x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 10.917

Escritorio Contabil Modelo

LUIZ FABIANO

Luiz Fabiano

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 13:23

A quem possa interessar...
Gostaria de saber de quem ja fez tal curso, se realmente vale a pena, porque o custo parece alto!!


Curso:
Escritório Contábil Modelo - 15ª turma



Período:
18 de Agosto a 02 de Dezembro de 2008



Horário:
das 19h às 22h



Carga horária:
219 horas/aula



Instrutores: Prof. Braulino José dos Santos
Prof. Carlos Alberto Taveira
Profa. Dulcineia Lopes dos Santos
Profa. Lenice Turl Soares
Prof. Francisco Motta
Prof. Jucier Gomes de Melo
Prof. Roberto Porfírio



Local:
Praça Ramos de Azevedo, 202 Centro - SP




Investimento:
Associados Adimplentes:
R$ 1.750,00

Demais interessados:
R$ 2.750,00


* Consulte opções de parcelamento com o cartão VISA ou Cheque Pré




Incluso:
Apostila / Coffee Break e Certificado




Consulte nossas condições e vantagens de associação.



Conteúdo Programático:

Abertura e Encerramento de Empresas:
· Decisão quanto a forma jurídica;
· Empresa Individual;
· Sociedade Empresária Limitada;
· Sociedade Simples Limitada;
· Autônomo;
· Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte;
· Contrato Social;
· Entre Outros...
Rotinas Trabalhistas:
· Recrutamento e Seleção de Pessoal;
· Rotinas de Admissão;
· Faltas - Atrasos / Descontos DSR (RSR);
· Faltas Justificadas;
· Faltas Injustificadas;
· Desconto do DSR;
· 13º Salário;
· Férias;
· Folha de Pagamento;
· Rescisão Contratual;
· Entre outros...
Departamento Fiscal:
· Tributação e Emissão de Notas Fiscais - ICMS/IPI;
· Incidência do ICMS: Base de Cálculo, Alíquota, Cálculo;
· Incidência do IPI: Base de Cálculo, Alíquota, Cálculo;
· Normas para emissão de notas fiscais (Situação tributária, CFOP, vias, disposições regulamentares);
· Escrituração Fiscal e Apuração - ICMS/IPI;
· Livros fiscais obrigatórios - Modelos, forma de preenchimento e normas regulamentares;
· Base de Cálculo, Alíquota e prazo de recolhimento;
· Livros Fiscais: Modelos e formas de preenchimento, substituição por relatórios da DES;
· Entre outros...
Impostos Diretos:
· Apuração do Lucro Real - Trimestral e Anual;
· Apuração do Lucro Estimado;
· Apuração do Lucro Presumido;
· Microempresa e Empresa de pequeno porte pelo sistema SIMPLES;
· Apuração da contribuição do PIS;
· Apuração da contribuição da COFINS;
· Apuração da contribuição Social sobre o lucro - CSL;
· Escrituração do livro de apuração do lucro real - LALUR;
· PER/DCOMP;
· Entre outros...
Contabilização e Balanço:
· Contabilização de Adiantamento de Salários;
· Contabilização da Folha de Pagamento (resumo);
· Contabilização dos Encargos Sociais (INSS e FGTS) sobre a
folha;
· Contabilização do 13º salário;
· Contabilização das Férias;
· Contabilização de compras de mercadorias ou matérias primas;
· Contabilização de aquisições de imobilizado;
· Contabilização da comercialização das mercadorias ou produtos
vendas);
· Contabilização dos impostos;
· Contabilização das devoluções;
· Entre outros...
Emissor de Cupom Fiscal e Transporte
· Obrigatoriedade da emissão do Cupom Fiscal - art.251
ICMS/00;
· Tipos de Equipamentos;
· Leitura "X";
· Leitura "Z";
· Fita Detalhe;
· Aprovação do Equipamento;
· Entre outros...
Gestão de Serviços Externos e Arquivos:
· Conceitos básicos de órgãos públicos:
· Junta Comercial / Receita Federal / Secretaria da Fazenda Estadual / Prefeitura / INSS / Bancos / Cartórios / Conselhos Regionais / Sindicatos e outros;
· Procedimentos para certidões;
· Procedimentos para parcelamento de débitos;
· Obrigações Acessórias;
· Entre outros...
Aulas Práticas em Laboratório:
As aulas práticas de laboratório serão realizadas com o apoio de um software contábil aplicando os exercícios praticados em sala no decorrer do curso.

** O conteúdo completo deste curso poderá ser obtido através do email @Oculto **



Objetivo:

Permitir aos profissionais iniciantes ou afastados temporariamente do mercado de trabalho colocar o conhecimento teórico em prática, preparando-os para sua entrada ou retorno ao mercado e garantindo às empresas contábeis e demais organizações uma mão-de-obra extremamente qualificada.



A quem se destina:

Contabilistas, estudantes da área contábil e demais interessados.



Informações adicionais:

1. Preencha o formulário e garanta já a sua vaga.
2. Após preenchimento da ficha de pré-inscrição, aguarde a confirmação de sua inscrição via e-mail e maiores informações sobre as formas de pagamento.
3. Reservamo-nos o direito de reprogramar ou suspender este curso, caso não atinja o número mínimo de participantes necessários à sua realização.
4. Caso haja a necessidade do cancelamento por parte do participante, até 3 dias antes do início do curso, o mesmo terá direito à devolução do valor, mediante correspondência enviada ao departamento de cursos.

Mais informações pelos telefones 3224-5124, 3224-5125 ou 3224-5101, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Sander Almeida

Sander Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 10:05

Oi amigo, ja tive a oportunidade de fazer um treinamento sobre Abertura de Empresa na Contmatic com o Prof. Braulino José dos Santos, foi ruim o treinamento dele pra não dizer péssimo, fugiu muito do assunto abertura de empresa e ficou dando dicas de como gerenciar o escritório contabil, talvez o peguei em um dia ruim

A Profa. Dulcineia Lopes dos Santos, fiz uma curso básico de faturamento no Prodep, ela realemente entende do assunto, e explica muito bem, nota 10, agora sobre o curso em si de escritório modelo também estou pretendendo fazer, vou aguardar mais opniões a respeito do mesmo

Sander Almeida
11 9 83241615
Alessandro Dias

Alessandro Dias

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 22:43

Eu vou participar da próxima turma do escritório modelo, como terminei a faculdade e não tenho experiência na área, no meu caso será muito válido, agora como qualquer outro curso, algumas pessoas gostam, outras não, vai depender muito do conhecimento que a pessoa já tem, e do interesse em fazer o curso.
O curso tem início no próximo mês, e prometo postar aqui minha opinião durante e ao final do curso.

Fernando Luis Gomes Pereira

Fernando Luis Gomes Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 11:32

Olá Luiz


Tem um amigo meu que fez, disse que é muito bom, vale a pena.
Eu também gostaria de fazer mas é muito alto o investimento, uma dica que eu dou é você pegar este conteúdo e ver alguns cursos, por exemplo Contmatic, Sescon, IOB, etc e tentar conhecer um pouco mais sobres os tópicos, quem sabe você consegue tem uma boa noção com um custo menor.

Abraços e

Que Deus o Abençoe


[code]

Fernanda Belchior Dias

Fernanda Belchior Dias

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 15 anos Domingo | 21 setembro 2008 | 14:26

Olá Luiz.

Fiz curso de escrituração fiscal com a Profa. Lenice Turl Soares e achei uma pessima professora, a proposito, o curso de escrita com o que está sendo oferecido é a mesma grade curricular.
Na minha opinião, estes cursos oferecidos pelo Sescon, q tem pouca duração só vale a pena para quem vai se atualizar, pois ensinar mesmo, eles não ensinam e é muito informação para tão pouco tempo.

Abçs.

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 10 abril 2009 | 12:07

Bom dia pessoal!!! Primeiro quero registrar que estou muito feliz que o forum esteja ativo novamente, andava com saudade desses encontros.

Quanto a opinião sobre o Curso do Escritório Modelo, vou falar de duas formas: uma como aluna (já fiz um curso idêntico, só que na cidade do Rio de Janeiro) e outra opinião como professora.

Como estudante o curso enriquece muito sim, o conteúdo do curso proposto aqui em São Paulo é excelente, mas é apenas o pontapé inicial ok. Não se entra num projeto desse (como eu entrei na ocasião) achando que sai dali pronto para abrir ou trabalhar num escritório, pq como já vi em vários comentários é pouco tempo para a gama de informações apresentadas.

Como pedagoga, defendo a proposta de um tempo maior de curso, uma didática que observe realmente a condição do aluno que não tem experiência alguma ou conhecimento prático e com certeza em se tratando de uma entidade que conhece tão bem a realidade do profissional de contabilidade no país - sobretudo quem está iniciando a carreira, oferecer a um custo mais acessível.

Sou uma contadora-sonhadora, estou me preparando há 01 ano para oferecer o mesmo curso numa visão como propus acima: com mais didática, mais prática, mais tempo e menos onerosa. Defendo a formação de contadores/contabilistas mais éticos e unidos na troca de informações, pois assim aprendemos, nos atualizamos e com certeza sempre teremos condições de investir em nós, pq o mercado profissional exige isso diariamente.


Abraços a todos e é muito bom estar aqui novamente.

Cris

Flávio Medeiros

Flávio Medeiros

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 23:14

Tenho uma opinião pessoal sobre estes cursos longos em nossa área:
Estes cursos longos vão se ater no básico de cada item elencado, ou seja, não vai agregar nenhum conhecimento novo.
Vale mais apenas estudar por conta própria os itens que não requerem tanta técnica e procurar cursos específicos dos itens mais complexos, desde já tenha algum conhecimento.

Desta forma o custo /benefício estará presente num espaço de tempo bem menor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.