x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 2.031

Empresa de venda de produtos usados/artes e antiguidades, tr

Silene Cantagalli de Campos

Silene Cantagalli de Campos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 15:54

Caros colegas boa tarde,

Tenho um cliente que tem uma empresa aberta no ramo de venda de objetos de arte e antiguidades, CNAE 4789/0-03, e também a organização de feiras/eventos e leilões, CNAE 8230-0/00.

Agora, ele está querendo"captar"peças de antiquários e realizar/organizar um leilão com as mesmas, onde ele faz toda a organização : pagamento do % do leiloeiro, custo de envio das peças, efetua o pagamento da peça leiloada já descontado os percentuais acordados em cada venda para o dono da peça, e fica com um % que também será acordado entre ele e os donos das peças.

Aí começam as minhas dúvidas, que posso dizer que são muuuitas, principalmente relacionadas a emissão de notas e tributação, e peço ajuda :

- As peças vendidas no leilão, ao serem enviadas para o comprador devem acompanhar nota fiscal, essa nota fiscal será emitida por quem ? pela empresa dele que realizou o leilão, ou pelo dono da peça ? ;

- Geralmente por serem peças antigas, não têm notas fiscais de entrada, e os donos muitas vezes são pessoa física, como fica a questão da nota fiscal ? ;

- O faturamento dele, o % que ele vai ganhar por cada peça vendida, emito uma nota de serviços de organização de leilão e tributo apenas o serviço ?

- No caso da empresa dele emitir a nota fiscal de venda da peça vendida no leilão, a tributação seria de uma empresa normal de venda de mercadoria, e emito uma nota de compra do produto apenas para justificar a saída, porém ele pagaria imposto sobre o total da nota fiscal , sobre a venda, e na verdade o valor que fica para ele é apenas o % que ele recebe pela venda.

Será que alguém consegue me dar uma luz ....

Muito obrigada,

Silene

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.