x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 19

acessos 2.340

Alteração de Endereço

Aparecida Takita

Aparecida Takita

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 20:13

Boa Noite!!!
Estou precisando de uma ajuda para fazer uma alteração de endereço de uma empresa sediada em Rio Grande da Serra para São Paulo. Esta empresa está registrada no Cartorio de Rio Grande. Qual o primeiro passo para fazer esta alteração visto que é a primeira empresa que faço alteração.
1) Tenho que pedir o acervo no cartorio para registral na JUCESP?
2) Tendo atividade no ramo de exploração por conta propria do ramo de prestação de serviços em informatica,desenvolvimento e manutenção de sistemas informatizados,processamento de dados de qualquer natureza e cursos de informatica pode ser optante pelo simples?
3) caso tenha a possibilidade de optar pelo simples posso fazer essa alteração agora ou tenho que esperar para o inicio do ano para otar?

BEATRIZ CRISTINA DE ANDRADE

Beatriz Cristina de Andrade

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 15 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 08:34

Então vc não pode transferir ela pra JUCESP, oprque é somente prestação de serviço, o primeiro passo é procucarar um cartorio onde vc mora e informar que vc deseja transferir a empresa de Rio Grande da Serra para São Paulo, faz o contrato e alteração e registraa empresa neste mesmo cartorio.
Quanto a opção da mesmo ao simples vc só poderá fazer em Janeiro mesmo. ( verificar CNAE) .
caso esteja errada alguém a oriente melhor
Obrigada!
Boa Sorte

Paulinho K.

Paulinho K.

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 11:46

Somente adicionando uma informação ao tópico:

Antigamente as empresas eram divididas conforme seu objeto social: prestadores de serviço (registro em Cartório) e comércio (Junta Comercial) .

Após o advento do novo Código Civil, o que determina se uma empresa é registrada no Cartório é a estrutura da empresa, a pessoalidade na administração e o exercício da atividade pelos próprios sócios.

Aqui no escritório temos empresas com essas atividades registradas na Junta. Pessoalmente eu prefiro assim, pois além do custo de registro da alteração ser menor, não exigem as Certidões.

Aparecida Takita

Aparecida Takita

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 14:13

Oi Paulo!

Estou meio confusa pois é a primeira empresa que estou fazendo alteração. Posso registrar tanto no cartorio quanto na JUCESP ?
agora vc diz que tem varias empresas com essa atividade elas podem ser optante pelo simples?

Ela sendo de outro municipio é só eu redigir o novo contrato e dar entrada no cartorio de SP?

obrigada

BEATRIZ CRISTINA DE ANDRADE

Beatriz Cristina de Andrade

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 15 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 15:36

Olha Aparecida vc, só pode registrar ela em cartório porq ela é prestadora de serviço somente, vc poderia sim registra-la na JUCESP se tivesse como atividade comercio ouseja além de pretação deserviços de informatica comércio varejista de artigos de informatica´aí vc poderia dar entrada na Junta Comercial de São Paulo, como transformação de empresária simples limitda para empresária limitada.

Ciro Ferreira Maldonado

Ciro Ferreira Maldonado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 15 anos Sábado | 26 julho 2008 | 00:17

Nãããããããããããããoooooo!!!!!!!!
A empresa pode ser transferida para a Junta comercial sim. Mesmo que não tenha comércio.

1º Faça uma busca do nome que a empresa já tem na Junta Comercial (como ela está registrada em cartório pode ser que na Junta tenha outra com o mesmo nome), se não tiver nenhuma com o mesmo nome, ótimo, vc continua com o mesmo, caso contrário terá que incluir uma alteração de nome empresarial no contrato;

2º Faça o contrato alterando o endereço da empresa de Rio Grande da Serra para São Paulo;

3º Inclua uma cláusula nas alterações informando que a sociedade está deixando de ser uma sociedade simples (ou sociedade por quotas de reponsabilidade limitada) e passando a ser uma sociedade empresária limitada e por isso seu registro passará a ser na Junta Comercial;

4º Registre sua alteração no cartório de Rio Grande da Serra;

5º Após o registro você tem que pedir que o cartório forneça um Inteiro Teor (documento com todo o histórico da empresa);

6º Acesse o cadastro web e selecione a opção de abertura de empresa, após esse passo você deve marcar a opção de registro de empresa vinda de cartório;

7º Após o cadastro web pronto, você dá entrada na Junta Comercial. O processo deverá ser protocolado assim: As duas vias do contrato social que o cartório registrou + uma cópia autenticada, o Inteiro Teor que você solicitou no passo 5º e a documentação de sócios. Caso a empresa seja uma ME ou EPP não deixar de marcar no cadastro web;

8º Depois de registrado o contrato, fazer as alterações correspondentes na receita federal (não esqueça de incluir a opção de alteração de natureza jurídica), abrir inscrição no município de São Paulo e encerrar a inscrição no municipio de Rio Grande da Serra.

A empresa pode até ser optante pelo simples dependendo dos CNAES que ela tem, mas geralmente para prestadores de serviços não compensa tanto... é uma questão de você analisar... mas se quiser fazer a opção terá que ser em janeiro de 2009.

Paulinho K.

Paulinho K.

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 08:56

O Ciro explicou com exatidão o procedimento.

Só para exemplificar: um representante comercial, que só presta serviços para outras empresas (sua empresa não emite nota de venda), pode ser registrado tanto em Cartório como na Junta Comercial. Como eu disse anteriormente, na minha opinião é melhor efetuar o registro na Junta devido ao custo ser menor para o cliente e não haver a necessidade de certidões quando você precisar efetuar uma alteração.

BEATRIZ CRISTINA DE ANDRADE

Beatriz Cristina de Andrade

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 15 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 09:55

Ciroe Paulo, realmente vcs estão corretos eu me equivoquei em minha resp, Aparecida me desculpe foi mesmo falta de atenção em sua pergunta, ainda bem que temos profissionais capacitados para nos orientar e nos esclarecer alguns equivocos uma boa semana para todos e mais uma vez me desculpe Aparecida.
Boa Sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.