x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 8.174

criaçao deposito fechado

MARCIA HELENA BATISTA

Marcia Helena Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 10:51

Caros amigos estou precisando de ajuda somos uma rede de supermercados e gostaria de saber caso nossa empresa resolva faser as compras centralizadas, como vou proceder na apuração de ICMS , PIS e CoFINS, no caso eu iria dar saida nas mercadorias como transferencia?, seria mais conveniente para a empresa na apuração dos impostos?


desde ja meus agradecimentos

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 14:13

Boa tarde Marcia,

A operação que você tem que fazer é esta mesmo, Transferencia de Mercadorias, seja entre filiais ou matriz para filiais, e também Devolução de Transferencias quando da devolução de mercadoria que tenha vindo através de transferencia, observe que existem CFOPs específicos para cada tip de transferência; de mercadorias para revenda, de produtos, imobilizado ou material de consumo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 14:15

Quanto a apuração dos impostos, o ICMS voc~e apurará em cada filial separadamente, mas o PIS e COFINS é centralizado na matriz.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 14:17

Observação;

Você abriu este tópico com o título de DEPÓSITO FECHADO, e perguntou sobre transferencia de mercadorias de Rede de Supermercados, filiais comercializam, mas deposito fechado não comercializa, somente recebe e envia mercadorias.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
MARCIA HELENA BATISTA

Marcia Helena Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 14:39

realmente abri como deposito fechado, mas para ter uma base de como centralizar as compras e depois distribuir para as filiais, voce pode me orientar se os impostos federias e estaduais ficam mais em conta trabalhando com compras centralizadas

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 15:26

Olá Marcia,

Eu não tenho um estudo a respeito, mas creio que não haverá mudanças nos impostos, porque os Federais são centralizados e não mudam, e o ICMS continua sendo apurado em cada filial, você vai observar que nas transferencias você detacará ICMS, mas você precisa fazer um estudo mais concreto de acordo com os produtos que você vai comercializar, pode ser que haja alguma diferença em produtos de outro Estado, é difícil dizer sem fazer um estudo específico. Visite até o Posto Fiscal da sua região e tire suas dúvidas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Daniel hideo Kagueyama

Daniel Hideo Kagueyama

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 15:38

Boa tarde Marcia.

A vantagem dependera de onde será o deposito fechado e onde esta localizada as filiais pois o ganho no valor dos produtos pode não compensar o preço final pelo frete.

Terá que emitir nota de transferência e a tributação é normal de acordo com o produto. Respeitando a CFOP se for Subs T e etc.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 15:43

O Daniel lembrou bem, o que fará a diferença serão os fretes, faça simulações com a circulação das mercadorias e verá qual a que lhes serão menos oneroso.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Celma Cristina de Carvalho Barros

Celma Cristina de Carvalho Barros

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 09:12

Bom dia Gilberto, será que você poderia me ajudar em uma dúvida. Tenho uma matriz (loja de móveis) que agora passara a emitir cupom fiscal, porém tenho um depósito fechado como filial. Minha dúvida é como tenho um sistema para emitir cupom fiscal como devo proceder.
Tenho que ter um sistema para a matriz e outro para o depósito ou devo lançar todo o estoque no sistema da matriz e somente emitir as notas mod 1 para depósito e do depósito para a matriz? Qual seria o procedimento correto?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 17:22

Olá Celma !

Olha, no depósito fechado só entra e sai mercadoria em transferência e retorno de transferencia paraa matriz, portando só serão utilizadas notas fiscais Modelo 1.

O cupom fiscal é emitido somente para vendas, não pode emitir "cupom fiscal" de transferencia para o Deposito Fechado.

O DF só emitirá notas fiscais Modelo 1 de retorno para a Matriz.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Celma Cristina de Carvalho Barros

Celma Cristina de Carvalho Barros

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2011 | 08:50

Bom dia! agora me surgiu mais uma dúvida. Na hora de calcular o DAS o depósito fechado aparece como uma filial (O que ele realmente é), mais como não tenho valores para informar por ser depósito fechado posso calcular só o valor da matriz e deixar o da filial sempre zerado? O fisco vai saber o que está havendo? Pois não existe CNAE de depósito fechado, só o contrato especifica que é um depósito fechado. Como devo proceder?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.