x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.952

Plano de Contas - ITG 1000

João Esposito

João Esposito

Bronze DIVISÃO 3
há 8 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 11:43

Prezados,

Estou com algumas dúvidas em relação ao plano de contas. Se vocês pudessem me ajudar, eu agradeceria.
Eu gostaria de colocar no meu plano de contas simplificado as seguintes contas:
mercadorias remetidas em consignação e remessa de mercadorias em consignação
Pois tenho clientes que possuem mercadorias em consignação, mas estou em dúvida em qual grupo e subgrupo colocar essas contas.
Outra dúvida que estou tendo é em relação a depreciação usando como base a ITG 1000. Eu deveria ter uma conta de depreciação para cada item, por exemplo: depreciação de prédios, depreciação de utensílios etc ou eu posso ter apenas uma conta de depreciação acumulada? Pois em diversos planos de conta e em livros sobre esse assunto, os autores apenas colocam essa única conta.

Agradeço desde já pela atenção.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 16:51

João ,

Você pode colocar na conta ESTOQUES criando uma subconta de mercadorias remetidas para consignação:
Ex:
1. ATIVO
1.1 ATIVO CIRCULANTE
1.2 DISPONIBILIDADES
1.3 REALIZÁVEL A CURTO PRAZO
1.4 ESTOQUES
1.4.1 MERCADORIAS
1.4.2 PRODUTOS
1.4.3 MERCADORIAS remetidas para consignação

E as remessas ficará quase do mesmo modelo porém como Passivo Circulante:
2. PASSIVO
2.1 PASSIVO CIRCULANTE
2.1.1 FORNECEDORES
2.1.2 IMPOSTOS + TRIBUTOS A PAGAR
3. PATRIMÔNIO LÍQUIDO
4. CONTAS DE COMPENSAÇÃO
4.1 ESTOQUES EM PODER DE TERCEIROS
4.1.1 Estoques de remessa para consignação

E a despeito da depreciação vai de sua indicação, se for pra fins gerenciais apenas uma única conta é viável, mas se for para controle individual de bem ai é aconselhável criar mais contas.

No mais espero ter ajudado,
Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.