Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 5.638

Distribuição de Lucros a sócios

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 11:43

Bom dia colegas.

Tenho uma empresa que fechou o exercício de 2013 com a conta de Lucros acumulados no valor de 2.000.000,00
Entretanto em 2014 a empresa teve um prejuízo de 20.000,00
Gostaria de saber se posso distribuir um percentual de lucro aos sócios proveniente da conta lucros acumulados?

Se a resposta for sim, como contabilizo essa distribuição?

Obs.: A empresa possui caixa pra isso.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 12:03

Débora,

No seu exemplo, como existe o lucro acumulado de R$ 1.980.000 após esse prejuízo do exercício, então não há problema em distribuí-los.

Enquanto a conta de Lucros Acumulados ou Reserva de Lucros possuir saldo, não existe problema em distribuir. O problema existe quando não existe o lucro para distribuir, que nesse caso esse lucro deve ser tributado pelo recebedor.

Sugiro fazer uma ATA informando a parcela do lucro que será destinada a distribuição e faça o devido registro da ATA na Junta Comercial.

Com essa ATA registrada, faça a seguinte contabilização:

D - Lucros Acumulados (PL)
C - Dividendos a Distribuir (PC)

No efetivo pagamento de dividendos, promova a seguinte contabilização:

D - Dividendos a Distribuir (PC)
C - Caixa/Bancos (AC).

Abs

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 13:44

Leandro Gonçalves Rodrigues,

Muito obrigada pela sua resposta, só tenho mais um questionamento rsrs

Por que preciso fazer ATA?

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 14:41

Oi Débora,

A ATA é sugestivo fazer, pois o CC fala em destinação pelos sócios do lucro apurado pela empresa.

Se não houve tal destinação em 30/04 do ano seguinte, data limite em que eles tem que se reunir para deliberar sobre as contas do ano anterior (Art. 1078 do C.C.).

Com a ATA registrada, fica explicito e não gera questionamento, principalmente do fisco, sobre a vontade dos sócios em destinar parte do lucro constante no balanço para dividendos.

Esqueci somente de ressaltar no post anterior, que faz quesito também para a distribuição de lucros isento de impostos, o registro do livro diário ou a ECD registrada. O fisco entende que se o livro não está registrado, o balanço não está fechado e tão logo não se tem o saldo do Lucro, uma vez que que a falta do registro gera margens também para fraudes.

Caso o livro não esteja registrado, em caso de fiscalização, os mesmos podem querer fazer a cobrança do imposto.

Abs

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 14:45

Leandro Gonçalves Rodrigues,

Muito obrigada pelo esclarecimento, foi de muita ajuda.

Grata!

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Bibiana Rodrigues Palma

Bibiana Rodrigues Palma

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 10:57

Bom dia colegas!

Estou começando na área e ainda tenho muitas dúvidas...

O DRE 2014 tem como Lucro Líquido o valor de R$ 6.204,71, são dois sócios como quotas 75/25.

Só que na movimentação bancária em 2014 aconteceram muitas transferências, tanto da conta do sócio para a da empresa, quanto ao contrário...

Resumindo:
Eu acabei fazendo os seguintes lançamentos para essas transferências:


D Banco
C Adiantamento de dividendos
Histórico: empréstimo à empresa


D Adiantamento de dividendos
C banco
Histórico: adiantamento de dividendos


E ao final minha conta ADIANTAMENTO DE DIVIDENDOS ESTÁ ASSIM:
D 190.400 e C 279.650

Daí fiquei muito confusa em relação ao lucro líquido no DRE... como vou distribuir? esses lançamentos estão corretos? preciso fazer algum outro lançamento?

Estou muito preocupada, pois tenho que fazer o ECF...

Agradeço muito se alguém puder me ajudar!

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Sábado | 2 abril 2016 | 09:37

Bibiana, bom dia!

Para esse caso específico entendi que houve um empréstimo dos sócios para a empresa, pois nota-se que o valor credor está maior que o devedor.

Minha sugestão é que seja realizado um contrato de mútuo sem previsão de correção e a empresa reconhecer o saldo como um passivo e não como Adiantamento de Dividendos.

Att.

Rodolfo Bianchi

Rodolfo Bianchi

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 17:02

Boa tarde, colegas.

Por favor poderiam me ajudar.

Temos uma empresa tributada lucro real trimestral, os sócios estão querendo receber distribuição dos lucros dos trimestre de anos anteriores. Essa distribuição pode ser feita agora?


Desde ja agradeço.

Rodolfo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.