Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 56

acessos 52.330

ENQUADRAMENTO DO CNAE NA ABERTURA DE EMPRESA

Carlos Alberto

Carlos Alberto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 12:11

Prezados colegas,

Estou necessitando da ajuda dos amigos, tenho pesquisado alguns CNAEs para abertura de uma empresa de promoção de eventos culturais (shows) e locação de equipamentos, encontrei os CNAEs abaixo, porém gostaria de confirmar se os mesmos estão corretos e se também enquadram-se no simples.

Para Promoção de Eventos
7499-3/07 SERVIÇOS DE ORGANIZAÇAO DE EVENTOS - EXCLUSIVE CULTURAIS E DESPORTIVOS;
9231/2-03 ATIVIDADES DE TEATRO, MUSICA E OUTRAS ATIVIDADES ARTISTICAS E LITERARIAS;
8230-0/01 - SERVIÇOS DE ORGANIZAÇÃO DE FEIRAS, CONGRESSOS, EXPOSIÇÕES E FESTAS;

Para locação de Equipamentos
7140-4/02 ALUGUEL DE OBJETOS PESSOAIS E DOMÉSTICOS;
7139-0/99 ALUGUEL DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS DE OUTROS TIPOS, NAO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE.

Desde já agradeço o auxilio dos prezados colegas.

Carlos Alberto

Lorena Campos

Lorena Campos

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 15:43

Boa tarde pessoal

Há algum tempo venho sendo beneficiada com as informações desse site. Hoje gostaria de solucionar uma dúvida, estou iniciando na área contábil e sempre surge algumas dúvidas:

- Uma cliente me procurou para abrir uma empresa, porque ela precisa emitir nota fiscal no segmento de tradução e interpretação. Pesquisei o CNAE Fiscal e o mais apropriado seria 74901-01 /9 (serviços de tradução, interpretação e similares), pensei em colocar também 8593-7/00 (ensino de idiomas). Porém ela me ligou e como a irmã fará parte da sociedade, ela me questionou se poderia fazer parte das atividades da empresa serviços na área de publicidade e comunicação em geral.

Detalhe: A empresa não terá espaço fisico, somente endereço para correspondência. Na empresa do pai dela será separada uma sala onde "funcionará" esse escritório.

Alguém poderia me ajudar se essas atividades são compatíveis? e se ela pode abrir essa empresa e dispensar essa sala para o escritório dela? (a empresa do pai é na área metalurgica)

Lorena Campos
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 08:22

Bom dia Carlos Alberto !

Pela descrição que você citou, estes CNAEs sugeridos são os mais indicados, agora a questão do enquadramento ou não do SIMPLES NACIONAL já não posso te responder porque não tenho a ferramenta de pesquisa aqui na empresa.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Carlos Alberto

Carlos Alberto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 10:39

Bom dia Mário,

Estou tentando consultar os CNAEs porém aparece a mensagem de CNAE NÃO ENCONTRADO. Pergunto, existe algum outro meio de consulta desta mesma forma que o Forum apresenta?

Atenciosamente,
Carlos Alberto

Carlos Alberto

Carlos Alberto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 11:53

Mario,

Obrigado e desculpe pela ausência de atualização da minha informação.
Encontrei agora os CNAES.

É por isto que a cada dia este forum se torna uma ferramenta indispensável para os profissionais da área contábil.

Carlos Alberto

Greyce Kely

Greyce Kely

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 09:16

Bom Dia Pessoal

Estou abrindo uma empresa para fabricar ( cintos, bainhas para celulares "porta celulares", bainhas para canivetes, todos esses produtos de couro), contudo não consigo encontrar um CNAE correto para essas fabricações.
Encontrei o CNAE:

15297/00 - FABRICAÇÃO DE ARTEFATOS DE COURO NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE.

Só que não sei se esta correto, também estou precisando encontrar pelo menos 1 cnae secundario.
Então preciso muito da orientação de vocês.
Quais Cnae's utilizar?

Ficarei muito grata..

Obrigada

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 09:34

Bom dia Greyce,


Se são estas as atividades constantes no seu contrato social, o CNAE citado esta correto e neste caso, não necessita de CNAE secundário.

Ver lista de atividades deste CNAE:


1529-7/00 ARREIOS E SELAS COMPLETOS; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 ARTEFATOS DE COURO, N.E.; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 ARTESANATO EM COUROS E PELES; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 ARTIGOS DE COURO NATURAL OU RECONSTITUÍDO PARA
USOS TÉCNICOS; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 ARTIGOS DE COURO PARA MÁQUINAS; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 CARTEIRA DE COURO; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 CINTOS DE COURO PARA ARMAS E MUNIÇÕES (COLDRES, CINTURÕES E TALABARTES); FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 CORREIAS DE COURO PARA TRANSMISSÃO; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 FOCINHEIRAS, MORDAÇAS, COLEIRAS E OUTROS ARTIGOS DE COURO PARA PEQUENOS ANIMAIS; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 PEÇAS DE COURO PARA ARREIOS E SELAS; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 PORTA DOCUMENTOS, DE COURO; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 PORTA-NÍQUEIS, DE COURO; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 PORTA-NOTAS, DE COURO; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 PULSEIRAS PARA RELÓGIOS (EXCETO METÁLICAS);
FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 SELARIA

1529-7/00 SELAS COMPLETAS; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 TACOS DE COURO PARA TEARES; FABRICAÇÃO DE

1529-7/00 TUBOS E MANGUEIRAS DE COURO; FABRICAÇÃO DE

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Greyce Kely

Greyce Kely

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2011 | 10:21

Bom Dia Pessoal

Mais uma vez, me encontro precisando muito da ajuda de vocês.
Bom tenho um cliente que vai revender (tanto no varejo como no atacado) artesanato de chifres - BERRANTES E GUAMPAS (uma especie de recipiente muito usado para se tomar "chimarrão"), contudo não consigo encontrar um CNAE, especifico para esse tipo de atividade.

Solicito assim encarecidamente uma ajuda para que eu possa colocar o cnae corretamente.

Desde já lhes agradeço.

Abraços

ELIANA TIBURCIO DA SILVA

Eliana Tiburcio da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 00:28

Olá Boa Noite,

Alguém pode me ajudar, tenho um cliente enquadrado no Simples Nacional que tem como CNAE principal Insdustria de etiquetas e o secundário comercio de suprimento de informática e agora ele quer REVENDER fita adesiva de empacotamento, minha dúvida é ele pode comercializar esse produto?? ou deverá primeiro mudar o objeto social da empresa. Ele poderia comercializa-la como material de informática enquadrando em um NCM de suprimentos de informática?? Minha preocupação é que ele dará entrada no estoque como compra de fita adesiva e dará saida como material de informática. Para mim essa questão está muito complicada, se alguém me ajudar fico muito agradecida.obrigada

LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 22:10

boa noite,colegas me ajudem posso abrir uma empresa com duas cnaes distintas,

atividade principal 4772500 comercio varejista de cosmeticos
atividade secundaria 2063100 fabricaçao de cosmeticos,

na qual a empresa vai atuar na atividade principal e futuramento na secundaria tambem,a principio ,pode dar problemas,as duas podem optar pelo simples,ja consultei,mas sao distintas,na abertura,ou na real nao compensa.o que os colegas poderiam acrescentar,obrigado.

JUCIMAR PEREIRA

Jucimar Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a) Negócios
há 12 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 15:15

pessoal, boa tarde

tenho uma duvida tem uma empresa aberta com cnae: 7020-4/00 e 8211-3/00, posso fazer uma alteração no contrato na jucesp, incluir uma atividade de licitação onde tenho interesse em participar de pregões?

desde já obrigado.

LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 21:23

boa noite,Jucimar primeiro descubra a cnae neste endereço vao lhe passar especificamente , @Oculto ,pode perguntar via email que lhe mandam a cnae que pretende usar,para vc ou sua empresa participar de licitaçoes,vc vai precisar se enquadrar como tal,ou seja primeiro descubra a cnae,e depois volte a postar aqui visto varias atividades,pregoes pode incluir varias cnaes,vi que vc tem a cnae 7020 ativ.cons gest.que esta impeditiva ao simples do anexo I e tem a 8211300 serviços de escritorio anexo III,permitido,acredito que poderia manter a 8211300 como secundaria,e trocar a primeira,visto para licitaçoes,os governos vao exigir de vc diversas notas fiscais,entao se nao for simples,acredito que o serviço que prestar pode nao compensar,eu mesmo nao fiz licitaçoes,mas montei alguns passos de uma de um cliente amigo,nao venceu,e toda a documentaçao perdeu para prefeitura sp na area de obras ,ja te adianto que e muito assunto a ser estudado.espero ter lhe ajudado,boa noite.

Edvânia Vieira Santana

Edvânia Vieira Santana

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 22:58

Boa noite!
Eu sou Edvânia e tenho algumas duvidas:
Tenho um cliente que quer Simples Nacional e quer colocar uma atividade no CNPJ dele de Transporte rodoviário de pessoas intermunicipal e interestadual, ja pesquisei nesse site http://www.cnae.ibge.gov.br/ e mesmo assim não consege achar uma atividade para este fim.
Outra duvida é tenho um cliente tambem quer abrir uma empresa optante pelo Simples Nacional com atividade de Provedor de Internet.

Por favor me ajudem,

Edvânia

Edvânia Vieira Santana

Edvânia Vieira Santana

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 23:18

Boa noite!
Eu sou Edvânia e tenho algumas duvidas:
Tenho um cliente que quer Simples Nacional e quer colocar uma atividade no CNPJ dele de Transporte rodoviário de pessoas intermunicipal e interestadual, ja pesquisei nesse site http://www.cnae.ibge.gov.br/ e mesmo assim não consege achar uma atividade para este fim.
Outra duvida é tenho um cliente tambem quer abrir uma empresa optante pelo Simples Nacional com atividade de Provedor de Internet.

Por favor me ajudem,

Edvânia

ALAN FILIPE CALHEIROS DE ALBUQUERQUE

Alan Filipe Calheiros de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 16:44

Olá boa tarde!

Tenho um cliente que vai comercializar energéticos derivados de produtos naturais. E como ele está inciando sua operação e não tem clico de receita ainda, estou pensando em registra-lo como MEI. A minha dúvida é em qual C.N.A.E faço o cadastro dele. Tenho uma opção de cadastra-lo como COMERCIANTE DE PRODUTOS NATURAIS seria possível?

Alan Filipe

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 09:43

Bom dia Edvânia vamos ver se posso ajuda-la.

Tenho um cliente que quer Simples Nacional e quer colocar uma atividade no CNPJ dele de Transporte rodoviário de pessoas intermunicipal e interestadual,


4922-1/02 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual ( Atividade Impeditiva O CNAE 4922-1/02 está incluso no ANEXO I - Art 2º da Resolução CGSN nº 6 de 2007 - Códigos previstos no CNAE impeditivos ao Simples Nacional).

4922-1/01 TRANSPORTE RODOVIÁRIO COLETIVO DE PASSAGEIROS, COM ITINERÁRIO FIXO, INTERMUNICIPAL, EXCETO EM REGIÃO METROPOLITANA

4921-3/01 TRANSPORTE RODOVIÁRIO COLETIVO DE PASSAGEIROS, COM ITINERÁRIO FIXO, MUNICIPAL ( Atividade Permitida - O CNAE 4921-3/01 não está incluso nos Arts. 2º ou 3º da Resolução CGSN nº 6 de 2007

A atividade acima poderá segregar a receita pelo Anexo III )

Bom casso queira pesquisar mais alguns Cnaes, deixo um Link abaixo para consulta.

Fonte: Cnae Web

Tenha um bom dia

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
NADIA MARA ALMEIDA GONÇALVES

Nadia Mara Almeida Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 14:05

Boa tarde Pessoal,
Estamos abrindo uma empresa cujo Cnae é 5211-7/99 - Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda móveis. Essa atividade pode ser enquadrada no Simples Nacional, no Anexo III, mas ao procurar a Receita Estadual fomos informados que o capital da empresa deve ser de 500.000,00. Essa informação procede? Desde já agradeço. Bom trabalho a todos!

Nádia Mara




Regina Teixeira de Carvalho

Regina Teixeira de Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 11:33

Estou precisando de uma ajuda to me sentindo perdida.

não estou conseguindo colocar o cnae que preciso pra locaçao de maquinas e tratores com condutor, e na junta nao tem cnae com condutor ape
nas sem o que posso fazer pra colocar o cnae que preciso o mesmo é 0161-0/99

Obrigado

Regina Teixeira de Carvalho

Regina Teixeira de Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 11:33

Estou precisando de uma ajuda to me sentindo perdida.

não estou conseguindo colocar o cnae que preciso pra locaçao de maquinas e tratores com condutor, e na junta nao tem cnae com condutor ape
nas sem o que posso fazer pra colocar o cnae que preciso o mesmo é 0161-0/99

Obrigado

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.