x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 968

IRPJ e CSLL pagos a maior

SIRLENE GARCIA

Sirlene Garcia

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 8 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 15:53

Boa tarde a todos.
Mais uma vez venho buscar informações com os colegas mais experientes.
Gerei os DARFs do IRPJ e da CSLL do segundo trimestre de 2012 com o valor diferente do valor devido. Os impostos foram pagos em atraso, vencimento 31/07 pagamento 31/08, ao gerar os DARFs somei erroneamente o mês de julho (que pertencia ao 3º trimentre), na emissão dos DARFs do 3º trimestre somei somente as meses de agosto e setembro uma vez que o mês de julho já estava pago no 2º trimestre, o problema é que não apresentei a DCTF de junho (último mês do segundo trimestre) e nem a DCTF de setembro (último mês do 3º trimestre). Agora a Receita Federal está pedindo para corrigir a DIPJ e as DCTFs. Conferi a DIPJ e está tudo certo de acordo com os valores devidos em cada trimestre, o problema está nas DCFTs não enviadas. A RF está pedindo pra enviar dos três trimestres 2º, 3º e 4º. A minha pergunta é a seguinte, como terei que pagar multa pela falta do envio, o que realmente devo mandar e como mandar essas informações corretamente? Enviei somente a DCFT de dezembro (sem débitos a declarar), porém como o segundo trimestre foi pago em atraso houve o débito. O 3º e o 4º trimestre foram pagos em dia. No 3º trimestre houve a diferença conforme mencionei acima. Estou totalmente desorientada, por favor preciso muito de ajuda. Foram meus primeiros casos de emissão de DARFs e envio de DCTF. Cometi alguns erros e preciso concertá-los urgente. Desde já agradeço a quem possa me ajudar.

Neilor Leite

Neilor Leite

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 16:11

Sirlene Garcia,

O correto a ser feito é o seguinte:

Elaborar a DCTF com o débito correto, na hora da inclusão do pagamento com DARF, no lado direito tem a opção de "valor pago do débito'', ai você coloca o que é realmente devido, conforme a DIPJ.

Poderá até elaborar PERDCOMP com o valor pago a maior nos meses.

SIRLENE GARCIA

Sirlene Garcia

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 17 julho 2015 | 16:51

Boa tarde!
Obrigada pela resposta, mas minha dúvida permanece.
Devo enviar as DCTFs dos três trimestres ou somente o segundo quando houve o débito? E quanto ao terceiro trimestre quando descontei o valor pago antecipadamente no segundo trimestre conforme mencionei? Preciso saber exatamente quais declarações estou obrigada a enviar. Pois, pagarei multa por cada uma delas, não quero enviar declaração que não seja obrigatório. Por favor alguém pode me ajudar!! Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.