x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.321

Ajuste de Exercícios anteriores

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 19:48


Boa noite,

No decorrer do exercício de 2013 foi feito lançamento de ajuste de exercícios anteriores, porém no fechamento do balanço de 2013, a conta não foi zerada e seu saldo aparece destacado e diminuindo a conta de Lucros ou Prejuízos acumulados, como já foi feito o registro do Diário, qual o procedimento para retificar e zerar essa conta no encerramento de 2014? O valor é pequeno mais gostaria de corrigir para que houvesse a maior transparência nos registros contábeis.

Agradeço e conto com a ajuda dos colegas do Fórum.

Att.
Sônia Fiorine

Carpem Die
Sônia Fiorine
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 21:45

Complementando a reposta do carissimo Telmo, vale lembrar que ao elaborar as demonstrações contábeis com saldos comparativos estes ajustes deverão ser considerados nas contas de despesas relacionadas como se tivessem sido reconhecidas na data correta. Cabe também avaliar uma retificação da ECD e DIPJ do periodo que devia ter sido afetado,para levar a dedutibilidade ou submeter a tributação na competência correta.

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 10:32

Bom dia, Telmo e Maurício

Em primeiro lugar obrigado pelas respostas.
Maurício a PJ em questão é imune e também esta desobrigada da ECD (2014) e a DIPJ 2013 foi retificada, o ajuste foi lançado.
O minha dúvida é se eu poderia fazer a transferência desse valor para Superavit ou déficit acumulado zerando essa conta no fechamento de 2014,como me sugeriu o Telmo, pois como falei, em 2013 não foi feito a devida transferência, apesar da conta aparecer no balanço de 2013 reduzindo o superavit, porém como ela não foi transferida em 2013 esta novamente aparecendo no BP 2014. Quero zerar para incorporá-la ao resultado do exercício de forma correta contabilmente.

Abraços e novamente muito obrigado pela atenção.

Att.
Sônia Fiorine

Carpem Die
Sônia Fiorine

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.