Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 11

acessos 4.374

Empenhos Folha de Pagamento

Josiani Ramos

Josiani Ramos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 14:08

Bom dia !

Pessoal preciso de ajuda,

Estou com uma dúvida no meu serviço.

Trabalho com contabilidade pública e preciso empenhar a folha do mês de Abril.
Só que neste mês uma funcionária tirou férias, e não descontaram na folha dela descontos como Unimed.

Gostaria de ver como faço para empenhar corretamente. Pois se fizer as retenções que seriam corretas(incluindo a dela) o valor líquido da folha não irá fechar.

No mês de maio foram descontadas os dois descontos de abril e maio.

Fico no aguardo, se puderem me ajudar.

ALEX LUCAS VIEIRA

Alex Lucas Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 16:28

Penso que se não reteu da funcionária, em abril, a folha deve ser lançada, empenhada como exatamente aconteceu. Sem a retenção da funcionária. No mês subsequente, reter e empenhar corretamente.É o que penso. Nao trablho no RH, e sim na contabilidade. talvez não esteja certo.

Josiani Ramos

Josiani Ramos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 10:22

O problema é que a Unimed em questão foi paga dia 10/5. e tenho que ter o empenhos relativos a esse pagamento ( que seria o extra, a retençao da folha) o qual não foi retido. Pois a Unimed é paga metade pela empresa e metade pelo funcionário.

Alexandre Américo da Silva

Alexandre Américo da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 10:26

Josiani, você pode seguir o que o Alex Lucas orientou, ou senão, no mês de Abril faz um empenho orçamentário do valor não descontado da funcionária e proceda-se o pagamento para a Unimed. No mês de Maio, realiza-se o desconto de duas mensalidades na folha de pagamento da funcionária e anula-se o empenho orçamentário realizado no mês de Abril referente a mensalidade do mês passado (Abril). Caso fique muito confuso para realizar esse procedimento, busque ajuda com o suporte de informática do seu sistema contábil de como proceder esse ajuste.

Josiani Ramos

Josiani Ramos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 08:40

A minha dúvida quanto a fazer isso, é como irei pagar os empenhos, porque até posso fazer um empenho orçamentario como voce falou, mas depois vou ficar com um extra emitido em maio (mais ou menos 20/5) e pago dia 10/5. Entende?
Já tinha pensado nisso, mas não sei se seria o correto

Alexandre Américo da Silva

Alexandre Américo da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 09:15

Josiani, entendi.

O correto seria ter feito o desconto da mensalidade no mês de Abril/2015 na folha de pagamento e não foi feito, e isso de qualquer forma já não é correto. O que poderia ser feito na contabilidade para amenizar essa falha, seria um empenho ordinário antes do pagamento (10/05) para a Unimed do valor da diferença. Após isso, a servidora deveria depositar na conta corrente do órgão o valor da Unimed que não foi descontado no mês de Abril e você na contabilidade anularia o empenho ordinário realizado para pagamento da Unimed.

Como isso também não foi feito, uma vez que o pagamento para a Unimed é dia 10/05 e aparentemente você não tem nenhum empenho para pagamento dessa despesa, aconselho você a entrar em contato com a empresa desenvolvedora do seu sistema contábil para te orientar a executar esse acerto da forma "menos" incorreta.

Dreone Mendes

Dreone Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 27 junho 2015 | 14:51

Aqui também temos essa situação em que a fatura da unimed é paga antes do pagamento da folha.

Analisando friamente o que é feito a cada funcionário é um adiantamento, que ele paga depois via retenção em folha de pagamento.

Neste caso quando você paga a UNIMED

D - Adiantamentos
C - Banco

Quando a pessoa paga através da retenção

D - Banco
C - Adiantamentos

Caso ela não pague, você deve verificar se mantêm esse valor registrado na conta em adiantamentos ou muda para outra conta, aqui mudamos quando passou dois meses e não houve o pagamento.

Quanto aos empenhos da folha, faz eles normalmente, mas não vá fazer empenhos de uma despesa que não é da Prefeitura, voltando a nossa realidade, aqui o Município paga metade da mensalidade e a outra metade o servidor, então o pagamento da UNIMED é divido parte por empenho/liquidação/pagamento e parte pelo lançamento descrito acima.

Dreone

Contador Municipal
Josmar

Josmar

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 11:06

Aproveitando o tópico sobre empenho da folha de pagamento, qual a forma correta de empenhar e contabilizar o salário maternidade em uma câmara que trabalha com regime geral de previdência?
Tenho dúvidas quanto a retenção de INSS no empenho extra orçamentário e a compensação do valor do salário no total de INSS a recolher.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 08:37

Josmar,

Bom dia!

No caso do pagamento do Salário Maternidade, não haverá o empenho e nem mesmo liquidação e pagamento do salário da servidora.
Isto porque, quem paga o Salário Maternidade é a Previdência Social, e não a Câmara.

Desta forma, ao fazer o pagamento para a servidora, você irá utilizar-se da ficha extra-orçamentária do INSS.
Ou seja, ao invés de recolher o INSS retido e patronal, a Câmara irá pagar a servidora e "abater" este valor do INSS devido.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Josmar

Josmar

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 08:55

Bom dia Wilson

Desta forma então o procedimento seria o seguinte:
- Empenhar a folha normal e o INSS patronal normal;
- Ao liquidar o INSS patronal, realizar a retenção no valor do salário maternidade. Neste caso haveria no meu sistema uma retenção para cada evento, sendo eles: Empréstimo consignado, seguro de vida, INSS descontado, IRRF e um evento do salário maternidade no valor líquido a ser pago.
- Em seguida realizar o empenho extra orçamentário referente a estas retenções.

Desta forma, ao pagar o salário da servidora, estaria sendo pago através de um empenho extra, bem como o INSS a ser recolhido já estará com valor menor, visto que no ato da retenção ele já foi compensado com o salário maternidade.

Seria esta a lógica?
Se sim, qual conta para retenção e empenho você utilizaria? Não encontrei uma específica em meu plano de contas, teria que ser uma conta do tipo "outros consignatários".

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 09:07

Josmar,

A conta que você vai utilizar é a mesma que você utiliza para o INSS.

A grosso modo, você iria fazer o mesmo procedimento de pagamento do INSS mas, ao invés de pagar a gui GPS, você vai pagar para a servidora e descontar este pagamento do total a pagar via GPS.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.