x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 58

acessos 22.565

Assinatura ECF.

Fabiano Ribeiro de Paula Lemes

Fabiano Ribeiro de Paula Lemes

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 13:16

pois é, as empresas que possuem certificado e está em poder do cliente, tivemos que renovar as procurações para habilitar o ECF, mas no caso as que tem procuração eletrônica em papel está uma confusão extrema aqui, uns falam que não há necessidade de refazer, aqui o setor contábil não está conseguindo entregar.

nas procurações feitas anteriormente 03/2015 já esta com a seguinte mensagem: "TODOS OS SERVIÇOS EXISTENTES E OS QUE VIEREM A SER DISPONIBILIZADOS NO SISTEMA DE PROCURAÇÃO ELETRONICA E-CAC, PARA TODOS OS FINS........."

mas a pessoa do contábil não esta conseguindo entregar.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 13:51

Fabiano Ribeiro de Paula Lemes
Boa tarde!

Verifique se na procuração outorgada na época havia a opção de selecionar o serviço: “ECF – Escrituração Contábil Fiscal”.

Caso negativo, deverá providenciar uma nova, do qual poderá ser feito através do certificado digital da empresa para o certificado do contador, caso deseje assinar como Procurador.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Jacqueline Jenifer dos Santos

Jacqueline Jenifer dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 14:45

Paulo, na procuração feita em papel e entregue na Receita esta como : "•Todos os serviços existentes e os que vierem a ser disponibilizados no sistema de Procurações Eletrônicas do e-CAC (destinados ao tipo do Outorgante - PF ou PJ), para todos os fins, inclusive confissão de débitos, durante o período de validade da procuração" ou seja, mesmo tendo sido feita antes da ECF, da para entregar. As que não dão pra entregar são as que foram feitas no e-Cac antes de 03/2015, pois não havia a opção de entrega da ECF.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 15:30

Jacqueline Jenifer dos Santos

Perfeita suas explicações, obrigado pela enorme contribuição com este tópico.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 17:36

Anderson Aredes
Boa tarde!

Para a assinatura do contabilista só podem ser utilizados certificados digitais de pessoa física (e-PF ou e-CPF).

Fonte: Manual de Orientação ECF

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 17:39

Prezados

Fixei neste tópico para download o arquivo: Manual de Orientação do Leiaute da ECF disponibilizado no sitio do Sped.

Para acessar o arquivo, basta clicar sobre o ícone "ver Anexos (1)", logo abaixo da caixa de mensagem.

Creio que desta forma todos poderão sanar uma série de questionamentos com relação ao tema, boa leitura.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Gabriela Arruda

Gabriela Arruda

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 15:09

Boa tarde,

Tenho duas empresas em que foram assinadas e transmitidos seus respectivos arquivos porem, após a transmissão notei que ao invés de ficar com aquele “T”de transmitida dentro do próprio PVA igual das outras essas duas ficaram com a letra “E” como se o arquivo apenas tivesse sido editado e não transmitido, alguém sabe me dizer o que pode ter acontecido e se há algum problema, ou se vai precisar transmitir novamente?

Obrigada!

Renata Vilela

Renata Vilela

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 10:47

Caros colegas, bom dia!

Tenho uma nova dúvida...
A RFB disponibilizou uma nova versão para entrega da declaração, mas sem informação sobre retransmitir as que já foram entregues.
Alguém sabe me informar sobre? Pois já ocorreram casos de versões atualizadas de DCTF que tiveram que ser retransmitidas, espero que não seja o caso...

Desde já obrigada.


Att. Renata

Marcos Roberto Galli

Marcos Roberto Galli

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 11:41

Renata.

No próprio sitio do Sped, nos comentários da versão 1.0.6.4, eles comentam que declarações entregues, estão entregue e pronto; Não precisam ser reenviadas devido a mudança de versão da ECF.

Marcos.

Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 15:45

Pessoal, quais os passos para efetuar a procuração do certificado.
No meu caso o meu cliente tem o E-CNPJ.
A procuração é feita na hora ou necessita homologar algo na receita,
Agradeço.

Renata Vilela

Renata Vilela

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 17:56

Mauricio, boa tarde!

Transmiti todas as minhas declarações sem o uso de procuração (todos possuem E-CNPJ).
No 1º signatário informei o nome da empresa e CNPJ, e qualifiquei o assinante como PROCURADOR
No 2º informei o nome e CPF do contador, e qualifiquei o assinante como CONTADOR.

Na hora de assinar a declaração, assinei respectivamente com o certificado digital da empresa (E-CNPJ) e depois com o certificado do contador (E-CPF).


Espero que consiga...

Att. Renata

ADAIR FREITAS DE FARIAS

Adair Freitas de Farias

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 15:20

Que confusão.......nos temos aqui no escritório o e-CNPJ, cadastrei o cliente na procuração eletrônica dando todos os poderes, validei a procuração e a situação esta ativa, quando vou transmitir a SPED FISCAL, aparece a seguinte mensagem "a escrituração não será transmitida. Não existe procuração eletrônica para o detentor ...... do certificado digital apresentado. Solicite procuração eletrônica acessando e-CAC. A poucos dias, fiz o mesmo procedimento com outra Empresa e não tive problema, o que acontece?

Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 16:14

Transmitidos com sucesso, conforme dicas anteriores,
porém da mesma forma fiz a procuração eletrônica é sempre bom ter um documento de autorização.

Agradeço.

ADAIR FREITAS DE FARIAS

Adair Freitas de Farias

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 09:00

O problema é que, cadastrei a procuração e esta em situação ATIVA, para a finalidade TODOS OS SERVIÇOS. Aparece a seguinte mensagem na hora da transmissão, " a escrituração não será transmitida. Não existe procuração eletrônica para o detentor 04.584.498/0001-00 do certificado digital apresentado. Solicite procuração eletrônica acessando o centro virtual de atendimento ao contribuiente e-CAC na pagina RFB".

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 09:07

Bom Dia Adair,



Eu estava com o mesmo problema que vc, mas ao atualizar com a ultima versao que saiu deu certo, consegui transmitir. Vc já atualizou e tentou transmitir depois?

ADAIR FREITAS DE FARIAS

Adair Freitas de Farias

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 09:10

O problema é que, cadastrei a procuração e esta em situação ATIVA, para a finalidade TODOS OS SERVIÇOS. Aparece a seguinte mensagem na hora da transmissão, " a escrituração não será transmitida. Não existe procuração eletrônica para o detentor 04.584.498/0001-00 do certificado digital apresentado. Solicite procuração eletrônica acessando o centro virtual de atendimento ao contribuiente e-CAC na pagina RFB".

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 16:25

Marcelo de Paula
Boa tarde!

O seu entendimento está correto. Para mais detalhes você pode consultar o manual de orientações disponível no portal Sped.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
EDILBERTO MAGAROTTO

Edilberto Magarotto

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 17 junho 2016 | 10:51

Pessoal, estou retificando uma ECF de 2014, e ao assinar recebi a seguinte mensagem:

" A quantidade de assinantes cadastrados na escrituração é diferente da quantidade de assinaturas registradas pelo programa"
Alguém pode me ajudar, pois não consigo assinar.

====================================================================================================

Caros amigos contabilistas, descobri qual era o problema causado pela mensagem de erro:
" A quantidade de assinantes cadastrados na escrituração é diferente da quantidade de assinaturas registradas pelo programa":

É o seguinte: na ficha onde você coloca a qualificação do assinante para o representante da empresa, eu havia colocado o código 02 - sócio pessoa fisica no pais, e na retificadora eu havia colocado 09 - titular.

Então voltei tudo atras e entrei nessa ficha (pelo proprio SPED ) e alterei para 02 como estava na ECF original, e passou consegui assinar.

Espero que essa dúvida seja a de muitos que estão buscando soluções também.

Edilberto Magarotto
[email protected]
11-96120-9104
11-2385-2120
Sandro

Sandro

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 10:19

Bom dia, sou nova no escritório e estou com algumas dúvidas.

O contador do escritório assina a ECF com o e-cpf dele, até ai ok.

Na assinatura da empresa, ela não possui E-cnpj então gostaria de saber se devo fazer a procuração em nome da empresa autorizando o contador, ou devo fazer uma procuração a partir do nome sócio da empresa autorizando o contador?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 11:29

Sandra
Bom dia!

Veja o arquivo que está anexado a este tópico, trata-se do Manual de Orientação da ECF e lá constam informações com relação a assinatura do arquivo.

Se persistirem dúvidas torne a questionar.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.