x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 4.221

Como demitir um funcionário - Todas as etapas (Passo a passo

Rita Campos

Rita Campos

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 8 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 18:26

Querido, boa noite!.

Estou maravilhada com esse portal. Já me ajudou muito. Já aprendi muito com vocês, porém por mais que eu leia sempre me aparece uma nova dúvida e como NÃO sou da área de vocês preciso de um caminho/norte a seguir.

Vejamos meu grave problema
Abrir uma empresa no ano passado, a qual não deu certo e tive que "fechar" (parei de funcionar simplesmente) 9 meses depois que abrir. Nesse tempo contratei 2 funcionários, dos quais, o primeiro desliguei ainda no período de experiencia(antes dos 90 dias | Tenho todos os documentos assinados) e o outro ainda continua trabalhando comigo.

Sei que abrir a empresa de forma muito desorganizada, nunca tive contador e fiz tudo sozinha, porém estou querendo finalizar as atividades oficialmente, antes que tenha muitas/mais MULTAS para pagar.

Peço a ajuda de vocês agora no que diz respeito aos dois funcionários que preciso fazer as rescisões.
Os dois iniciaram os trabalhos em 02/01/2014, sendo o 1º com desligamento em 10/03/2014 e o segundo será no dia 08/08/2015. Quais os passos que tenho que seguir? O que tenho que preencher? Enviar SEFIP e GRRF? Sindicato? Homologação? Passo a passo

Vejam se estou no caminho certo:
1- Pagar o INSS dos funcionários através do portal (http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_salEmpresa2.html)
--> Uma guia para cada mês

2- Preencher o SEFIP Mês a Mês utilizando o código de recolhimento 115
--> FGTS em atraso (data que irei pagar) e Previdência em atraso (Data que irei pagar)
--> Utilizar a modalidade em branco. (Para recolher FGTS e declarar a previdência)
--> Enviar arquivo no conectividade ICP e gerar guias do FGTS no SEFIP

3- Para o funcionário já desligado gerar a GRRF
--> Enviar pelo conctividade ICP e gerar guias do FGTS no sistema

Pronto, parei ai, tudo que fiz foi lendo nesse forem porém não encontro mais um caminho lógico para seguir.
--- Sei que tenho que fazer a homologação do funcionário com mais de 1 ano de trabalho, preciso realmente utilizar o sistema homolognet2 ou posso gerar as guias de homologação utilizando um modelo da internet? (Na época o funcionário que deliguei assinou os termos e não precisei homologar)
--- Como faço para pagar o sindicato do ano passado e desse ano? Não recolhi esses valores do empregado, posso recolher os dois anos de uma vez?

Se alguém puder me ajudar, por favor, façam uma lista na ordem de tudo que preciso fazer para regularizar a situação dos funcionários, não se preocupem como fazer (utilizar os sistemas e etc) pois o como eu pesquiso e acho aqui. :)

Certa da ajuda de vocês. Ansiosa para as respostas.

Desde já grata

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 10:53

Rita, bom dia.
Hoje em dia não está fácil manter um empresa(comercio), como você mesmo menciona " Sei que abrir a empresa de forma muito desorganizada", sugiro a você para que não tenha dor de cabeça no futuro com esse empregado que consulte um escritorio de contabilidade e leve todos os documentos, haja visto que varios fatores influncie na contratação de um empregado, tais como:
a) Registro
b) Exame Medico
c) Folha de pagamento
d) Recolhimentos (inss/fgts/c.sindical e outros)
e) Guias (Sefip/Gfip/Rais/Dirf/Cageds etc..))
f) Demissão (exame médico, convenção coletiva de trabalho, rescisão, homologação, etc..)
g) Sindicato
i)etc..

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 11:12

Rita Campos

Concordo com o Carlos....são muitas obrigações em atraso, muitas delas não são fáceis de fazer rapidamente ou estudando apenas pelo fórum.... para vc não correr o risco de enviar alguma informação incorreta ou omitir outras e ter mais problemas futuramente, procure um Contador de confiança e peça que ele regularize a empresa até pq para vc dar baixa nela depois precisará de um Contador!

Rita, neste link tem os escritórios/Contadores cadastrados no Portal, tente encontrar um perto de vc e faça contato caso não tenha um Contador em mente.

https://www.contabeis.com.br/redecontabil/pe

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.