x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.593

Participação de empresa em outra empresa

Diego

Diego

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 19:34

Tenho uma empresa cadastrada como empresario individual e quero abrir uma LTDA porem não tenho outro sócio e não quero abrir como eireli, eu posso abrir uma empresa LTDA sendo que a minha empresa individual terá participação no capital social e eu como pessoa física? Ou seja, teoricamente seria 2 pessoas pois uma seria jurídica ou seja cnpj e a outra seria eu pessoa física? Seria possível? Não sei se me expressei bem mas qualquer duvida mande uma mensagem para eu poder esclarecer mais. Desde já, obrigado a todos que me responder.

Alvimar C Assumpção

Alvimar C Assumpção

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 11:28

Inicialmente não vejo impedimentos a sua intenção, todavia uma consulta a Junta comercial do seu Estado evitaria posteriores consequências. Esteja atento que a participação de PJ no capital de outra PJ é fator impeditivo à manutenção no Simples Nacional, conforme Art. 3º da LC 123/2006, veja:


Art. 3º (...)

§ 4º Não poderá se beneficiar do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, incluído o regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, a pessoa jurídica:

I - de cujo capital participe outra pessoa jurídica;
II - (...)

Alvimar C Assumpção
Contabilista - Empresário Contábil
Advogado - Especialista em Direito Tributário
Calcullo Soluções Contábeis.
Diego

Diego

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 12:30

Qual empresa perde o beneficio do simples? A que tem a participação na outra empresa ou a que recebe a participação? Ou as duas perde o beneficio do simples?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.