bom dia Francisco

É normal o pedido do Cartório Eleitoral com relação aos Livros, Balancetes e Balanço. Lembrando que você não teve movimento financeiro (dinheiro) em 2014, porem existem os valores estimáveis em dinheiro, por exemplo, aluguel da sede, que deve ser lançado mensalmente na contabilidade, utilizando seus programas contábeis, porem com Plano de Contas Eleitoral.

Abraços

SILENE FRAY

Silene Fray

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 16:50

Olá Nobres Colegas, sei que não se pode apresentar a Prestação de contas com valores zerados. Então quais despesas devo contabilizar? o Imóvel onde esta localizado o partido é a casa do presidente. Se são doação de valores estimáveis, como contabilizar? Devo criar uma conta no plano de contas " doação estimável'? ou qualquer "coisa" do tipo?

JAIME DA SILVA

Jaime da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 08:15

Bom dia Silene

Normalmente faço um contrato de aluguel da sala do citado imóvel que é a sede do Partido no município, posso acrescentar despesas como água e energia elétrica proporcionalizadas pelo tamanho do imóvel, passando a emitir 12 (doze) recibos durante o ano, como não há dinheiro envolvido o contador e o advogado podem fornecer recibos da doação que fazem dos seus serviços, sempre em valores “estimáveis em dinheiro”.

Utilize normalmente o seu programa de contabilidade para gerar o Balanço, Resultado do Exercício, Livro Diário e Razão. O que muda é o Plano de Contas que o Tribunal Eleitoral tem o próprio.

Além destas obrigações contábeis o Cartório Eleitoral tem varias peças a serem preenchidas, mesmo que sem movimento, e assinadas pelo Presidente, Tesoureiro e Contador.

Visite o site abaixo que além do plano de contas você encontrará as peças necessárias para a prestação de contas

www.tse.jus.br

Att.

Jaime

SILENE FRAY

Silene Fray

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 08:36

Olá Jaime,
Obrigada pelo esclarecimento.
Porém já estou utilizando meu programa de contabilidade e já criei o Plano de contas nos moldes exigidos pela Justiça Eleitoral.
A dúvida maior é quanto ao lançamento contábil dessas operações.

Por exemplo, quando recebo a doação:

D-Caixa (???) ou crio uma conta por ex (caixa valor estimável)
C- Doação estimável

Quando pago:

D- pagamento de energia (por ex)
C -Caixa(??)

Agora, quanto a doação estimável, esse valor deve entra na Declaração de IRPF do doador??

Obrigada!!!!!!!!

JAIME DA SILVA

Jaime da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 13:31

Olá Silene

A conta Caixa não será utilizada, pois não se trata de dinheiro. O que se fará é um recibo que atente como recibo e doação simultaneamente, assim sendo você trabalhará com receita e despesa.

D – Locação de Bens Imóveis – exemplo conta reduzida 30315
C – Em Recursos Estimáveis em Dinheiro – exemplo conta reduzida 40029
Histórico:- Valor do aluguel de uma sala, já inclusas despesas de água, luz e outras, sendo doada por Pessoa Física em Recursos Estimáveis em Dinheiro. Doador José... , CPF ... (Estes histórico tem como base um recibo que você produzirá mensalmente durante o ano.)
Valor:- 150,00

Para efeito de Imposto de Renda, só lanço valores de fato em dinheiro, porem não tenho legislação sobre lançamentos específicos sobre doações estimáveis em dinheiro.

Abraços

Jaime

STENIO

Stenio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:39

Boa tarde, estou com uma dúvida e peço a ajuda dos amigos;

Estou realizando a prestação de contas de um partido político, direção municipal, referente ao ano calendário de 2013, exercício 2014, e também do ano calendário 2014 exercício 2015, e estou elaborando os documentos conforme orientação acima de nossos amigos que ajudaram muito, todavia surgiu a seguinte dúvida:

A doação estimável em dinheiro, tanto do aluguel, aguá e energia, como dos serviços prestados por contador e advogado deve ser lançado na guia (Programa TSE - SPCE) - Receitas > Doações recebidas > Tipo de Doação > Recurso de pessoa física ? Se sim, posso lançar sem o número do recibo eleitoral de tal documento ?


Obrigado!

luiz carlos

Luiz Carlos

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:51

Boa tarde a todos!

Aproveitando o tópico como devo proceder na prestação das contas de 2014; uma vez que o partido municipal não tem o CNPJ e a atual comissão teve inicio 10/06/2015?
Fui até o cartório ele orientarão que deveria o novo presidente fazer, porem como fazer se não havia o CNPJ com data da abertura na RF.
Espero que alguém me de uma luz.

Att
Luiz

JAIME DA SILVA

Jaime da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 17:00

Boa tarde Luiz

São necessárias algumas considerações sobre a Comissão Provisória antes de termos uma resposta aos questionamentos.

A Comissão Provisória que teve início em 10/06/2015 tem alguma ligação com a Comissão anterior, é sucessor?

Caso a resposta seja Sim o CNPJ já existe, você deve utilizar a Ata da substituição da Diretoria que esta registrada no Cartório Eleitoral e uma Certidão também emitida pelo mesmo Cartório para fundamentar a alteração de Presidente na Receita Federal (DBE) . Devem-se prestar contas.

Caso a resposta seja Não, a Comissão Provisória anterior, por exemplo, abandonou o Partido na cidade, ou outro fator, e criou-se uma nova Comissão com a anuência do Partido no Estado e nenhum vinculo com a Comissão anterior. Cria-se um novo CNPJ (DBE) com a data do registro da Ata, junta-se Certidão também emitida pelo mesmo Cartório e surge um novo Partido com novo CNPJ e nova Diretoria. NÃO há que se prestarem contas de um Partido que nasceu em 10/06/2015 dentro do ano de 2015. A obrigação recai sobre a Comissão anterior que deve prestar contas e encerrar suas atividades.

Espero ter atingido o raciocínio correto e que possa ajuda-lo.

Att.

Jaime


Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 19:28

Boa tarde.

Vou tentar explicar um pouco melhor meu problema...

Preciso fazer a prestação de contas de 2010 até 2014 de um partido politico daqui da cidade, porem eles não tiveram nenhuma movimentação financeira nesses anos.
A sede do partido é na residencia no Presidente.
Conforme orientação do forum fiz o lançamentos de "Recursos Estimáveis em Dinheiro"

D - Locação de bens imoveis (Despesa)
C - Em recursos estimais em dinheiro (Receita)
Doação da sala já incluso água, luz e telefone...

D - Serviços Contábeis (Despesa)
C - Em recursos estimais em dinheiro (Receita)
Doação dos serviços contábeis...

Feito isso efetuei os encerramentos.
As contas de Receita e Despesas foram zeradas e como não tem saldo, não gera o balanço.

Está certo? fiz alguma coisa errada?
O TSE aceita o balanço em branco?

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.

Max Duarte

Max Duarte

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 10:32

olá bom dia, foi intimado para mandar a prestação de contas de um determinado partido político do exercício de 2014, e infelizmente estou com muitas duvidas, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar. Precisando muito de ajuda!
OBS: partido não teve movimentação.

Muito Agradecido!

DENISTER WILLIAM GOMES SILVA

Denister William Gomes Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 16:55

verifique a Lei 13.165/2015 e verifique se vale para a PC de 2014

no Art. 32..

§ 4º Os órgãos partidários municipais que não hajam movimentado recursos financeiros ou arrecadado bens estimáveis em dinheiro ficam desobrigados de prestar contas à Justiça Eleitoral, exigindo-se do responsável partidário, no prazo estipulado no caput, a apresentação de declaração da ausência de movimentação de recursos nesse período.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 09:19

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Quarta-Feira, 17 de junho de 2015 às 09:19:17, com o assunto: prestação de conta de partido politico sem movimento já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=prestação+de+conta+de+partido+politico+sem+movimento" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.