x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 748

PERDCOMP IPI x EFD Fiscal

Neilor Leite

Neilor Leite

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 11:04

Prezados,

Bom dia!

Solicito ajuda no seguinte esclarecimento, foi realizado PERDCOMP compensando saldo do IPI para pagamento em atraso da COFINS de 09/2014, sendo que a transmissão foi realizada no mês 06/2015 e realizado com multa e juros.

Estou retificando o EFD Fiscal do ano de 2014, por alguns erros e gostaria de aproveitar para verificar se alteraria o saldo mensal, trimestral ou anual o IPI, pois não consegui identificar meio plausível para me ajudar na resolução deste questionamento.

Mais informações:
- IPI existem créditos mensais por existir beneficio nas saídas, portanto o crédito vem acumulando mensalmente, desde jan/2013;
- Credito apropriando todos os meses de 2013 e 2014(até o mês de dezembro);

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 15:55

Boa tarde Neilor,

Desculpe-me mas realmente não consegui identificar o que você realmente quer saber.

Mas deixe-me expor algumas coisas:

O saldo que pode ser ressarcido por PER/DCOMP é o do trimestre. Se você está fazendo PERD/COMP em julho, o periodo deve ser referente a abril, maio e junho de 2015.
Se há erros na EFD de 2014, primeiro corriga a EFD, depois a DCTF, quando tiver OK, então faça PERD/COMP.

Abç

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)
Neilor Leite

Neilor Leite

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 16:17

Leticia da Silva Pereira,

Obrigado pela resposta, mas gostaria de saber como irá ficar o EFD Fiscal, toda a apuração de IPI esta fundamentada e realizado os ajustes, o quesito é somente a questão do SALDO do IPI.

Em resumo, quando alterar o saldo negativo ajustando conforme as transmissões do IPI, em cada mês? em cada trimestre? ao final do ano? ou no momento da transmissão do PERDCOMP?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.