x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.263

Nota Fiscal de Despesa, empresas do simples

maxsoel rodrigues

Maxsoel Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 11:20

Saudações colegas


trabalho num escritório em sempre tenho orientando os clientes que exijam a nota fiscal de suas despesas, sempre alegando que o regulamento do IR exige documentação idônea para comprovar a despesas e consequentemente diminuir o impostos, pra empresas do lucro real da muito certo, porem os clientes que suas empresas são tributadas pelo Simples Nacional não tenho esse argumento.
sendo assim a pergunta é, existem alguma base legal que obrigue as empresas do simples a exigirem nota fiscal de suas despesas? pois alguns clientes insistem e mandar recibos, notas simples, notas de controles faturas e etc.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 13:11

Maxsoel, boa tarde

Todas as despesas devem ter documento fiscal e ser escrituradas, tratando-se do caso, toda operação de compra tem que ter nota fiscal, nesse caso não existe "insistir em fornecer recibo" ou algo assim!

Não fornecer nota fiscal ou mascarar operações é crime!

Alias, fique atento, pois comprar sem nota você está sendo solidário a sonegação do fornecedor, que é tão grave quanto...

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 07:47

Maxsoel, bom dia

Não apenas nesses casos, como na maioria das vezes, entendo que o papel fundamental do contador é orientar o cliente.


Dar diretrizes e instruções sobre a legislação fiscal, contábil, societária, fazer análises financeiras da empresa com o intuito de buscar melhores resultados... temos que exercer a função de parceiros de nossos clientes, respeitando os princípios contábeis e auxiliando nas tomadas de decisões.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.