x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 19

acessos 9.044

Abertura empresa [Problema]

Fernanda Ramos

Fernanda Ramos

Iniciante DIVISÃO 4, Engenheiro(a) Mecânico
há 8 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 15:50

Pessoal, estou com um problema, pois meu contador ele não estar conseguindo abrir minha empresa como ME, uma empresa como sendo individual, sou engenheira e era como prestação de serviços em engenharia, ele disse que só pode ser como ltda. E agora?

Tava dando uma lida, e vi que pode ser como EIRELI? Mais realmente nao pode ser como ME?

Espero ajudas!!

Obg

Mariana da silva

Mariana da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 8 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 15:59

Boa tarde Fernanda,

Olha a um mês atrás fiz abertura de um empresa Serviços de Engenharia empresario individual ME, e não tive nenhum problema.

Veja com ele o porque não deu certo.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att.

Mariana

Carlos

Carlos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 16:15

Boa Tarde !

A Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, alterou a Lei Complementar nº 123, de 2006, que institui o Estatuto da Micro e Pequena Empresa e dispõe sobre o Simples Nacional. A LC 147/2014 prevê que a ME ou EPP que exerça as seguintes atividades poderão optar pelo Simples Nacional a partir de 01/01/2015 (*):

Tributadas com base no (novo) Anexo VI da LC 123/2006:

* Arquitetura, engenharia, medição, cartografia, topografia, geologia, geodésia, testes, suporte e análises técnicas e tecnológicas, pesquisa, design, desenho e agronomia.

Obs: segue o site abaixo caso alguma duvida:

www.receita.fazenda.gov.br

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 16:45

Fernanda, boa tarde

Não deve ter nenhuma problema pelo fato de ser E.I.

Atente-se apenas com seu contador, pois o anexo VI que permite que sua atividade se enquadre no Simples tem alíquotas elevadas.

Outro ponto é verificar o que é mais benéfico para sua situação, pois são bem diferentes as características entre EIRELI e E.I., bem como uso de Sociedade para atender a sua real necessidade.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Fernanda Ramos

Fernanda Ramos

Iniciante DIVISÃO 4, Engenheiro(a) Mecânico
há 8 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 16:49

Pois é pessoal, estou passando para ele as informações, tenho preferencia em EI. No caso de EIRELI seria uma outra situação, de início, o que se encaixa melhor é a EI. Vejam os meus CNAE.

CNAE
PRINCIPAL:
7112-0 SERVIÇOS DE ENGENHARIA

SECUNDÁRIO:
7120-1/00 TESTES E ANÁLISES TÉCNICAS
7119-7/03 SERVIÇOS DE DESENHO TÉCNICO RELACIONADOS À ARQUITETURA E ENGENHARIA
7119-7/04 SERVIÇOS DE PERÍCIA TÉCNICA RELACIONADOS À SEGURANÇA DO TRABALHO
7410-2/03 DESIGN DE PRODUTO

Obrigado a todos.

Fernanda Ramos

Fernanda Ramos

Iniciante DIVISÃO 4, Engenheiro(a) Mecânico
há 8 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 17:02

Pelo que tou vendo, realmente, é que eles aqui não estão sabendo resolver isso.

Vieram com esse argumento do CNAE. Como não sei dessa parte contábil, fica difícil para mim.

Tentar saber o que houve. Tomara que isso der certo logo, pois tenho uns serviços e só posso exercer sendo PJ.

Obrigado pessoal

Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 15:12

Olá, boa tarde!

Alguém saberia me dizer se consigo abrir uma empresa com a atividade 7119-7/03 SERVIÇOS DE DESENHO TÉCNICO RELACIONADOS À ARQUITETURA E ENGENHARIA, sendo empresário individual e sem registro no CREA?

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 15:17

Patrícia, boa tarde

Empresa Individual, sim, sem problemas.

Quanto ao registro no CREA, visto que são desenhos técnicos, entendo que é necessário.

Meu conselho é ligar no CREA e verificar a necessidade, visto que possa ter alguma interpretação diferente da minha.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 16:25

Patrícia,

O que o nosso colega Hugo citou procede, porém é um caso complicado, o CNAE que está sendo tratado lá é o de Serviços de Engenharia (pura, digamos assim), o CNAE que você citou, salvo engano o 7119-7/03 SERVIÇOS DE DESENHO TÉCNICO RELACIONADOS À ARQUITETURA E ENGENHARIA, inclusive era passível de enquadramento no Simples anteriormente a Lei 147/14, pelo meu entendimento, é que a visão do legislador não entende que "desenho técnico" seja profissão regulamentada, mas arquitetura e engenharia, sim.

Então estamos diante de casos distintos mas conexos, sendo: O CNAE de desenho técnico ao meu ver precisa do CREA pelo fato de envolver a parte técnica de engenharia e arquitetura, mas não são serviços propriamente dessa profissão, por exemplo, o CREA regulamenta a profissão de Redes de Computador, mas esse não é apto para a parte técnica de Engenharia Civil, ou seja, esse CNAE não é propriamente engenharia e arquitetura, mas exige a parte técnica visto que os Conselhos Regionais marcam em cima em relação a isso.

Já no que diz respeito a Sociedade/E.I. eu diria que o desenho técnico não é propriamente a profissão regulamentada, mas ai caio nesse paradoxo;
"Se não é por que precisa de CREA?", respondi acima, mas...

Vou tentar entrar em contato com o nosso colega Hugo e solicitar para que faça a gentileza de se manifestar neste tópico.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 16:43

É exatamente isso que tá me deixando confusa, mas muito obrigada pela atenção Fernando!!

Mas voltado ao assunto da abertura, é bom saber que consigo abrir como Empresário, agora só fico preocupada com a questão do registro profissional mesmo... Vamos ver o que nosso colega Hugo nos diz, quem sabe ele ajuda a clarear minhas ideias rsrs

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 16:45

Sim Patrícia, até para posteriormente não ter problemas com sua Pessoa Física, pois tanto o MEI como o E.I. de acordo com o código civil não são considerados Pessoa Jurídica e desta forma também temos a mistura patrimonial em ambos, digamos que o CNPJ fica ligado diretamente ao CPF.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 16:54

Certo!

Mas ai surge outra duvida... Já que o EI não é considerado PJ não seria "errado" fazer a abertura dessa empresa que citei anteriormente desse jeito?
Em sua opinião, você abriria EI ou EIRELI? Você já abriu uma empresa nesses termos?

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 16:58

Patrícia,

E.I. é sempre meu último conselho exatamente pela mistura patrimonial, conseguir um sócio é um ótimo negócio visto que a EIRELI exige um alto valor de capital a integralizar na abertura.

Não é que seria "errado", entendo que é preciso apenas uma análise também do regulamento do imposto de renda para evitar problemas futuros em seu IRPF e até no seu CPF em uma possível fiscalização.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2015 | 17:16

Ok Fernando, mas acho que não vou ter pra onde correr, acho que vai acabar sendo EI mesmo. Espero que não barrem na Jucesp e não tenha problemas futuros! rs

Mas de qualquer forma ainda estou aguardando a analise da prefeitura para ver se será necessário o bendito registro no CREA...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.