x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 75

acessos 47.767

Retificação da ECD

Felipe Simões

Felipe Simões

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 16:01

Boa Tarde.

A partir do ano-calendário 2014 as empresas do lucro presumido também ficaram obrigadas a entrega da ECD.
Esse ano enviamos pela primeira vez a ECD, e sempre surgem muitas dúvidas.

Enviamos algumas ECD, e percebemos que esquecemos de anexar alguns arquivos no J800, como as notas explicativas, e gostaria de retificar para mandar novamente a escrituração digital com esses relatórios, não deu 1 mês que enviei a ECD, queria saber como faço para retificar?

Por favor me ajudem.

Desde já agradeço

Att. Felipe Simões

Felipe Simões

Felipe Simões

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 16:54

para solicitar a junta, estava lendo que o livro deveria estar em analise, se estou correto.
porém como faz pouco tempo que enviei, o livro ainda está apenas como enviado ao sped, não foi visto pela junta ainda.
queria substituir aquele que está no banco de dados do sped. Como posso fazer nesse caso?

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 17:20

Boa tarde,


Esta é a orientação da RFB no site, em perguntas e respostas:

9. Retificação do livro digital
APÓS A AUTENTICAÇÃO, O LIVRO NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO.

Se o livro já foi enviado para o Sped e houver necessidade de substituição, verifique o andamento dos trabalhos de autenticação. Utilize, no programa validador e assinador (PVA), o menu "Consulta Situação",

O livro pode ser substituído mediante a geração de requerimento específico de substituição utilizando a funcionalidade de gerenciar requerimento do PVA, exceto quando estiver em um dos seguintes status: em análise (pela Junta Comercial) , autenticado ou substituído.

Se o livro estiver "em análise", dirija-se, com urgência, àquele órgão do registro de comércio e solicite que o livro seja colocado em exigência. Pelo Ofício Circular nº 118/2009/SCS/DNRC/GAB, o Departamento Nacional de Registro de Comércio recomenda que o requerimento para colocar o livro sob exigência deve conter: a identificação do livro, seu número, período a que se refere a escrituração e a devida justificação.

Felipe Simões

Felipe Simões

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 08:36

Mas e se no caso a Junta não colocou em exigência ainda? o Arquivo nem está em analise, consta no banco de dados do sped apenas, eu preciso esperar a junta colocar em exigência ou posso retificar e aproveitar o número para substituir aquela que já está enviada?

Felipe Simões

Felipe Simões

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 08:58

Orientação do Manual de Orientação da ECD


Seção 1.3. Pessoas Jurídicas Obrigadas a Entregar o Sped Contábil

Segundo o art. 3o da Instrução Normativa RFB no 1.420/2013, estão obrigadas a adotar a ECD, em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2014:

I - As pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no lucro real;

II - As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido, que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita; e

III - As pessoas jurídicas imunes e isentas que, em relação aos fatos ocorridos no ano calendário, tenham sido obrigadas à apresentação da Escrituração Fiscal Digital das Contribuições, nos termos da Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012.

IV – As Sociedades em Conta de Participação (SCP), como livros auxiliares do sócio ostensivo.

Para as outras sociedades empresárias a ECD é facultativa.

As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.

Espero ter ajudado.

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 09:01

Bom dia,

Você precisa solicitar e aguardar a junta colocar em exigência, para só depois realizar a retificação. O sistema só ceita a retificação quando o livro estiver com o status de Exigência.

Gabriela

Gabriela

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 8 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 09:25

bom dia pessoal !!!!

por favor se alguém puder me ajude a esclarecer uma dúvida sobre o prazo para retificar o envio da ecd e se posso enviar o arquivo de apenas 1 mês, algumas empresas gerei o arquivo de 01/01/2014 à 31/01/2014 e passou normal. será que terei algum problema????? agradeço se alguém puder me posicionar quanto essas questões.

DENER STEFANELLI

Dener Stefanelli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 12:09

Felipe Simões

Bom dia !

Olá Tudo bem ?.

Saberia me responder, sobre a Retificação do SPED ECD !.
pois fiz a entrega e agora verifiquei um campo no Cadastro da empresa errado e estou retificando, porem tenho duvida em relação a RETIFICAR no SPED.
No SPED entrei em " Editar Escrituração", porem não consigo identificar o campo que tenho que retificar !.

Será que posso exlcuir esse cliente que já entreguei e fazer Nova Exportação do meu Sistema Contabil ?, e enviar novamente como Substituto ?.

grato !

David Savi

David Savi

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 18:37

Felipe Simões:

Para proceder a retificação antes do arquivo ter entrado em análise pela junta comercial, você deverá fazer o seguinte:

1º - No registro 0000 - Identificação da Pessoa jurídica" no campo 13 - "Finalidade da escrituração", você deve identificar o código 1 - substituta da escrituração com Nire e informe o Hash do arquivo anterior;
2º - No requerimento observe que terá a informação de substituição do sped contábil.

Espero ter te ajudado.

David

Jackson

Jackson

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 10:16

Bom dia,

Ref. Substituição da ECD


Gerei o requerimento de substituição do livro, o problema está no HASH e na transmissão.

Desta forma está o início do arquivo txt que estou tentando transmitir:
|0000|LECD|01012014|31122014|EMRPESA LTDA|CNPJ 0000|SC|ISENTO|4210605|||0|1|1|E668ED6CC06C6AOcultoADF66F07CA95B04C||0|0||

O Número do Recibo/Hash do livro a ser substituído é “E6.68.ED.6C.C0.6C.6A.38.51.11.83.69.AD.F6.6F.07.CA.95.B0.4C-8” olhando no manual do ECD, a quantidade de caracteres é 40, e com o DV “8”, daria 41. E no SPED-ECD aparece no lugar do “8” um “6”, confesso que não sei da onde.


Ocorre erro no momento da transmissão "ERRO! A escrituração não será transmitida. Não é permitido o envio deste Livro Diário, pois já foi enviado um Livro Diário para o mesmo período. - NEG: 38"

E a situação da ECD é “Recebido”, e conforme a Nota Técnica do Sped Contábil n°001 de 16/12/2013 seria passível de substituição.



_____
Jackson
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 10:36

Bom dia Jackson Allan Sasse

Eu tive que retificar os meus ECD por um erro do sistema, eles transmitiram corretamente, porém ao gerar o ECD apareceu um erro de recuperação o qual não pude corrigir manualmente, então tive que retransmitir minhas ECD.

Você precisa colocar todos os números do Hash da declaração original, eu fiz isso nas minhas e transmitiu sem problemas.

Jackson

Jackson

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 13:33

Olá Rafael,

Pois bem, eu fiz isso, porém o DV não coube, então ficou somente até o "E668ED6CC06C6AOcultoADF66F07CA95B04C" e o '8' ficou de fora, se coloco dá erro na validação.

_____
Jackson
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 13:40

Jackson Allan Sasse

Eu não tive este problema, utilizei o numero do hash que consta no recibo de entrega da ECD.

Porem na retificação, eu adicionei o numero do hash do arquivo substituído no TXT.

Transmitiu corretamente.

E a minha ECD também constava como recebida.

Jackson

Jackson

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 15:15

Não estou conseguindo, persiste a mensagem de "ERRO! A escrituração não será transmitida. Não é permitido o envio deste Livro Diário, pois já foi enviado um Livro Diário para o mesmo período. - NEG: 38"

Você poderia expor o Registro 0000 do arquivo que substituiu a sua primeira escrituração?

Obrigado,

_____
Jackson
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 15:23

boa tarde

Segue o arquivo .

|0000|LECD|01012014|31122014|EMPRESAXXX|CNPJ|SC||4215653|3963||0|1|1|235E3CE83F64UJ5DD982SDC803306F6DB74C67F7||0|0||

ESPERO QUE AJUDE

Jackson

Jackson

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 15:44

Não está dando certo, continua a mensagem de erro.

O que eu fiz:
Alterei/Retificação a escrituração contábil no meu ERP, gerei um novo arquivo TXT com as informações de substituição e o HASH do arquivo original.

Importando no ECD passou em todos processos menos na transmissão. Há alguma outro campo além do Registro 0000 que pode fazer menção à Substituição?

Rafael, agradeço sua atenção até este momento.

_____
Jackson
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:09

Jackson,

O único campo em que vai a indicação do tipo de ECD é no Registro 0000.

Como lhe disse anteriormente, teve alguns que eu alterei manualmente somente a indicação de retificadora e o número do hash.

Solicita para a Junta comercial a situação da sua escrituração para confirmar qual a situação dela. você pode fazer isso diretamente no site da jucesc no assunto Sped contábil.

Teve uma que eu fiz isso.

Fora isto não sei o porque deste erro estar aparecendo para você.

Amanda Léo

Amanda Léo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 09:49

Bom dia,

Recebi hoje uma nota de um veículo que foi comprado em 04/12/2014 e no caso a ECD foi passado sem, o melhor é lançar no dia certo e retificar a ECD ou coloca como ajuste de exercícios anteriores no dia 01/01/2015 para não ter problema com a ECF em setembro?

Grata

Amanda

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 09:53

Amanda Léo

Bom dia,

Se o fato ocorrido fosse comigo, eu optaria por lançar somente agora como ajuste e incluir no histórico a descrição de que a nota fiscal somente foi remetida para a contabilidade na data XXXXX após o encerramento do balanço social.

Att

LUANA  NORDER

Luana Norder

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 16:33

Boa tarde!

Minha empresa é Lucro Presumido e estou retificando/substituindo o ECD.
Fiz as alterações, importei, validei, assinei, porém no requerimento do PVA não aparece a opção no topo do formulário para escolher se é retificadora. Nele até aparece a mensagem "Esta escrituração substitui a escrituração enviada anteriormente sem NIRE".
Quando gerei o arquivo no meu sistema, já informei que seria uma substituta sem NIRE, e informei o HASH da substituída.
Porém quando tento transmitir, aparece o seguinte erro:

"ERRO! A escrituração não foi transmitida. O requerimento enviado é de substituição de livro que não foi encontrado na base do SPED - NEG: 18"

Sendo que ao consultar a situação da ECD enviada, esta como RECEBIDO na base do SPED.

Lendo as postagens anteriores, testei corrigir o TXT, colocando o DV da substituída, porém deu erro na validação, informando que o tamanho do campo estava incorreto.

Alguém já teve este erro NEG 18?
Poderia me orientar em como resolver??

LUANA  NORDER

Luana Norder

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 17:38

Bom dia!

Consegui gerar o arquivo correto para envio da substituição do meu ECD.
Porem fiquei com dúvida no requerimento: nele solicita a identificação da guia de pagamento complementar. Devo então pagar a DARE novamente? E seria com o código 3700 mesmo? Ou existe um código especifico??
Tentei contato com a Junta em SP, mas eles não informam isso por telefone.

Alguém saberia me informar??

Desde já, agradeço!!

Raphael Madureira

Raphael Madureira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 10:44

Boa tarde,

Estou precisando fazer uma retificadora da ECD e estou com dúvida.

Eu tenho que abrir a declaração e clicar em editar escrituração? Ou tenho que gerar o novo arquivo da ECD no meu programa contábil e importar para o programa sobrepondo os dados que já tenho?

Tem mais algum procedimento a fazer? Algum requerimento?

Obs.: A minha declaração consta que esta na base de dados do sped ainda, a junta não pegou para análise.

Desde já agradeço a atenção de vocês.

Att.

Raphael Madureira

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.