x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 3.830

Desenvolver um software erp web

Fabio Henrique Rodrigues

Fabio Henrique Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1, Web Programador
há 8 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 09:47

Bom dia, sou novo no forum.

Seguinte a algum tempo venho pensando em desenvolver um erp completo web para empresas.
Mas por se tratar de um sistema muito grande, sempre adiei o seu desenvolvimento até agora.

Mas estou pensando para facilitar, em comecar a desenvolver o sistema primeiramente para as Mei que a parte fiscal e mais simples,
e depois parto para os regimento de simples nacional, e assim por diante.

1: O que vocês acham de desenvolver com essa estrutura?
2: Vocês adorariam uma plataforma web? onde de qualquer lugar a pessoa consegue acessar o sistema?
3: Alguma sugestao? voces vem faltando no softwares hoje de errado que poderia ser evitado?

Obrigado

Caio Vitor Portugal Lago
Articulista

Caio Vitor Portugal Lago

Articulista , Consultor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 15:59

Bom dia Fábio ,

Vou tentar externar minha opinião a respeito do assunto , sendo que trabalho a quase 6 anos nesta área de automação comercial...

A primeira parte é verificar as necessidades , se você quer desenvolver um sistema para MEI é mais simples pois o mesmo é restrito de algumas obrigações , agora quando entrar na questão de Simples Nacional vai precisar tomar alguns cuidados ( SPED será obrigatorio para cliente simples nacional em 2016 , temos o SINTEGRA entre outros documentos digitais a serem geradas...)
Para desenvolver um software de proporção ampla , como o conceito do ERP de fato que é atender todas as áreas da empresa , você precisará ter um grande conhecimento de regra de negócio , conhecimento técnico de banco de dados , linguagem de programação e conhecimento contábil para algumas situações.

Oque tem que ser analisado é:
Oque vai gastar para desenvolver e se vai valer o retorno ou será melhor revender um software de uma empresa maior.

O conhecimento que você detêm da área técnica (Desenvolvimento) e de regras .

Se for atender clientes com ECF vou precisar homologar o sistema juntamente a SEFAZ , ai terá um roteiro de PAF ECF a ser feito e será submetido a uma auditoria , terá que desenvolver o TEF .

Analise a situação acima e depois chegue a uma conclusão.

Vou responder agora as perguntas em tópicos

1º Desenvolver um software para MEI é mais tranquilo , pois não precisa de homologação e pode ser um software totalmente gerencial: (Sem emissão de NFC-e , NF-e , Cupom etc..) Agora partindo para algo maior tem que fazer uma analise de viabilidade.

2º Fazendo o levantamento dos requisitos você verificará qual será o seu publico alvo e assim escolherá desenvolver sistema desktop ou web... é muito interessante o software web , porém tem que tomar algumas precauções em relação a segurança dos dados que são de suma importância para empresa.

3º Verifique se não é mais vantagem revender um software já pronto (Estilo Revenda) , porque além de desenvolver o difícil é manter o sistema atualizado com a legislação que muda constantemente...

Eu particularmente já desenvolvi um software para MEI e não tenho dor de cabeça ;)

Agradeço a oportunidade de expressar meu pensamento, qualquer coisa estarei a disposição para ajudar no que precisar....

Caio Portugal
Consultor de SPED Fiscal e Contribuições
E-mail: [email protected]

"Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer". Steve Jobs
Jefferson Macedo

Jefferson Macedo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 12:19

Boa tarde Caio Vitor !
Poderia entrar em contato comigo para conversarmos sobre orçamento?
@Oculto

Atte.,

"Você não pode fazer o trabalho de hoje com os métodos de ontem, se pretende estar no mercado amanhã." - Jack Welch
Caio Vitor Portugal Lago
Articulista

Caio Vitor Portugal Lago

Articulista , Consultor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 27 maio 2016 | 22:04

Olá, boa noite

Na época fiz o contato pelo email e não obtive retorno, caso precise ainda falar comigo.

emai: @Oculto

Caio Portugal
Consultor de SPED Fiscal e Contribuições
E-mail: [email protected]

"Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer". Steve Jobs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.