x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 37.535

contabilização perca de estoque

JEAN

Jean

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 14:07

Gostaria de saber como contabilizar perca de estoque?
Quem será o destinatário da nota?
Como é o lançamento contábil?

Mas eu bem sei♫
Que a minha vida ♪ ♪
Está nas mãos do meu Jesus que vivo está♫
JEAN

Jean

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 20:01

a origem é o caso de uma vidraçaria que eventualmente tem peça de vidro que acidentalmente caiu e quebrou.

Mas eu bem sei♫
Que a minha vida ♪ ♪
Está nas mãos do meu Jesus que vivo está♫
Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 09:41

Bom dia, Jean.

Nesse caso o destinatário é a própria empresa e utilizará o CFOP 5.927 – Baixa de estoque decorrente de perda de mercadoria, discriminando as notas fiscais de entrada, a quantidade e o valor do produto perdido.

Em relação ao lançamento contábil:

D - PERDAS EM ESTOQUE (Resultado)
C - ESTOQUE DE MERCADORIAS (AC)

Segue abaixo um complemento:
Pode ocorrer a baixa do estoque nas seguintes hipóteses:
1 - Avaria: ocorre quando as mercadorias adquiridas para comercialização sofrem algum dano, como por exemplo, quando molhadas, amassadas, vencidas entre outros que impossibilite a venda destas mercadorias.
2 - Roubo/Perda: quando ocorrer roubo/perda de mercadorias que antes estavam em estoque, deverá ser feito um B.O(Boletim de Ocorrência) relatando o ocorrido.

Para a baixa dessas mercadorias do estoque deverá ser feito o seguinte procedimento:
1 - Emitir uma nota fiscal denominada baixa de mercadoria por avaria, com os seguintes dados:
- CFOP: 5927 – Outras saídas (De acordo o anexo IV do RICMS/AP Decreto 2269/98).
- Natureza de operação: Baixa de Estoque por Avaria/Perda/Roubo (conforme o caso);
- Destinatário/Remetente: a própria empresa
- Valor da Nota: a nota fiscal emitida deverá ser no valor do custo da aquisição da mercadoria.
- Dados complementares: Nota emitida nos termos da Lei Complementar 87/96 e Comunicado CAT 66 de 29/10/96.
OBS: Quando se tratar de roubo/perda o Boletim de Ocorrência deverá estar anexado juntamente a nota para respaldo junto ao Fisco em caso de fiscalização.

A contabilidade de posse desta nota procederá da seguinte forma:
- Caso a empresa não seja optante do Simples Nacional e a mercadoria não seja alvo de substituição tributária deverá ser feita a anulação e estorno do crédito no livro de apuração de ICMS, conforme art. 58 inciso III do RICMS/AP;
- Caso a empresa não seja optante pelo Simples Nacional e a mercadoria seja alvo de substituição tributária, não será necessário gerar o DAR estornando o ICMS.

Fonte: www.brasilcontabil.com.br

Espero ter ajudado.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.