x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 21

acessos 2.888

Assinatura e transmissão ECF 2015

Osiel Franco dos Santos

Osiel Franco dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:57

Bom dia,

estou com uma dúvida com relação a ECF, preparei toda a declaração e na hora de assinar a declaração com o meu certificado digital o programa também pediu a assinatura eletrônica do meu cliente. Existe uma outra maneira de somente ter minha assinatura digital para fazer a transmissão da ECF?

grato

Osiel Franco

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 10:56

Bom dia!

Eu tive que entregar o FCONT agora em julho, já que no ano passado eu optei por não alterar o regime do RTT.

Pelo que li até agora, estou DESOBRIGADO da entrega do EFC, mas alguém tem a base legal disso?? Estou procurando mas fiquei em dúvida se tenho ou não que entregar o ECF.






Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
ERALDO AUGUSTO DE ABREU

Eraldo Augusto de Abreu

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 10:31

Pessoal, bom dia!!

Li a resposta do colega Márlus, mas ainda tenho a mesma duvida, Márlus, poderia detalhar? vou lhe dar um exemplo que acredito ser o que o restante dos colegas atualmente vivenciam:

Atualmente para transmissão da DCTF e EFD Contribuições mensais das empresas de lucro presumido, utilizamos a procuração que fizemos daqueles clientes menores e que levamos á receita federal para ser validada e dai por diante conseguimos assina-las atraves do nosso certificado com a procuracao desses clientes;

A minha duvida é seguinte: Atualmente consigo tambem entregar ECF (Sped Fiscal) que vence em 30/09/2015 da mesma forma, ou seja, utilizando esta procuração, para assinar pelo responsavel do CNPJ, utilizando a mesma que atualmente uso para entregar as declarações que listei?;

desde já agradeço a atenção de todos.

Contador Sócio da Contabiflex Assessoria Contábil Ltda.

Contabilidade Comercial e Serviços



Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 12:25

Eraldo, vamos por parte:

1) certificado digital -> a ECF consta como UM NOVO SERVIÇO, então, atraves do seu certificado, verifique na parte de procurações no ECAC se a empresa que vai entregar a ECF ( ver detalhamentos ) se consta como TODOS OS SERVIÇOS ATUAIS E QUE VENHAM A SER LIBERADOS. ,
caso esteja assim , não há o que se preocupar quanto a entrega
caso esteja aparecendo uma lista de serviços, será necessário refazer a procuração


2) na ECF, substitua o nome do SÓCIO pelo nome/cpf/cnpj do certificado digital que tenha a procuração
utilize o certificado E_CPF do contador para a segunda assinatura

Márlus




Leila Renata de Frogi Lima

Leila Renata de Frogi Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 07:08

Bom dia. Também tenho dúvidas quanto a transmissão da ECF. Minhas empresas tem as procurações com o contador. No campo signatários da declaração eu informo CPF dele duas vezes: uma como contador e outro como procurador, mas o sistema retorna com erro no ato da transmissão, informando que não é responsável pela empresa perante o CNPJo u não possui procuraçao. Está correto a forma que estou fazendo? Alguem pode me ajudar nessa questão? Obrigado.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 07:48

Leila, esse "erro" na transmissão se dá porque na hora de fazer a procuração, não foi marcado a opção "todos os serviços e os que vierem a ser disponibilizados "

a ECF ( entrega ) é considerado como um nono serviço.

Para ver se tem acesso a entrega da ECF, acesse o ECAC com o seu certificado, vá no link que trata das procurações,. localize a empresa e clike em "detalhar", tem um "serviço" especifico para a ECF, caso não esteja aparecendo, não conseguirá entregar , terá quer refazer a procuração



SISCOSERV - Sistema Integrado de Comércio Exterior e Serviços
--- >> SPED-ECF (Escrituração Contábil Fiscal)
SPED-ECF-Download - Download via Receitan etBX da Escrituração Contábil Fiscal
Transmissão de Declarações/Arquivos, inclusive todos do CNPJ, com Assinatura Digital via Receitanet

a última opção não é valida para o SPED, pois o programa não utiliza o receitanet.

Márlus

Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 07:59

Bom dia, Leila

em uma das empresas, eu fiz assim como você fez, e deu certo.

Confere se a procuração eletrônica ainda está valida, talvez seja isto.

ERALDO AUGUSTO DE ABREU

Eraldo Augusto de Abreu

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 10:14

Márlus,

Muito obrigado pela "aula" !!

Vou verificar nas procurações que tenho e certificar se constam todos os serviços atuais e os que surgirem, acredito que faço sempre com esta opção.

Mas depois de suas explicações ficou óbvio e se fizermos um comparativo com as outras obrigações, por exemplo a DIPJ que até o ano passado era cobrada das PJ Lucro Presumido, e que também poderiam ser entregues por procuração, chegaremos a conclusão de que esta nova obrigação poderia ser cumprida da mesma maneira.

Mais uma vez agradeço sua disponibilidade e parabéns pelas respostas sempre didáticas.

Um grande abraço a todos.

Contador Sócio da Contabiflex Assessoria Contábil Ltda.

Contabilidade Comercial e Serviços



Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 10:21

Bom dia a todos!

Vou tentar mais uma vez, se alguém me ajuda...

Bom dia!

Eu tive que entregar o FCONT agora em julho, já que no ano passado eu optei por não alterar o regime do RTT.

Pelo que li até agora, estou DESOBRIGADO da entrega do EFC, mas alguém tem a base legal disso?? Estou procurando mas fiquei em dúvida se tenho ou não que entregar o ECF.

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
ANDERSON AREDES

Anderson Aredes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 14:37

Boa Tarde!

Pessoal preciso esclarecer 2 situações quanto a entrega da ECF (Sped Fiscal) que vence em 30/09/2015:

1- Contador PF que possui certificado digital (e-CPF) e procuração da empresa para entrega de declarações via certificado digital do contador;
A empresa não possuiu certificado digital e nem o sócio da empresa. Consigo entregar a ECF?

2- Contador PJ que possui certificado digital (e-CNPJ) e procuração da empresa para entrega de declarações via certificado digital do contador PJ;
A empresa possuiu certificado digital (e-CNPJ) o sócio da empresa não possui certificado digital. Consigo entregar a ECF?

Obrigado.
Anderson

IVETE RIBEIRO DE CARVALHO

Ivete Ribeiro de Carvalho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 15:19

Boa tarde Anderson Vê se essa resposta te ajuda

ECF: Entrega Exige 2 Certificações Digitais.


Para entrega da ECF -Escrituração Contábil Fiscal – são obrigatórias duas assinaturas: uma do contabilista e uma da pessoa jurídica.
Para a assinatura do contabilista só podem ser utilizados certificados digitais de pessoa física (e-PF ou e-CPF).
Para a assinatura da pessoa jurídica, poderá ser utilizado certificado digital válido (do tipo A1 ou A3):
1. O e-PJ ou e-CNPJ do estabelecimento que contenha a mesma base do CNPJ (8 primeiros caracteres);
2. O e-PF ou e-CPF do representante legal da empresa ou procurador constituído nos termos da Instrução Normativa RFB 944, de 2009, com procuração eletrônica cadastrada no site da RFB.
Cadastramento de Procuração Eletrônica:
No site da RFB, http://receita.fazenda.gov.br, na aba Empresa, clicar em “Todos os serviços”, selecionar “Procuração Eletrônica e Senha para pesquisa via Internet”, “procuração eletrônica” e “continuar” ou opcionalmente https://cav.receita.fazenda.gov.br/scripts/CAV/login/login.asp.
1. Login com certificado digital de pessoa jurídica ou representante legal/procurador;
2. Selecionar “Procuração eletrônica”;
3. Selecionar “Cadastrar Procuração” ou outra opção, se for o caso;
4. Selecionar “Solicitação de procuração para a Receita Federal do Brasil”;
5. Preencher os dados do formulário apresentado e selecionar a opção “Transmissão de Declarações/Arquivos, inclusive todos do CNPJ, com Assinatura Digital via Receitanet ”.
6. Para finalizar, clicar em “Cadastrar procuração”, ou “Limpar” ou “Voltar”.
A assinatura digital será verificada quanto a sua existência, prazo e validade para a pessoa jurídica identificada na ECF, no início do processo de transmissão do arquivo digital.
Fonte: Manual da ECF/2015.

Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 15:44

Boa tarde, Anderson

No registro "0930 - Signatários da ECF", você pode cadastrar o contador como Procurador, colocando a Qualificação do Assinante, com o código 309, assinar e entregar a ECF sem problemas.

Respondendo a situação 2, que você expos, no mesmo registro, você cadastra o CNPJ da empresa e na Qualificação do Assinante, você usa o código 999 - Outros, e também assina normalmente.

Além é claro, da assinatura do Contador.

Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 17:16

Boa tarde, Anderson Aredes!

Sim, o contador deve assinar com e-PF ou e-CPF.

Consta no Manual de Orientação da ECF de 31/08/2015:

Registro 0930: Identificação dos Signatários da ECF
Informa os dados dos signatários da escrituração. São obrigatórias duas assinaturas: uma do contabilista e uma da pessoa jurídica.

Para a assinatura do contabilista só podem ser utilizados certificados digitais de pessoa física (e -PF ou e-CPF).


Abraço

Gabriela Arruda

Gabriela Arruda

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 15:14

Boa tarde,

Tenho duas empresas em que foram assinadas e transmitidos seus respectivos arquivos porem, após a transmissão notei que ao invés de ficar com aquele “T”de transmitida dentro do próprio PVA igual das outras essas duas ficaram com a letra “E” como se o arquivo apenas tivesse sido editado e não transmitido, alguém sabe me dizer o que pode ter acontecido e se há algum problema, ou se vai precisar transmitir novamente?

Obrigada!

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 16:18

Ola Gabriela!

olha, realmente quando transmitida o status fica T... se o seu está E é porque alguma coisa aconteceu...
tente transmitir novamente... se estiver tudo ok vai aparece a mensagem que já foi transmitida, print ou imprima essa tela e guarde juto com o recibo de entrega que você provavelmente tenha em mãos... Esse ECF já deu muito problema.. e pode ser dele mesmo...



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 16:30

Boa tarde colegas.
Recebi um cliente de outro escritório.
Ainda não foi enviado o ECF, mas o empresário me informou que também não foram enviados os EFD do ano passado.
Gostaria de saber se receita irá cobrar os EFD não apresentadas.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.