x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 6.600

IPI - Devolução Comercio para Industria

Adriner

Adriner

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 14:39

Boa Tarde

Estou com uma nota de devolução feita por um cliente. E é uma devolução parcial.
O item tinha R$ 47,50 de IPI e o Valor do Produto era de 950,00. Se fosse uma devolução de industria para industria entraria o valor total do IPI na Nota Fiscal. agora como e comercio para industria não entra. Antigamente colocávamos o IPI em outras Despesas Acessórias para bater o valor.

Achei uma matéria em um site falando que temos que colocar agora o valor do ipi em uma tag especifica no xml de devolução quando ocorrer a devolução de comercio para industria. a tag seria esta

<impostoDevol>
<pDevol>100,00</pDevol>
<IPI>
<vIPIDevol>47,50</vIPIDevol>
</IPI>
</impostoDevol>


Minha duvida é o seguinte o valor da tag <vIPIDevol> entra no valor total da nota ou não...
Como faço para aproveitar este credito de IPI
Seu aproveitar estarei alterando o valor da nota fiscal para R$ 997,50
Ou não aproveito e peço para o cliente fazer uma nf complementar






Abaixo a matéria que achei..


IPI DEVOLVIDO


Na NF-e 3.10 as tags pDevol e vIPIDevol têm como objetivo que seja informado o valor da devolução do IPI. Para efeito da legislação do imposto, a operação de devolução tem por objetivo anular todos os efeitos da operação anterior, inclusive os tributários. Assim, a tributação a ser utilizada na operação de devolução será a mesma aplicada na operação original.

Logo, o layout da NF-e 3.10 apresentará o grupo de tags, opcional, para que as empresas possam informar o valor do IPI devolvido, para um determinado item da NF-e. Este novo grupo somente poderá ocorrer para NF-e de devolução de mercadoria (tag:finNFe=4).

É aplicado na devolução de compra de empresas que NÃO calculam IPI que efetuaram a compra e receberam a nota fiscal com os valores destacados do IPI, e que na devolução para empresa fornecedora precisarão destacar o IPI da compra, para que o fornecedor possa se creditar deste imposto no retorno.

Se a empresa calcular IPI sendo que a informação é por item, não serão geradas as tags de IPI devolvido, em caso de devolução, pois estas informações já serão destacadas nos campos próprios do IPI.


Tecnicamente as Tags pDevol e vIPIDevol serão preenchidas da seguinte forma:

- A tag pDevol deverá ser preenchida com o percentual da mercadoria que está sendo devolvido, para verificar este valor deverá ser feita a divisão o do módulo da quantidade total da mercadoria (nota referenciada) pelo módulo da quantidade da baixa efetiva devolvida (verificado na nota / produto referenciado na devolução). O valor máximo deste percentual é 100%, no caso de devolução total da mercadoria.

- A tag vIPIDevol deverá ser preenchida com o valor do IPI da baixa da devolução.


Exemplo no XML de uma empresa que NÃO calcula IPI efetuando a devolução de compra:

IPI devolvido para o produto:

<impostoDevol>
<pDevol>100.00</pDevol>
<IPI>
<vIPIDevol>2.50</vIPIDevol>
</IPI>
</impostoDevol>




http://www.notafiscal.cnt.br/
e-mail.: [email protected]

Faça uma Visita...
Entre em contato (14) 98141-0882

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.