Hudson Orsine Assumpção
Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática Trabalho em uma empresa que comercializa materiais elétricos e existem algumas situações que dificultam a fiscalização do caixa da empresa e a cobrança dos clientes inadimplentes.
caso 1: O cliente compra a mercadoria, paga em dinheiro ou cheque e só irá receber a mercadoria dentro de um mês (material sob encomenda), a NF será emitida quando o material estiver pronto para a entrega.
Neste caso, o dinheiro entra na empresa sem uma nota fiscal comprovando a entrada, assim eu não posso confiar nos dados do sistema e facilita o roubo.
caso 2: O cliente faz vários pedidos durante o mês, os pedidos são arquivados e no fim do mês uma NF é emitida contendo todas as informações dos pedidos.
Neste caso, como a nota fiscal não foi emitida no ato da entrega da mercadoria, o canhoto da nota não será assinado (hoje estamos entregando a nota pessoalmente, ao invés de mandar por e-mail, só para ter o canhoto assinado). Sem o canhoto assinado, tenho dificuldades para cobrar e abrir processos legais contra o inadimplente. A emissão de duplicatas, até o momento, estão fora de questão devido ao retrabalho que teríamos.
O que eu gostaria de saber é:
1 - existe alguma maneira de emitir uma nota quando o cliente pagasse o material sem receber a mercadoria? Nesse caso como eu emitiria a nota para entregar a mercadoria posteriormente?
2 - existe alguma maneira de emitir uma nota só para a entrega da mercadoria, deixando a parte financeira para uma nota posterior?