x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 141

acessos 45.743

Escrituração Fiscal do CF-e SAT

ROGÉRIO MACEDO CAIRES

Rogério Macedo Caires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 11:48

Senhores (a), bom dia!

Meus clientes ainda estão adotando o CF-e SAT e analisando a portaria CAT Portaria CAT-147, de 05-11-2012 Artigo 18 apenas pontua a forma de escrituração fisca no livro de registro, devido a isso gostaria de sabe se o próprio CD-e SAT disponibiliza algum arquivo ou documento válido para a escrituração fiscal?

Antes a maquina de ECF emitia a redução Z e leitura da memória fiscal, porem com o SAT pelo que analise não existirá mais esses "relatórios".

Gostaria de saber como vocês estão escriturando nos clientes que já estão utilizando o CF-e SAT.

Grato

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 11:51

Rogério, bom dia

Veja se entendi sua dúvida..

Quanto ao arquivo, pelo que entendo o SAT emitirá um XML com as informações, sendo assim, a importação deve ser feita normalmente (aqui é necessário que o software contábil esteja atualizado para fazer corretamente esse novo procedimento).

O acompanhamento de relatórios poderá ser feito pelos próprios arquivos transmitidos para a SEFAZ-SP.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 12:12

Rogério,

o SAT envia os CF-e por XML, assim como todo documento fiscal eletrônico. O porém é que pode vir em lote, ou CF a CF.
Se você entrega o EFD-ICMS/IPI, terá de ter todos estes lançados no seu sistema, por que SP é perfil A certo?

Os outros perfis pedem apenas os totais diários, de um modo muito parecido como deve ficar o o livro.

Se você precisa entregar o EFD-Contribuições, terá de ter o lançamento dos produtos também, por o EFD-ICMS/IPI quer o total diário por CFO/CST/Alíquota no mesmo modelo do C490, por exemplo. Já o EFD-Contribuições quer o total diário também porém por produto, separando por registros específicos os que tributam o PIS/Cofins por alíquota daqueles que tributam por unidade de medida.

Então dependendo do tamanho da empresa, vai ter muito lançamento...

Wiliam Costa

Wiliam Costa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 13:32

Boa tarde Rogério,

O conceito de Redução Z e Leitura X, não haverá mais, porém existe um relatório auxiliar para a Escrituração. Este relatório poderá ser acessado pelo contribuinte em "Consultas" --> Funcionalidade --> Relatório de apoio a escrituração. O lançamento deve ser feito no livro de Registro de Saídas de forma agrupada ou individualmente. É muito semelhante a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Se o contribuinte for obrigado à EFD atente-se para algumas particularidades.

Att,

Wiliam

ROGÉRIO MACEDO CAIRES

Rogério Macedo Caires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 16:38

Senhores,

Obrigado pelo retorno.
A duvida era exatamente como ter o arquivo (XML) , se o próprio software do sistema SAT CF-e terá essa funcionálidade de extrair os arquivos (XML conforme mensionado pelo nosso colega).

Agradeço o retorno.
grato

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 16:48

Mas se for somente para escriturar daí podemos pegar até o arquivo que o SAT enviou.

Bom mesmo seria ter o layout da redução Z disso, e não precisar informar o nota a nota no EFD ICMS/IPI

Daí poderíamos continuar usando isto como já fazíamos com o equipamento de ECF

ROGÉRIO MACEDO CAIRES

Rogério Macedo Caires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 17:02

Senhores,

Meu receio é exatamente não conseguir extrair esses arquivos nem do SAT e nem do portal na internet, por isso questionei como seria na pratica a escrituração.

Meu sistema contábil ainda esta em desenvolvimento, ou seja, nem eles sabem como proceder nesse caso.

abs

Ro

Ro

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 10:34

Bom dia,

Alguém usa o Prosoft Gold e já fez importação xml do Sat CF-e?
Preciso de ajuda...

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Amanda Léo

Amanda Léo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 10:38

Bom dia,

Ontem a noite eu fui numa palestra no SESCON sobre o SAT Fiscal e fiquei com uma dúvida:

Como eu vou importar no meu sistema os arquivos do SAT para gerar o imposto? Vai ser XML ou parecido com o cupom fiscal?

Grata

Amanda Léo

Matheus Rodrigues de Godoy

Matheus Rodrigues de Godoy

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 10:44

Bom dia, o SAT é nada mais que um arquivo XML contendo todas informações como se fosse uma nota fiscal eletrônica.

Os programas normalmente armazenam os arquivos XML em duas pastas. " arquivos enviados " e " arquivos cancelados "

Aqui no escritório utilizo o programa de Contmatic - Phoenix.

Ele faz a importação correta com todas informações, mais para isso ocorrer o cadastro de produtos tanto quanto tributação, icms, pis, cofins, CST, natureza da receita, tudo tem que estar correto.

Matheus Rodrigues de Godoy

Matheus Rodrigues de Godoy

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 10:51

Para escrituração eu indico estar os cadastros tudo completo no cliente, pois se o mesmo não tiver o único jeito é corrigir SAT por SAT, dia por dia.

Já faz 2 meses que estou utilizando e fazendo a escrituração, no caso da empresa optante pelo simples nacional achei uma grande melhoria pois a importação é mais fácil devido ser o XML com quase as mesmas estruturas do NFE. Agora quando a empresa é lucro presumido ou lucro real fica um pouco mais dificil devido aos cadastros das empresas estar sempre imcompleto.

Vou fazer uns prints de uma empresa escriturada no meu sistema pra vocês terem uma ideia.

DEIXEM O E-MAIL ABAIXO PARA ENVIO DAS IMAGENS DA ESCRITURAÇÃO DE UM SAT

Ro

Ro

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 14:01

Oi Vagner,

Não consigo fazer a importação de forma alguma...onde vc entrou pra importar?

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
RENATO NUNES DE OLIVEIRA TIGRE

Renato Nunes de Oliveira Tigre

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 14:52

olá pessoal, alguém saberia me dizer o caminho onde consigo pegar os arquivos para importar para meu programa contábil? esse arquivo será gerado pelo programa que meu cliente utiliza em seu ponto varejista? ou eu consigo pegar esses arquivos no portal do SAT?

Regiane

Regiane

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 17:30

Boa tarde ,


Matheus Rodrigues de Godoy


Vagner Fernando de Freitas Junior

Por favor, poderiam me enviar e-mail com os prints??
Temos Prosoft e não conseguimos importar os arquivos.
Sabem me dizer também onde acesso o relatório de apoio a escrituração?

@Oculto

Obrigada!

Ro

Ro

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 16:24

Murilo Sergio,

Esse relatório ainda não está disponível no site do SAT CF-e, eu enviei uma pergunta ao Fale Conosco no mês passado e eles me responderam isso.
É sempre assim eles inventam essas maluquices e nós pagamos o pato, eu acessei o site agora e ainda não aparece o relatório, o duro é entender como usar os relatórios disponíveis lá para consulta...meu sistema diz ter resolvido esse mês sobre a importação do XML, espero que funcione.

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Página 1 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.