x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 24.094

Como calcular multa/juros DARF 5952?

Thiago Barros

Thiago Barros

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 09:33

Prezados, bom dia!

Poderiam me informar como calcular o juros/multa do DARF 5952?

com a atualização 07/2015 o SICALC não efetua o calculo automático pois é preenchido a mão.

por exemplo: um DARF vencido em 30/06 no valor de R$ 156,70.

Agradeço antecipadamente.





Atenciosamente,

Thiago Barros



Quem acredita conquista!!!

Thiago Barros

Thiago Barros

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 09:56

Lígia, bom dia!

Tenho feito da seguinte forma:

No Sicalc, coloco outro código com o mesmo vencimento e período de apuração, logo o cálculo é feito automaticamente, efetuo a copia do valor de multa/juros.

Inicio o Sicalc novamente inserindo o código 5952 (manual) e digito os valores calculados com o outro código.

por enquanto tenho feito isso,espero ter ajudado.

Até breve.

Quem acredita conquista!!!!!

Atenciosamente,

Thiago Barros



Quem acredita conquista!!!

Ligia Mara

Ligia Mara

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 8 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2015 | 15:45

Boa tarde.

Eu peguei a fórmula de cálculo na Receita Federal http://www.receita.fazenda.gov.br/Pagamentos/Darf/sicalcorienta.htm#Como calcular multa de mora (acréscimos legais)

Como calcular multa de mora (acréscimos legais)

1º) Calcula-se o percentual da multa de mora a ser aplicado:

· 0,33% por dia de atraso, limitado a 20%.
· O número dos dias em atraso é calculado somando-se os dias, iniciando-se a contagem no primeiro dia útil a seguir do vencimento do tributo, e finalizando-a no dia em que ocorrer o seu pagamento. Se o percentual encontrado for maior que 20%, abandoná-lo e utilizar 20% como multa de mora.

2º) Aplica-se o percentual da multa de mora sobre o valor do tributo ou contribuição devido.

Como calcular juros de mora (acréscimos legais)

1º) Calcula-se o percentual dos juros de mora:

· Soma-se a taxa Selic desde a do mês seguinte ao do vencimento do tributo ou contribuição até a do mês anterior ao do pagamento, e acrescenta-se a esta soma 1% referente ao mês de pagamento.
· Não há cobrança de juros de mora para pagamentos feitos dentro do próprio mês de vencimento Ex: tributo vence em 14/11, se pagar até 30/11, não pagará juros de mora, apenas a multa de mora.

2º) Aplica-se o percentual dos juros de mora sobre o valor do tributo ou contribuição devido.

Thiago Barros

Thiago Barros

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 08:30

Maria, bom dia!

Quanto ao vencimento, no campo vencimento eu mantenho a data do vencimento original e no campo observações : pagamento em xx/xx/xx.

Atenciosamente,

Thiago Barros



Quem acredita conquista!!!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 15:34

Boa tarde,
Como a Lei foi altera recentemente, poderá utilizar o código 1708 somente para o calculo da multa e juros. Posteriormente utilize o código 5952 e preencha manualmente os valores.

Thiago Barros

Thiago Barros

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 10:47

Leonardo, bom dia!

Como os vencimentos são os mesmos, nas competências futuras tenho feito conforme você falou!

Att,

Thiago Correia

Atenciosamente,

Thiago Barros



Quem acredita conquista!!!

MARILENE BATISTA DA SILVA

Marilene Batista da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 8 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 11:12

Eu fiz o DARF como os colegas acima fizeram, utilizei o código: 1708. Até aí tudo bem.
Mas surgiu uma dúvida: o meu P.A. é 31/08/2015, o vencimento foi antecipado para dia 18/09/2015(sexta). Mas na hora que se efetua o calculo, o sistema usa como vencimento o dia 20/08/15 (domingo).
Então resolvi usar como vencimento o dia 20/08. Comparando o cálculo feito pelo sistema e o manual, apresenta uma diferença de 0,02 (dois centavos). Em suma, quando faço o cálculo manual, não fecha com o do sistema.
Minha dúvida é esta: utilizo o cálculo feito pelo sistema ou utilizo o cálculo manual? E outra, utilizo então o dia 20/09 como vencimento, mesmo que o pagamento tenha sido antecipado para dia 18/09?
Caso eu utilize o dia 18/09 como vencimento (o que foi normal para todos os DARFs vencidos nesta data), quando o sistema fizer a crítica, vai dar uma diferença na contagem de dois dias.
O valor principal é: R$ 26,73 - Código 5952

Att.,

Marilene

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.