x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 33

acessos 15.937

criando meu plano de contas

Leopoldo Vilas Boas Neto

Leopoldo Vilas Boas Neto

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 13:54

olá pessoal!
Tenho uma pequenina empresa, e conto com os serviços de um contador.
Mas eu venho pesquisando a respeito de contabilidade, e vi sobre a importancia de se ter um plano de contas; e em uma conversa com meu contador, ele me disse que esse negócio de plano de contas é coisa de empresa grande. Que ele me desculpe, mas eu quero crescer, e quero ter meu plano de contas agora.
e gostaria da ajuda de aguém, com relação a regras, principios....
se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.

Obrigado.

Leopoldo Vilas boas. @Oculto

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:12

Boa tarde Leopoldo.

Primeiramente seja bem vindo ao Fórum, use a buse dele ok? Agora permita-me discordar do seu contador, Plano de Contas é uma necessidade de toda e qualquer empresa seja qual for o seu porte ou regime de tributação. Portanto esteja a vontade, porém para elaborar um plano de contas e para nossos amigos possam lhe ajudar a contendo, nos informe seu ramo de negócios. Estou também anexado um modelo para sua apreciação e estudos.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Valdir Valter Vieira

Valdir Valter Vieira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:15

Boa Tarde amigo.

Primeiro você tem que comprar um software de registro das contas. Nele, você fará seu plano de contas, seu contador tem como obrigação fazer esse Plano de Contas para sua Microempresa.

Se quiser usar esse software como teste, nele tem como você fazer o seu plano de contas. Esse software é gratuito, é do tipo para fazer uma avaliação. O nome é contabmilenium. Pesquise lá no google.

Sou conseqüências de meus Pensamentos - Contabilidade.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:15

Boa tarde Leopoldo,

Louvável e extremamente correta sua atitude. Lamenta-se que seu contador não comungue da mesma idéia e determinação.

A despeito da burra indiferença deste contador, conte com o pessoal do Fórum que estará (estou convicto) sempre a seu inteiro dispor.

Clique aqui para ler um interessante artigo publicado pelo Portal de Contabilidade acerca da elaboração do Plano de Contas.

Se persistirem dúvidas, entre em contato.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:20

... este Fórum é mesmo invejável, em menos de sessenta segundos, pelo menos três pessoas atenderam a seu pedido ratificando a importância de se ter um Plano de Contas.

Devo desculpas ao Luiz e ao José por ter praticamente repetido o que disseram, juntando à deles, minha indignação pela atitude do contador e reafirmando a importância e necessidade de se ter um Plano de Contas.

Foram "mais rápidos" do que eu pude ser :-)

...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:26

Caro Leopoldo

Não é que o Plano de Contas seja apenas para empresas grandes, porém o que o seu contador quis dizer é que no plano de contas já existente (um plano de contas padrão) existem, na sua maioria, todas as contas necessárias para a classificação dos valores da sua empresa. O que acontece em empresas grandes é que essas empresas tem planos de conta específicos para elas. Um exemplo é uma empresa que é uma fazenda de criação e venda de animais: existem as contas "Bezerros", "Vacas" e "Milho em Estoque", porém se a sua empresa for um comércio, uma prestação de serviços ou até mesmo uma indústria as contas já existem no plano de contas padrão, o que faz ser desnecessário a criação de um plano de contas específico para a sua empresa (Exemplo: Eu faço a contabilidade de alguma empresas e na maioria delas eu uso o plano de contas padrão pq ele tem todas as contas que eu preciso. No caso de não ter uma conta eu crio a conta, mas não crio um plano de contas novo para uma empresa só. Lá eu tenho contas que especificam todas as despesas da empresa, todas as receitas, todos os estoques e tudo o que a empresa deve.) O fato do contador ter dito isso não significa que ele naum acha q sua empresa vai crescer e nem tenha fé no potencial da empresa, apenas que já existe um plano de contas.
Apesar de tudo que te disse, ele pode sim criar um plano de contas só para a sua empresa. Aí será um critério dele.
Acho que seu contador pode ter se expressado mal, porém eu entendo a posição dele.
Já sobre legislação referente ao Plano de Contas, eu ainda tenho muito o que aprender então não posso nem falar de leis... mas é isso. Acho que vc deve confiar no seu contador pq com certeza ele é um dos maiores interessados no crescimento da sua empresa... Até mais.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:28

Nossa, eu estava escrevendo e um montão de gente já respondeu... li as respostas acima e tive um outro ponto de vista acerca da dúvida do Leopoldo, porém o que vcs acham do que eu falei para ele? Tem alguma coisa errada?

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
André Controller

André Controller

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:35

Boa tarde Leopoldo,

Peça ao seu contador para passar a frequentar este Forum, seguindo o seu exemplo.
Debater e trocar idéias faz bem, nos estimula.
Lendo os diversos tópicos aqui postados, acaba se tornando uma grande experiência profissional.

AMS
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:50

Boa tarde Gisele,

Nada de errado no que afirmou.

Bondosamente você resolveu conceder-lhe um voto de confiança ao atribuir-lhe o "benefício da dúvida" traduzido em um provável mal entendido.

Talvez ele (o contador) possa ter se expressado mal, ou não ter sido entendido como quis ser. Já calejado por experiências outras, particularmente não acredito nisto, mas pode (sim) ter sido apenas mal entendido.

De qualquer forma sua ressalva é importante e deve servir também para que eu modere minha indiscriminada aversão à pessoas que cobram pelos serviços que não executam.

...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:54

Puxa, que alívio, estava aqui roendo as unhas... Foi o que eu quis dizer, eu acho q talvez o contador tenha se expressado mal, afinal de contas o contador tem interesse no crescimento da empresa, não é...
Obrigada

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Leopoldo Vilas Boas Neto

Leopoldo Vilas Boas Neto

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 19:11

CARAMBA!
costumo frequentar outros foruns, e nunca vi nenhum tão atencioso como este. estou me sentindo muito bem acolhido, agradeço a todos v6 ( o luiz, Valdir, Saulo, gisele e André) as respostas ao meu post. Muito Obrigado.

O meu Ramo de negócio é Gráfico, mas n uma gráfica comum; estamos trabalhando com a produção de termo-transfer´s. que n é um produto acabado; nós prestamos os nossos serviços p/ os confeccionistas e eles irão vender o produto personalizado por nós. (será que existe um plano de contas padrão à esse serviço)

Outra coisa, qual é o papel do contador? eu pago todo mês, e n vejo muito dos seus serviços, não sei pelo que estou pagando. Na verdade eu comprei uma empresa já constituida na mão desse meu contador, ele fez a transferência de nome e desde então presta seus "serviços" pra mim.

Sempre trabalhei na informalidade, e desde que decidir agir como manda o figurino; procuro informações a respeito, tanto é que estou aqui pedindo ajuda a v6.
´
PERGUNTA: qual o alicerce, o que n pode faltar em um plano de contas? eu posso operar um desses softwere contabil, sem um curso superior de contabilidade? a evolução patrimonial deve ser anaizada a qualquer mometo?

muito interessante o artigo publicado pelo Portal de Contabilidade acerca da elaboração do Plano de Contas

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 19:28

Boa noite, Leopoldo


Da mesma maneira que os outros profissionais freqüentadores deste fórum, também dou-lhe boas vindas.

Você tem razão ao mostrar interesse em conhecer detalhadamente o desdobramento dos serviços contábeis, visto que é possível fiscalizar com eficiência somente aquilo que bem conhecemos.

Um bom quesito norteador do relacionamento profissional entre sua empresa e o contador seria a confecção de um contrato de prestação de serviços contábeis, bem esclarecido e detalhado, relatando todos os serviços freqüentes e esporádicos, bem como a remuneração específica a cada um e o fluxo de documentos entre empresa/escritório e os prazos para cada coisa. Tudo aquilo que se passa por escrito e assinado, sempre será justo.

Legalmente, só podem exercer serviços contábeis os profissionais contábeis diplomados e registrados no Conselho Regional de Contabilidade.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 20:52

Leopoldo, boa noite, eu não poderia deixar de aparecer por aqui por dois motivos: primeiro: sou contadora apaixonada por esta magnânima profissão. Segundo: sou baiana, rsrss. Bem vindo conterrâneo.

Quanto ao seu contador, é lamentável essa atitude, mas vc pode contribuir da mesma forma inteligente com que buscou o fórum para fazer seu contador mudar um pouco de posicionamento: ajude-o, provoque-o a estudar. As vezes pela carga exaustiva de trabalho ele pode deixar passar algumas coisas, mas se vc estiver com seu contrato de prestação de serviços em mãos, as dicas dos colegas aqui do fórum, vc terá material suficiente para uma "boa reunião" de negócios com ele.

Concordo com o que o Ricardo falou acima: vc não deveria (para o bem do seu negócio) tentar montar um PLANO DE CONTAS. Isso é atribuição do profissional de contabilidade. Manusear softwares não é FAZER contabilidade meu amigo. Tem muito mais ciência por trás deles rs.

Conte conosco sempre. Em particular como conterrânea (mesmo estando em Sp) me ponho a disposição para ser uma intermediadora entre vc e seu contador.

Meu msn: @Oculto

Abraços e boa noite.

Vânia Oliveira

Vânia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 21:24

Boa noite Leopoldo!

Parabéns! Penso que o dono do negócio tem mesmo que se inteirar de sua contabilidade, seja ele um grande ou um micro empresário.
E contabilidade vai além de um plano de contas, apesar da importância de se ter um mas com certeza absoluta seu interesse vai te trazer muito progresso nessa área.
Você mesmo verá nesse espetacular Fórum, como pode contar com os participantes mesmo nas menores dúvidas.
Todos são sempre extremamente disponíveis. Quando preciso de alguma orientação sempre venho aqui antes de procurar outras fontes.
Abraços e boa sorte! Seja bem vindo aqui!

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 15:36

Leopoldo, na opinião que eu dei lá encima eu quis dizer justamente isso, eu acho que estava faltando uma conversa entre vc e seu contador, pq eu realmente acredito que o contador é um grande interessado no crescimento da sua empresa, ok...
Parabéns, que td dê certo pra vo!
Abraços!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sábado | 9 abril 2011 | 16:33

Boa tarde, Willian Roberto Costa


Com créditos a Bruno Acioli Lins, recomendo-lhe analisar os arquivos disponíveis no site da ANTT cujo link foi por ele indicado no seguinte tópico: clique aqui.


Saudações


Nota:
Lembre-se de cultivar o hábito de sempre pesquisar antes de perguntar

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Roberto Alves Alencar Machado

Roberto Alves Alencar Machado

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 13:22

Acho louvável sua idéia de ter um bom plano de contas, e que este seja de acordo com a finalidade de sua empresa, sendo que este é merecido por sua parte, já que você paga devidamente seus honorários.

O que acontece muito hoje é que nos escritórios de contabilidade, usa-se um plano de contas padrão, e em cima deste, faz-se a importação para toda empresa que for criada, e depois então, vai-se incluindo e excluindo as contas até se adequar a empresa, o que é errado.

O certo seria sim, sempre ao abrir uma empresa, o contador conversar com o proprietário da empresa, e em cima disso, criar então o plano de contas com base nas atividade fim da empresa.


,

Obrigado

Luis Fiori

Luis Fiori

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 21:20

Boa noite pessoal.....
Sou novo por aqui, mesmo assim preciso de uma ajudinha.....
Preciso montar um plano de contas para uma pequena loja de revenda de calçados de segurança e insumos para fundição, tenho uma aqui meio pronto so que ainda acredito que nao seja o ideal para o ramo da loja...
Gostaria que se alguém tivesse um modelo para me auxiliar eu ficaria grato...

Skype:luis.utily

Liane Vieira

Liane Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 23:08


Boa noite a todos

gostaria da ajuda e orientação dos mais experientes

com a nova Lei, houve alterações nas contas, em especial no PL,

queria saber se essa minha disposição da última conta do PL está correta

4 contas, 1 sintética e 3 analíticas


PREJUIZOS ACUMULADOS (Conta Sintética-Credora)

Lucros Acumulados (Conta Analítica-Credora)

( - ) Prejuízos Acumulados (Conta Analítica-Devedora)

Lucro do Exercício em Curso (Conta Analítica-Credora)



Liane Vieira

Liane Vieira

Liane Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 11:20


Bom dia, Hugo

vamos lá

PL (Conta Sintética)
Capital Social (Conta Sintética)
Capital Subscrito (Conta Sintética)
Capital Social (Conta analitica)

(-)Capital a integralizar (Conta Sintética)
(-)a integralizar (Conta analitica)


Reservas(Conta Sintética)Reservas de Capital (Conta Sintética)
Ágio na emissão de ações (Conta analitica)
Alienação de partes beneficiarias(Conta analitica)
Alienação de bônus de subscrição(Conta analitica)

Reservas de Lucros(Conta Sintética)
Reservas estatutárias(conta analitica)
Reservas para contingências (conta analitica)
Resevas de lucros a realizar (conta analitica)
Reservas de lucros para expansão(conta analitica)
Reservas de incentivos fiscais(conta analitica)

Ajustes de avaliação patrimonial (conta sintetica)Ajustes de avaliação patrimonial (conta analitica)

Ações em tesouraria (conta sintetica)
Ações em tesouraria (conta analitica)

Prejuizos Acumulados (Conta Sintética)Lucros Acumulados (Conta Analítica-Credora)
( - ) Prejuízos Acumulados (Conta Analítica-Devedora)
Lucro do Exercício em Curso (Conta Analítica-Credora)

a dúvida é com relação a última conta do PL , Prejuizos acumulados e as contas analiticas que estão atreladas a ela.


abs,


Liane

Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 11:28

Liane,

A Conta "Prejuízos Acumulados" não teve alteração.
Continuam a ser escriturada da mesma forma.

Hugo, me corrija se estiver errado.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Liane Vieira

Liane Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 20:01


o que entendi com a nova lei é que o PL tem 6 contas SINTÉTICAS (Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Prejuizos Acumulados e Ações em Tesouraria.


Prejuizos Acumulados (Conta Sintética)
Lucros Acumulados (Conta Analítica-Credora)
( - ) Prejuízos Acumulados (Conta Analítica-Devedora)
Lucro do Exercício em Curso (Conta Analítica-Credora)

a dúvida é com relação SOMENTE a última conta do PL , Prejuizos acumulados e as contas analiticas que estão atreladas a ela.

somente isso, quero saber se está CERTO como eu fiz

Liane Vieira

Liane Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 20:04


as contas analiticas: Lucros Acumulados, Prejuizos Acumulados e Lucro do Exercício em Curso serão as contas que RECEBERAM os lançamentos contábeis

a dúvida é se posso colocar essas 3 contas em baixo da conta SINTÉTICA: PREJUIZOS ACUMULADOS


Liane

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 21:39

Boa noite,

Prezada Liane,

Eu utilizaria a estrutura que você apresentou, mas abaixo três links para elucidar a questão, embora não apresente uma estrutura analítica, e em algum momento li algo sobre a extinção da conta lucros acumulados pois o tratamento para sociedade anônima por exemplo na nova legislação eh distribuir tudo ou colocar em reservas, já para ltdas eh diferente.

Em outro momento que a conta lucros acumulados deve existir e ser utilizada.

Já manifestei a minha opinião, espero que te ajude, salvo melhor juízo você esta correta.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lúcia



http://www.crcba.org.br/boletim/edicoes/lucr.htm

http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/luciano_toq32.pdf


www.fucape.br

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 21:53

Liane,

Tenho uma sugestão,

Já tirei algumas duvidas sobre determinadas situações tributarias na contabilidade via aplicativo de obrigacao acessória, pois o aplicativo " não deixa " você fazer algo pois esta vinculado a algo que esta fundamentado em norma legal, e ainda tem a figura do ajuda do aplicativo para aquele campo que você esta com duvida.

Bem, nesta linha de raciocínio penso que o aplicativo DIPJ 2009, 2010 ou 2011 na ficha do Passivo no grupo do PL, poderá talvez tirar a sua duvida, pois lá o grupo apresentara as contas componentes do PL analiticamente, certo!

Estou sem acesso agora neste aplicativo, mas vou querer ver tbm.

Saudações

Claudionei Santa Lucia

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.