x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 3.558

IFRS - por onde começar

Alex Beduschi

Alex Beduschi

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 21:11

prezados, boa noite.
Pretendo estudar a fim de adquirir um bom conhecimento sobre IFRS. Porém, tenho dúvida de por onde começar. Alguém poderia, por gentileza, me orientar sobre materiais e/ou cursos para iniciantes?
Obrigado

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 08:43

Bom dia Alex, tudo bem?

Para leitura não há como fugir dos CPCs que em sua grandíssima maioria é uma tradução literal dos IFRSs.

É uma leitura pesada, portanto recomendo iniciar pelos sumários de cada CPC que tem um uma redução de 90% das páginas, mas te dá uma abordagem muito boa.

Treinamentos podem ser feitos nos sites das grandes auditorias, e aqui recomendo http://www.deloitteifrslearning.com/.

Abraço e bons estudos.

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 11:12

Olá Alex Beduschi,

Como o amigo Maurício já colocou, não há dúvidas que o ideal é a leitura dos CPCs. Também poderá encontrar bons materiais através de uma pesquisa no google. Busque sempre os informativos publicados pelas grandes empresas de auditoria como por exemplo, Ernst Young e Deloitte.

Além do mais, como é um tema relativamente novo e em evidência no Brasil, com certeza, encontrará diversos artigos científicos interessantes que poderão lhe dar um norte em relação a normatização internacional.

Att.

Jonathan.




Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Donizete

Donizete

Prata DIVISÃO 4, Atendente Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 19:43

Alex Beduschi , boa noite!

Caso tenha interesse (tempo e "dindin") em fazer um MBA a USP tem online. Só não sei se abriram inscrição para esse semestre.

De uma olhada. clique aqui.

Abs

Donizete

Loren Fernandes

Loren Fernandes

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 13:06

Olá Jonathan!

Acima você citou os artigos científicos; Você teria algum site específico para sugerir? e também algum livro ou site que ensine o método de implantação?


Alexandre,
estou iniciando meus estudos do IFRS a partir do livro "IFRS - introdução às normas internacionais de contabilidade" - NABIL AHMAD MOURAD/ALEXANDRE PARASKEVOPOULOS.

Se não me engano, o livro está na terceira edição

O autor dele é consultor do IFRS4all http://www.ifrs4all.com/.

Espero ter ajudado.

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 13:37

Loren Fernandes,

Não conheço nenhum livro específico que trate da implantação. Mas, em relação aos artigos, poderá dar uma pesquisada no Google Scholar ( clique aqui ) e com certeza, encontrará vários... E reforço mais uma vez, que a leitura dos CPC's é essencial.



Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.