x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 21

acessos 23.863

sefip afastamento auxilio doença

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 15:14

boa tarde a todos


estou precisando de um auxilio pra gerar a sefip mês 062015
o funcionário se acidentou e me trouxe atestado no dia 08/05/2015, 30 dias (atestado),onde a empresa pagou salario integral.
fiz a solicitação de auxilio doença,e no dia 24/06/2015 a previdência social concedeu o beneficio ate dia 08/11/2015.
a sefip do mes 052015 eu gerei normal,por conta dos trinta dias que a empresa tinha que arcar,
mais como faço a sefip mes 06/2015.

informo P1 para o afastamento dele?
a data imediatamente anterior ao afastamento coloco dia 05/06/2015

se alguem puder me auxiliar

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 15:29

Boa tarde. Michele.
Vai depender do seu programa de folha, exemplo.
Em alguns no cadastro do empregado mencionamos o código de afastamento (afastamento superior a 15 dias, não acidente de trabalho) e a data do atestado médico e o próprio sistema gera a folha e as demais guias.
Outros tem que informar além do código o ultimo dia já incluso o afastamento.
Vc precisa verificar a sua folha ou ajuda com o pessoal do suporte da folha.(empresa que dá manutenção).

A folha de maio está correta, o sistema fez certo, 30 dias normais.
Já na folha de junho, a empresa pagará 06 dias, o restante por conta do INSS.
Então na folha constará somente 06 dias.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 15:34

Carlos Alberto dos Santos

boa tarde

nao uso programa para gerar folha de pagamento, gero direto na sefip manualmente.
acredioto que gerei o mes 05/2015 errado,pois nao informei a data de afastamento pelo atestado,deixei para informar agora no mes 062015

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 15:42

Michele Ferreira dos Santos,

Boa tarde. Você deveria ter informado a movimentação dele já na GFIP de 05/2015. Se ele se afastou no dia 08/05, então a data da movimentação é 07/05/2015. Terás de retificar, se não feito assim ...

Na GFIP de 06/2015, continue informando a movimentação e a remuneração paga (dias restantes a cargo da empresa).

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 15:49

boa tarde

na verdade ele se afastou por acidente.

Márcio Padilha Mello

então se eu preferir,em vez de retificar o mês 05/2015,eu posso informar na sefip do mês 062015 a data de afastamento dele 07/05/2015 com o código O1???

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 16:10

Michele Ferreira dos Santos,

Não, a movimentação já deve ser informada no 1º mês do afastamento, então terás de retificar 05/2015.
Se foi acidente de trabalho, então é devido o depósito do FGTS de todo o período, inclusive depois dos 30 dias de salários pagos pela empresa.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 08:40

Márcio Padilha Mello

bom dia

vc pode me passar o passo a passo para retificar o mes 052015
outra coisa;1º eu gero o mes 06/2015 com as informaçoes do acidente do dia 08/05/2015,ou primeiro retifico o mes 05/2015.
o meu receio é q isso interfira no benefio do funcionario por um erro meu.

att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 09:33

Michele Ferreira dos Santos, bom dia.

Como ainda tem prazo para enviar a do mês 06, eu retificaria primeiro a do mês 05.
É só gerar novamente a GFIP, com os trabalhadores na modalidade "9" (caso o FGTS já tenha sido recolhido) e informar a data da movimentação/código referente ao funcionário afastado. Essa GFIP substituirá a anterior na base de dados da Receita.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 11:43

Márcio Padilha Mello

beleza

vou fazer aqui obrigado pelas informaçoes.

att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
DANIELI JULIANE DE MORAES BIANCHINI

Danieli Juliane de Moraes Bianchini

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 14:37

Boa tarde....

Estou precisando de um auxilio para gerar a SEFIP 06/2015.

A empresa possui um funcionário que se acidentou fora do trabalho, e ele ganhou um atestado desde 07/05/2015 até 05/07/2015. Foi marcada a perícia no INSS mas como não tinha vaga para fazer logo, ficou para o dia 03/07/2015, então ele ainda não está recebendo o auxilio doença, e os
30 primeiros dias foram pagos pelo empregado segundo a medida provisória que estava valendo quando ele se acidentou, então quando faço a folha
de pagamento aparece lá "licença em decorrencia da mesma doença (até 60 dias após). Quando rodo o GFIP e tento importar dá o seguinte erro:

Erro SEFIP 90
900071 - REGISTRO NÃO ESPERADO, CONSULTE O MANUAL PARA VERIFICAR A HIERARQUIA

O que eu devo fazer? Essa mensagem é porque a folha está zerada??? E como devo proceder pra informar a SEFIP corretamente/:?? tenho que preencher manualmente???

Se alguém puder me ajuda...desde já agradeço...

Dani

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 15:14

Márcio Padilha Mello

boa tarde

devo restaurar o back up do mes 052015
e coloquei as informaçoes referente afastamento .

certo

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 16:17

Michele Ferreira dos Santos,

Exato. Restaure o backup, informe a movimentação, simule o movimento para conferir se está tudo certo, e depois execute.


Danieli Juliane de Moraes Bianchini,

O código de movimentação é o "P1" (afastamento superior a 15 dias). Esse que você utilizou é para os casos em que o empregado estava afastado, retorna ao trabalho, e depois se afasta novamente.
Se o 1º dia de afastamento dele foi 07/05, então ainda tem de constar 05 dias de remuneração referentes ao mês 06/2015, certo?

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 16:24

Márcio Padilha Mello

devo informar a base de calculo da previdência social?para o afastamento O1?
pois informei e deu uma gps a recolher,sendo q referente o mes 05/2015 ja foi recolhido,qnd eu informo 0,00 neste campo da valor gps reembolso.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
DANIELI JULIANE DE MORAES BIANCHINI

Danieli Juliane de Moraes Bianchini

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 17:07

Marcio Padilha Mello

Esqueci de mencionar que o primeiro atestado foi dia 23/04/2015 a 06/05/2015 (14 dias) por isso foi colocado no mês 04/2015 o código P3 (afastamento temporario inferior a 15 dias) , posteriormente ele veio com outro atestado do dia 07/05 até o dia 05/07 assim eu preciso todo mês fazer o SEFIP ou quando informei o mês 05 já fica vádio até o fim do atestado????...os dias trabalhados do mês 05, já foram pagos, só que ele ficou todo o mês 06 afastado aguardando ainda a perícia....eu devo fazer manualmente??? e coloco qual código???

Obrigada

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 08:54

pessoal

bom dia

coloquei os trabalhadores na modalidade 9,não informei a base de calculo da previdência social,deu um valor a reembolsar.

att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 09:23

Michele Ferreira dos Santos,

Sim. Tens de informar a Base de Cálculo da Previdência, com o valor do salário realmente pago ao funcionário em maio. O valor da GPS a recolher deve ser igual ao da GFIP enviada anteriormente, já que só estás incluindo a data da movimentação do afastado. Se já foi paga a guia, não tem problema, pois no sistema da Receita haverá a confrontação entre o que consta na GFIP e a GPS paga.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 09:33

Márcio Padilha Mello
bom dia


foi pago o salario normal devido (788,00) neste caso ,esta sera a minha base calculo.??

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 10:03

Danieli Juliane de Moraes Bianchini,

Pelo que entendi, ele não retornou ao trabalho depois do afastamento em 23/04, pois no dia 07/05 já apresentou novo atestado. Entendo que deveria ter recebido os salários no período de 23/04 a 22/05 (30 dias).

Entendo que nas GFIPs, ficaria assim:
Abril/2015:
Data da movimentação: 22/04/2015-P3
Maio/2015:
Data da movimentação: 06/05/2015-Z5
Data da movimentação: 06/05/2015-P1
Junho/2015:
Não é informado
Julho/2015:
Data da movimentação: 05/07/2015-Z5

Michele Ferreira dos Santos,

Sim, se ele recebeu os R$ 788,00, então essa é a base de cálculo, pois foi sobre ela que houve o desconto da contribuição previdenciária dele.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 10:20

Márcio Padilha Mello

fiz tudinho,agora so envio pelo conectividade social e fim de papo.
muitissimo obrigadooooo

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 10:00

agradeço a todos pelas orientaçoes!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.