x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.390

Arquiteta Autonoma

Priscila Bonifacio

Priscila Bonifacio

Iniciante DIVISÃO 1, Arquiteto(a)
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 15:12

Olá, pessoal!

Sou arquiteta, autônoma, não tenho cadastro no simples, não tenho CNPJ.

Atualmente, eu declaro tudo o que recebo dos meus clientes no imposto de renda como rendimento, simplesmente.
O contador do meu pai me orientou dessa forma, e é por isso que eu faço dessa maneira.

Eu não emito notas fiscais, e nenhum cliente meu, Pessoa Física ou Jurídica, nunca me pediu nota fiscal.

Bom, após apresentar a minha situação, eis que tenho algumas perguntas:

1. Como AUTÔNOMA (no geral, sem especificar a área de atuação), a quais impostos, e com qual frequência, eu deveria recolher?


2. Como ARQUITETA AUTONÔMA, a quais impostos, e com qual frequência, eu deveria recolher?


3. Como eu emito nota fiscal, sendo AUTÔNOMA, para:
a. Pessoa Física
b. Pessoa Jurídica

4. Como eu emito nota fiscal, sendo ARQUITETA AUTÔNOMA, para:
a. Pessoa Física
b. Pessoa Jurídica


Estou separando AUTONOMO de ARQUITETO AUTONOMO pois parece que, para alguns serviços autonomos, o ISS varia.


Vocês acham que vale apena eu criar CNPJ? Ou me inscrever no SIMPLES ou em outro programa de registro de Autônomos?


Desculpem as milhões de perguntas, mas comecei a trabalhar sozinha agora e estou muito perdida!

Agradeço qualquer ajuda!

Abraços!

Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 17:10

boa tarde!

Vou tentar ajudar um pouco...

A pergunta 1 e 2 ...

Você paga mensal o INSS, ISS e o imposto de renda pessoa física. ( o imposto de renda depende da tabela progressiva para o calculo)
Pode ser que não seja obrigatório a retenção.

Esse link tem a tabela para saber se tem ou não incidência do IR.

www.receita.fazenda.gov.br de Incidência Mensal


Quem paga esses impostos é o tomador do serviço, ele deve abater do seu valor a receber e recolhe para a união e prefeitura. Normalmente é feito um RPA (recibo de pagamento a autônomo). Onde é destacado nele todas as retenções.

Pergunta 3 e 4 ...

Para emitir nota fiscal de serviço, é necessário se cadastrar como Autônoma na prefeitura. Fazendo esse cadastro normalmente você paga a sua licença anual.

Emitindo a nota fiscal avulsa, você paga o ISS a prefeitura e o INSS e Imposto de Renda é o mesmo procedimento do item 1 e 2.

Sobre a pergunta de abrir uma empresa, dependendo do valor faturado por mês/ano, é mais vantagem abrir uma empresa. Porque os impostos é bem mais barato do que como pessoa física. Mas para essa questão é preciso de uma analise mais detalhada.

Luiz Carlos Vilar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.