x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.327

DCTF menor que R$ 10,00

VINICIUS MARQUES DUARTE SALGADO

Vinicius Marques Duarte Salgado

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 8 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 09:51

Bom Dia!

Tenho uma duvida pertinente!
Tenho uma empresa que o seu PIS de Abril teve R$ 2.70, e na DCTF deste referido mês, eu declarei!
Ja neste mês (Maio) gerou R$ 7.58, totalizando R$ 10,29. E assim declarei este valor na DCTF de Maio.
A forma correta de declarar esses valores menores de 10 reais, é desta maneira?
att.
Vinicius.

Nancí Martins Papani

Nancí Martins Papani

Bronze DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 09:59

Bom dia caro Vinicius

A declaração de R$2,70 do Pis em abril ficou correta. Não constará pagamento por ser menor de R$10,00 porém o débito deve aparecer da forma como declarou.

Em maio o valor de R$7,58 de pis, acumulando aos R$2,70 do mes de abril, totalizou R$10,29 gerando o darf.

No mes de maio você declara o débito de R$7,58 e um pagamento de R$10,29, entretanto onde pede Valor de Débito pago você deverá preeencher com o valor referente apenas ao mes de maio, ou seja R$7,58.

Em outras palavras, você declara o darf da forma que foi pago mas esclarece no item débito pago ref. maio, os R$7,58 pois a Receita Federal irá entender que a diferença do débito em relação ao valor pago do darf se refere ao acumulado do mes anterior.

Espero ter ajudado.

Nancí

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.