x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.418

Obrigações (Departamnto Pessoal) Simples ME

Bruno

Bruno

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 04:44

Olá, gostaria da ajuda de todos:

Eu e mais um sócio, estamos abrindo uma empresa Simples Nacional ME, a empresa não tem nenhum funcionário, porém na área de departamento pessoal não tenho muito conhecimento, estou com algumas dúvidas.

1 - No Contrato Social foi feito com os 2 serem Sócio-Administradores, porém eu quero de início abrir mão do meu Pro-Labore, posso? ou tenho obrigatoriedade em retirar?

2 - Para o outro sócio, decidimos que ele vai retirar o Pro-Labore dele normal, então, todos os meses ele deve fazer o calculo de retenção do INSS 11% (tabela) sobre o valor de retirada de Pro-Labore e recolher da Guia GPS, e também informar o sistema GFIP/SEFIP a contribuição do INSS do sócio:

A - Devo informar a GFIP/SEFIP a minha condição de não retirada de Pro-labore (por isso valores zero de INSS) ?, ou só informar a GFIP/SEFIP quando eu realmente for retirar Pro-Labore e Contribuir ao INSS?

B - A empresa é obrigada à Contribuir FGTS do Sócio Administrador (que recebe Pro Labore)? ou se o sócio administrador não fazer questão de ter FGTS a empresa não é obrigada a pagar? E no meu caso como eu fico, a minha empresa é obrigada a contribuir ao FGTS para mim, mesmo eu não fazendo questão de receber o meu Pro-Labore?

3 - No recolhimento do Imposto Retido na Fonte do Sócio (que tem retirada certa de Pro-Labore), devo calcular o valor conforme (tabela) e recolher em DARF e no ano subsequente devo informar a DIRF o valor de retenção do Imposto de Renda Retido na Fonte do Sócio que retira Pro-Labore, é isso mesmo os procedimentos?

4 - Devo informar a DIRF os valores pagos de Distribuição de Lucros no final do Período de cada sócio, mesmo sendo isento de IR?