x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 38

acessos 28.025

Advertencias SPED ECF

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 08:47

Empresa do Lucro Presumido.
Fechei apenas um balanço no ano em 31/12/2014.
Mas na ECF no Registro K155 - Detalhes dos Saldos Contábeis a informação deve ser prestada por trimestre. Como o balanço só foi fechado em 31/12/2014 o programa dá advertência de que há "diferença de R$ xxx entre a soma dos saldos finais credores com a soma dos saldos finais devedores".
É justamente a diferença do lucro ou prejuízo pois o balanço não foi fechado no trimestre.
Isso acontece no 1º, 2º e 3º trimestres.
E em consequência disto aparecem outras advertências "total dos débitos diferente do total dos créditos no período informado nos registros de Saldos Periódicos".
Não posso fechar trimestralmente pois não apurei o estoque trimestralmente.

Alguém pode me ajudar?

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
ADRIANO PRADELA RICARDO

Adriano Pradela Ricardo

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 14:26

Débora, para resolver isso, você deve fazer o seguinte:

1 - No seu sistema contábil, faça o zeramento trimestralmente: 31/03 - 30/06 - 30/09 - 31/12

2 - Gere o arquivo ECD. txt, valide e assine

3 - Faça a recuperação da ECD pelo ECF, essas advertências do K155 vão desaparecer.

Bernard

Bernard

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 17:29

Boa Tarde!

Conseguiu transmitir a ECF com esse procedimento?
Aqui dá erro na hora da transmissão, fala que não consta a entrega da ECD nos registros da Receita, acredito que essa não é a solução definitiva.

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 07:56

Bernard Bom dia!

O meu ECF estava dando advertências porque eu tinha gerado um arquivo com o tipo da escrituração "C" sendo que minha empresa não tinha ECD para recuperar, portanto eu estava gerando o arquivo errado.

Trocando o tipo da escrituração de "C" para "L" o arquivo não deu mais advertências e ficou correto, pois o tipo "L" é justamente pra empresas que não possuem escrituração.

Se sua empresa entregou o arquivo ECD você tem que recuperar esse arquivo.
Na aba Escrituração tem uma seta é só clicar, a segunda opção é recuperar dados da ECD, ele te pedirá o arquivo.
Pronto!

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Bernard

Bernard

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2015 | 11:15

Obrigado pela resposta Débora mas no meu caso houve entrega de ECD.
Engraçado é que a ECD quando apurada trimestralmente gerava muitos erros e só conseguia ser transmitida se fechada anualmente.
Agora pra entregar a ECF fica com avisos na ficha K por causa da apuração fiscal ser trimestral.
Estou entregando com avisos mesmo, espero que não haja prejuizo.

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2015 | 08:04

Bernard

Creio que não haverá prejuízos, até por que são apenas advertências. Esse erro no Registro k está divergindo porque empresas do Lucro Presumido fecham o balanço anualmente e o sistema do PVA está reconhecendo trimestralmente. Penso eu que o ECF ainda está em fase de criação.

Bom dia!

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Róres Ronni de Melo Silva

Róres Ronni de Melo Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 17:39

Boa tarde!

Também estou com uma advertência no ECF, com relação ao Registro Y 540 - Discriminação da Receita de Vendas dos Estabelecimentos por Atividades Economicas.
O valor da Receita a ser lançado no ECF é da Receita Bruta ou da Receita de Vendas deduzidas as Devoluções de Vendas?

desde ja agradeço

Róres Ronni de Melo Silva

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 07:53

Róres,

Eu entendo que o registro Y540 é a Receita bruta deduzida das devoluções.
Se você observar a soma dos trimestre informado no registro P, é exatamente o valor total que deve ser informado no registro Y540

Att

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 08:03

Róres e Debora
Conforme manual de orientação da ECF, página 722, no registro Y540 considera-se Receita de Vendas o seguinte:

Receita de Vendas: Valor total da receita decorrente das vendas de bens e serviços realizadas pelo estabelecimento, deduzidas das vendas canceladas, devoluções e descontos incondicionais concedidos na Nota Fiscal.


Para acesso ao manual completo clique aqui

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 08:09

Isso mesmo Marllon!

Se você somar os valores dos registros P, o total será o valor do registro Y540.

Receitas de vendas, deduzidas as vendas canceladas, devoluções e descontos.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 15:01

Sim Daniely eu mesmo conseguir sanar..

A receita Federal deu um parecer sobre o assunto. Segue abaixo:

3. Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF

Os encerramentos do exercício na ECF seguem o período de apuração do tributo. Por exemplo, se a empresa é do lucro presumido, os encerramento do exercício da ECF serão trimestrais.

Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem de advertência, com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração no registro K155 (alteração de saldo de uma ou mais contas).

Também há a opção de criar uma nova conta do plano de contas da pessoa jurídica (J050) para fazer o ajuste. Contudo, neste caso, também será necessário fazer o mapeamento desse conta para o plano de contas referencial (J051).

Att

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 10:09

Bom dia

Pessoal

Estou com o mesmo problema no registro K155, alguém sabe como fazer este ajuste direto na ECF? Pois ouvi dizer que é possível, mas não faço a menor ideia de como fazer.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Daniela Zicardi

Daniela Zicardi

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 08:32

Pessoal estou com uma dúvida: Eu entreguei o ECD anual e agora vou entregar a ECF trimestral, quando vou gerar o arquivo está dando a advertências, se eu entregar a ECF com essas Advertências, vai me gerar alguma multa???

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 09:25

Bom dia

Daniela

Acho que há um pequeno equívoco no que se refere a ECF, a referida declaração você entregará ela anual, porém, dentro dela você demonstrará as apurações trimestrais. No que se refere as advertências, elas não geram multas, provavelmente é por conta das apurações trimestrais o que não impossibilita o envio da declaração.
Lembrando que, por ser Lucro Real Trimestral, deverá ter: - 4 Balanços, $ DRE's, 4 Lalur/ cs, 4 DMPL.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 14:15

boa tarde

para mim está aparecendo advertencia no bloco J (J051) A natureza da conta referencial utilizada é diferente da natureza da conta contabil do registro J050, verifique se está informação está correta....

repassei todo plano mapeado e não encontrei o porque dessa advertencia

por favor alguém saberia me explicar? para alguém deu essa advertencia? como corrigir?

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 14:35

Boa tarde

Daniela

É só uma advertência, não impede a validação e o envio da declaração. Comigo aconteceu o ano passado com a conta Capital Integralizado, cuja conta referencial é 2.03.01.01.01 Capital Subscrito de Domiciliado e Residentes no País, sinceramente não sei porque deu esta advertência, mas o que importa é que seja possível enviar a declaração.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Léa Barbosa

Léa Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 15:31

Boa tarde!

Nossa questão é parecida.

No ano anterior, só foi entregue a ECF. Neste ano (para 2015) entregamos a ECD (Lucro Presumido) . Fizemos a recuperação da ECD para a ECF e recuperamos ECF do ano anterior (2014), sendo: escrituração 2014 (L) e 2015 (C) e está acusando as advertências de diferença:

1) entre a soma dos saldos finais credores com a soma dos saldos finais devedores,
2) conta referencial possui saldo inicial incompatível com o o saldo final recuperado da ECF anterior

Será que se não recuperássemos a ECF do ano anterior essas advertências não aconteceriam?

Não gostaríamos de entregar o SPED com essas advertência.

Alguém pode nos ajudar?

Obrigada.

Léa Barbosa

Léa Barbosa
(Compre a verdade e não abra mão dela,
nem tampouco da sabedoria, da disciplina
e do discernimento.) - Provérbios 23:23
FABIANE WOEHL SCHWEGLER

Fabiane Woehl Schwegler

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 11:05

Oi Léa

estou com as mesmas advertências.

1) entre a soma dos saldos finais credores com a soma dos saldos finais devedores,

Para solucionar esta advertência, abri uma conta no J050 - Ajuste Diferença Apuração ECD x ECF no PL.
Fiz as adequações dos saldos que o PVA mesmo apresenta, e assim consegui corrigir estas.

http://www.revitax.com.br/sped-ecf-correcao-das-advertencias/

Usei este link para me ajudar

2) conta referencial possui saldo inicial incompatível com o o saldo final recuperado da ECF anterior

Tenho 18 paginas com esta mesma advertência. Dá medo. Já tentei não importar a ECF anterior para ver o que aconteceria. A mesma advertência ocorre. Entendo que, se você importar a ECF anterior que estará sem balanço e DRE os saldos ficam zerados, se você não importar, eles continuam sendo zero.
Estou procurando alguma solução, mas ainda não encontrei.


Ainda tenho mais esta advertência:
3) Total das receitas brutas informadas (P200(2) +P200 (4) + P200(6) + P200(8)) diferente da receita calculada (P150("3.01.01.01.01")-150("3.01.01.02.01")-P150("3.01.01.02.02")). Verifique se a situação está correta.

Aqui o que esta acontecendo é que o PVA compara a Receita Bruta da DRE com a Receita Bruta do Imposto, que deveria ter descontado as vendas canceladas, ST, IPI.

Aqui também continuo procurando uma solução.

Alguém mais teve estas advertências??
Poderiam nos ajudar?

Grata

Fabiane Schwegler
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 11:50

Bom dia

Fabiane

3) Total das receitas brutas informadas (P200(2) +P200 (4) + P200(6) + P200(8)) diferente da receita calculada (P150("3.01.01.01.01")-150("3.01.01.02.01")-P150("3.01.01.02.02")). Verifique se a situação está correta.

Aqui o que esta acontecendo é que o PVA compara a Receita Bruta da DRE com a Receita Bruta do Imposto, que deveria ter descontado as vendas canceladas, ST, IPI.


Dê uma conferida na conta referencial, muitas vezes a advertência aparece é porque a conta referencial não é condizente com o que foi informado, no meu caso foi isto que ocorreu. Exemplo: Conta Contábil = IPI s/ Vendas - Conta Referencial = IPI a recuperar.

2) conta referencial possui saldo inicial incompatível com o o saldo final recuperado da ECF anterior

Tenho 18 paginas com esta mesma advertência. Dá medo. Já tentei não importar a ECF anterior para ver o que aconteceria. A mesma advertência ocorre. Entendo que, se você importar a ECF anterior que estará sem balanço e DRE os saldos ficam zerados, se você não importar, eles continuam sendo zero.
Estou procurando alguma solução, mas ainda não encontrei.


Este é um erro clássico da ECF, pois, ele não está conseguindo discernir a informação que a apuração é trimestral, neste caso, acho que você deverá dá uma olhada se nos campos pertinentes se há 4 DRE, 4 Balanços, 4 Lalur/Lacs e 4 Balancetes, e por fim uma 5 apuração mostrando o consolidado do exercicio, o mesmo caso aplica-se para quem apurar o lucro Real Mensal, pois, deverá haver 12 DRE, 12 Balanços, 12 Balancetes, 12 Lalur/Lacs e no fim uma aba adicional com a apuração consolidada.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 16 julho 2016 | 11:26

Olá,

Fabiane vi o link que postou e me ajudou a entender como fazer o ajuste no PVA
Entretanto, ao visualizar balanços não aparece o valor do ajuste nos 1º e 2º trimestres, na conta criada (contas do pl não classificadas)
Creio que o correto seria aparecer concorda?

Nos 3º e 4º valores aparecem e ainda tenho duas advertencias nos respectivos trimestres exatamente dos valores apresentados
De qualquer forma, verifiquei Ativo e Passivo e bate

Que loucura...rs

Se puder me orientar agradeço muito
Obrigada





Léa Barbosa

Léa Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 09:31

Olá Fabiane.

Bom dia.

Apesar de eu já ter detectado o problema da diferença, suas dicas foram valiosas, e agradeço muito. Só preciso saber como faço para fazer os registros K155, não consigo abrir a tela para criar o lançamento. Já criei as contas que vão receber os lançamentos. Desculpe-me, mas eu não faço ajustes no PVA, levo direto do sistema para o validador.

Agradeço desde já sua ajuda.

Léa

Léa Barbosa
(Compre a verdade e não abra mão dela,
nem tampouco da sabedoria, da disciplina
e do discernimento.) - Provérbios 23:23
FABIANE WOEHL SCHWEGLER

Fabiane Woehl Schwegler

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 10:14

Bom dia Danielly e Léa,

Danielly, concordo contigo, deveria aparecer o valor lançado sim.
Elas para mim não apareceram no PL, também fiquei procurando. Elas estavam por ultimo, lá embaixo no balanço, dá uma olhadinha vê se você acha elas.

Léa, eu estou fazendo direto no PVA, também não descobri aonde faz os lançamentos do K155 no meu sistema.

Sobre este erro, ainda estou procurando a solução, nosso colega Vando postou mais acima uma dica, mas não consegui solucionar.
2) conta referencial possui saldo inicial incompatível com o o saldo final recuperado da ECF anterior

Vando, sobre os outros erros obrigada pelas dicas, foram de grande valia.

Fabiane

Fabiane Schwegler
Léa Barbosa

Léa Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 12:11

Então, Fabiane, minha dificuldade é fazer o lançamento no PVA, não consigo abrir a tela que aparece o + - para fazer o lançamento.

Att.

Léa

Léa Barbosa
(Compre a verdade e não abra mão dela,
nem tampouco da sabedoria, da disciplina
e do discernimento.) - Provérbios 23:23
Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 12:34

Fabiane eu vejo as contas sim no final, ultima linha, e tem valores apenas no 3º trimestre (to pirando com isso já...rs)

Mas ainda tenho duas advertencias

Após você fazer os lançamentos de ajuste as mesmas desapareceram totalmente?

Eu sempre tive dúvida sobre como bater Ativo e Passivo no PVA, visualizei no meu programa trimestralmente os balanços e não batem devido as diferenças, fiz os ajustes e mesmo assim ainda tem trimestres que não batem

O correto seria bater certo?

Acho que vou entregar assim mesmo

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.