x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 7.788

Livro diário para empresas imunes e isentas

MILENA MARTINEZ

Milena Martinez

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 16:39

Tenho muita dúvida sobre o livro diário das empresas Imunes e Isentas. Minhas empresas são associação e Igrejas. Alguém pode me ajudar?

1) Estudando a lei sobre as entidades sem finalidade de lucros, observei que preciso imprimir os relatórios abaixo relacionados para o devido registro no Cartório:
Diário
Dre
Demonstração das mutações do patrimônio líquido
Demonstração dos fluxos de caixa
Balanço
Pergunto: Alguém sabe a ordem do relatório para o registro no Cartório?



2) Empresas imunes e isentas não podem ter superávit no balanço, preciso transferir para conta de patrimônio social.
Pergunto: Alguém pode me ajudar em qual conta analítica lançar? Fiquei com muita dúvida, pois todo o dinheiro é para investimento e despesas futuras.



3) Nunca utilizei os relatórios Demonstração das mutações do patrimônio líquido e Demonstração dos fluxos de caixa. Vocês vêem mesmo a necessidade da impressão destes relatórios?



4) Não estou entendo sobre as configurações do Demonstração dos fluxos de caixa. Método Direto ou Indireto?

Fico no aguardo de ajuda.
Grata
Débora Cristine



SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 08:50

Tenho muita dúvida sobre o livro diário das empresas Imunes e Isentas. Minhas empresas são associação e Igrejas. Alguém pode me ajudar?

1) Estudando a lei sobre as entidades sem finalidade de lucros, observei que preciso imprimir os relatórios abaixo relacionados para o devido registro no Cartório:
Diário
Dre
Demonstração das mutações do patrimônio líquido
Demonstração dos fluxos de caixa
Balanço
Pergunto: Alguém sabe a ordem do relatório para o registro no Cartório?

R- Primeiro você numera todas as folhas do Diário: A seguir
Balanço;
DRE
DMPL
DFC
Faz o termo de abertura - 1 [ página assinado pelo Administrador e contador
termo de encerramento - última página, idem
Encaderna
leva ao cartório.

2) Empresas imunes e isentas não podem ter superávit no balanço, preciso transferir para conta de patrimônio social.
Pergunto: Alguém pode me ajudar em qual conta analítica lançar? Fiquei com muita dúvida, pois todo o dinheiro é para investimento e despesas futuras.


R- Cuidado, NÃO são empresas e sim Entidades sem fins lucrativos.
É claro que pode ter superávit. Ele só não pode ser distribuído.
Pode ficar como subconta no patrimônio líquido com a contrapartida em ativo ou despesas futuras

3) Nunca utilizei os relatórios Demonstração das mutações do patrimônio líquido e Demonstração dos fluxos de caixa. Vocês vêem mesmo a necessidade da impressão destes relatórios?

R- Sim, as normas contábeis se aplicam também às Entidades sem fins lucrativos.

4) Não estou entendo sobre as configurações do Demonstração dos fluxos de caixa. Método Direto ou Indireto?

R- A DFC deve ser a mais completa possível.



Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 13:33

Milena

1 - As notas explicativas também são parte integrante das peças contábeis obrigatórias para as entidades sem fins lucrativos;
2 - As entidades podem ter superávit normalmente, só há uma ressalva no caso da associação tiver convênios públicos, onde se não utilizou todos os recursos, terá que devolver o montante não utilizado. Após o fechamento anual, no inicio do exercício seguinte, fazer a transferência do resultado para o Patrimônio Social;
3 - O demonstrativo das mutações do patrimônio liquido para as associações é bem simples, caso não haja nenhuma alteração significante no patrimônio, a regra é essa:

Patrimônio líquido/social: saldo anterior
Superávit/déficit no exercício:
Saldo final:
4 - Na DFC para as associações deve ser utilizado o método indireto.

bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.