x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 15.734

Encerramento de empresa com dívida

Patrícia Silva

Patrícia Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 20:24

Fui procurada para baixar uma empresa de engenharia registrada em cartório. Fazendo as pesquisas descobri que ela esta com dívida na Receita Federal e não sai nehuma certidão negativa, pergunto:
quais documentos serão necessários para fechar esta empresa em todos os orgãos?
O que será necessário para emitir as certidões?
grata

JOÃO MARIA VIANEI AMORIM

João Maria Vianei Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 10:47

Olá Patricia.
Para baixar uma empresa com dividas na esfera estadual, federal e municipal, primeiro tem que tirar uma certidão negativa, no seu caso é impossível, porque a sua empresa está com débito, o que você tem que fazer é pedir um parcelamento, apos do pagamento deste, ir no cac da receita federal, estaudal e municipal, com os documentos comprobatório e pedir baixa, espero que tenha ajudado, abraços,
João Maria

Sergio Coelho

Sergio Coelho

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 15 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 20:22

Boa noite, Patrícia!

As certidões são tiradas on-line, as que não saírem, pode estar acusando débito (ou seja, pode ter sido pago e não ter caído no sistema, por isso é bom conferir) ou algum problema no cadastro. Em geral, uma vez quitados esses débitos, depois de alguns dias a certidão já pode ser emitida on-line.
Alguns anos atrás, você até poderia entrar com um pedido de Certidão Negativa na própria Receita, todavia, hoje leva menos tempo para cair no sistema que o prazo de entrega da certidão.

Uma outra opção é levar uma cópia do Darf ou GPS pagos para eles baixarem manualmente.

Espero ter acrescentado em algo.

Até mais!

Renata Nunes da Silva

Renata Nunes da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 junho 2010 | 01:26

Bom dia!

Preciso encerrar uma empresa, nunca declarei que ela estava inativa mas também não houve nunhuma movimentação!
Como faço para encerrar? Onde e o que fazer? Quais são as declarações necessárias?

Obrigada pela atenção!

Att.
Renata

Gisele Socorro Ferreira Altomar

Gisele Socorro Ferreira Altomar

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 14:51

Emprestei meu nome para entrar como socia de uma empresa apenas no contrato, ou seja, não exercia função alguma e nem tinha retirada. Saí da sociedade e soube que, um mês depois esta empresa entrou para o Cadin e ficou devendo a bancos.
Gostaria de saber se tenho alguma responsabilidade ou se, a partir do momento que me retirei do contrato social estou isenta de responder por essas dívidas.
Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.