x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 508

Dedução IR/CS Retidos Lucro Real Anual

ALAN CASSIO CESARIO MARINHO

Alan Cassio Cesario Marinho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 11:31

Prezados, bom dia.

Após pesquisar em alguns tópicos do fórum, e não identificar algo parecido com a dúvida que tenho, me recorro diretamente a vocês.

Na apuração do lucro real anual, estimativa mensal, levantei balanço de suspensão em determinado mês, pois naquele mês apresentou prejuízo fiscal, porém, no mesmo mês, a empresa sofreu retenção de IR sobre rendimento de aplicações financeiras, no resgate, e também retenção de IR e CSLL na prestação de serviços, sendo assim, nesse mês em que teve prejuízo ela obviamente não utilizou essa "antecipação" dos tributos diretos.
Porém, no mês seguinte, a mesma empresa, ao levantar o balanço, obteve lucro e foi apurado o IR/CSLL.
A dúvida é: O IR/CS retido em meses anteriores, pode ser utilizado para deduzir o IR/CS devido no mês atual dentro do mesmo ano de forma direta?
Eu entendo que pode ser deduzido sim, visto que se torna saldo negativo apenas na virada do ano, se esse imposto retido não for compensado durante o ano em curso, e aí se faz necessário PERDCOMP, para inclusive compensar com outros tributos administrados pela RFB, conforme o caso.
Se não for pedir muito, caso tenham o embasamento legal eu agradeço.

Bom trabalho a todos!!

Alan Marinho.

"A Maior Prova Da Falta de Sabedoria é Achar Que Não Temos Mais o Que Aprender!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.