Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 50

acessos 97.439

Erro que impede validação da ECF: bloco M410

GINA

Gina

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 10:57

pessoal estou tendo um problema na hora de validar a ecf de uma empresa do lucro real que teve prejuizo durante onze meses subsequentes, realizei inúmeras tentativas e continua dando o mesmo problema. estou realizando o seguinte procedimento :
importo escrituração contábil (programa contábil) já referenciada para o validador> recupero dados da ecd> valido e da erro ref. a m410 no e-lalur e e-lacs. >crio o m010 no e-lacs e no e-lalur (coloco como codigo de lançamento :lucro antes do irpj/csll)>realizo o lançamento, no lançamento mensal indico como pf (prejuízo do exercício) em todos os meses para o e-lalur e base de calculo negativo para o e-lacs, pois a empresa apura o irpj anualmente más mensalmente paga irpj por balancete de suspensão, minha versão é a 1.0.5 atualizei faz pouco tempo, não mais o que fazer..
os erros gerados são: base de cálculo negativa antes da compensação de bc negativa de períodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referente à base de cálculo negativa do próprio período na parte b do e-lacs/ o prejuízo fiscal após as compensações do período deve ser igual ao valor registrado na conta referente ao prejuízo fiscal do próprio período na parte b do e-lalur.
se alguém puder me ajudar desde já agradeço.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 17:56

tentem o seguinte, não tenho nenhuma lucro real com balanço anual, mas vamos lá

atentem apenas que no LALUR e no LACS são informandos "quase" iguais

NO LALUR -> PF -> prejuizo fiscal
NO LACS -> BC -> Base negativa

os demais lançamentos são identicos

1) ANOTEM os valores de lucros/prejuizos correspondentes nos DRE - ANUAL e os mensais

digamos o seguinte como se o ano fosse SOMENTE 2 meses

prejuizo anterior: 1.000,00
prejuizo JAN 100,00
prejuizo FEV 250,00

prejuizo no ano: 350,00




abertura da conta no Parte B : 1 - Prrejuizo anterior 31/12/2013 R$ 1.000,00 tipo "D"

lançamentos que nao influenciam na parte A

aba ANUAL

tipo: 1 prejuizo
valor : 350,00
PF ou BC ( PF para o IR ) (BC para a CSLL )
historico
N


aba JAN

tipo: 1 - prejuizo
valor : 100,00
PF ou BC ( PF para o IR ) (BC para a CSLL )
historico
N


aba FEV

tipo: 1 - prejuizo
valor : 250,00
PF ou BC ( PF para o IR ) (BC para a CSLL )
historico
N



PREJUIZO FINAL : 1350,00

SE NUM DOS LANÇAMENTOS for invertido PF ou BC ou vice versa realmente vai erro


espero ter ajudado


Márlus

Washington Louback

Washington Louback

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 14:21

Boa tarde a todos, fiz os procedimentos que o Márlus citou acima e continua os mesmo erros, alem da parte B os amigos lançam os prejuízos em algum outro campo alem do que já consta no resultado do DRE ? No meu caso as empresas são lucro real, apuração trimestral.

GINA

Gina

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 15:02

boa tarde hidjardes, por gentileza como conseguiu ?
se me flar seria de grande ajuda.. sobre o link ja tinha entrado la antes, a minha empresa apura balancete de supensão durante os doze meses podendo antecipar o imposto: irpj, csll. . so tive em janeiro lucro. na orientação do sped esta:
- criar uma conta de prejuízos fiscais de períodos anteriores no registro m010.
- registrar o saldo do prejuízo fiscal do período no registro m410 (colocar o indicador de lançamanto como “pf” – prejuízo do período).


voce criou dentro do programa da ecf ou no seu programa contabil para depois exportar? e os saldos pra lançar, vi que pode lançar nos doze meses inclusive o anual, voce lançou o valor cumulativo , tipo prejuizo em janeiro (15.000,00) /fevereiro (5.000,00) mas no m410 coloquei 20.000,00 ou so do mês, e esse valor que voce colocou no m410 voce puxou de dentro do validador dos dados da ecf , se sim de qual registro (m) e nome da conta, o meu tinha puxado o valor de prejuizo no m300 para iprj e m350 para csll a primeira linha lucro antes do irpj (codigo 2) , e na csll : lucro antes da csll (codigo 2).
sei que sao muitas perguntas mas recorri a tantos lugares.. q to quase ficando careca..e nao sei o q fazer
desde já agradeço ....

Hildjardes Bastos

Hildjardes Bastos

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 15:44

boa tarde Gina

criei no próprio programa da ECF
No M010, você criara um registro para cada mês que ocorreu o prejuizo, após criar esses registros, no M410, você colocará o valor dos prejuízos já ajustados pelas adições e exclusões acumulados do período, o mesmo que aparece no M300 na linha 169.

Se tiver outra forma que eu possa lhe ajudar estou a disposição.

GINA

Gina

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 16:17

Como voce preencheu o registro M010?
Codigo da conta : coloquei codigo qualquer
descrição : prejuizo no mes
data da criação: coloquei 31.12.2014 e 31.12.2013 para o prejuizo do ano anterior
codigo de lançamento de origem da conta: ???? qual seria o certo?
Debito = para valores que reduzem o lucro real

**Pelo q entendi teria que fazer 12 registros no M010 certo? e ai no M410 puxar cada codigo de conta de lançamento um a um para cada mes e lançar o valor da linha 169 certo?
No mes que deu lucro nao é necessário certo?
Agradeço a atenção

Hildjardes Bastos

Hildjardes Bastos

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 21:03

No registro M010, você deve criar um pra cada mês do prejuízo com a data do mês que deu o prejuízo, por exemplo se deu prejuízo no mês de março, criar um registro com 31/03/2014, o código de lançamento deixei em branco pois não é obrigatório. e no M410 lançar exatamente da forma que citou. Fiz esse procedimento e validou sem erros e nem advertências.

se tiver e preferir outra forma que eu possa entrar em contato contigo é mais fácil

Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 09:09

Bom dia,

alguém pode me ajudar?

tenho uma empresa Lucro Real que está dando o seguinte erro:

" A Base de calculo negativa antes da compensação de bc negativa de periodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referencial à base de calculo negativa do próprio periodo na parte B do e-lacs.

GINA

Gina

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 13:58

Hildjardes boa tarde !!
Obrigado pela ajuda se não fosse voce estaria ainda na mesma, depois da orientação fornecida os meus erros foram de 24 para 2, ai que ta ...deu os seguintes erros:

A Base de Cálculo negativa antes da compensação de BC negativa de períodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referente à base de cálculo negativa do próprio período na parte B do e-LACS. |M030|01012014|31122014|A00| , o erro do irpj ( e-lalur deu igual).

Preenchi os doze meses,depois os treze inclusive ( anual) tentei validar até sem o mes de dezembro pensando que o erro era por sei la em dois registro ter o mesmo valor acumulado..Será que esta faltando alguma coisa.
Grata..

Fernando Braga

Fernando Braga

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 15:10

Boa tarde pessoal!

Estava com esse mesmo erro.

Procurando-o achei um valor INDEVIDO no registro M300, linha 345 (após conferencia notei que era erro de geração de arquivo, sujeira)

|M300|345|LUCRO REAL APÓS A COMPENSAÇÃO DOS PREJUÍZOS DO PRÓPRIO PERÍODO DE APURAÇÃO|L||0||

Apaguei o valor no validador e os erros sumiram.

Espero que possa ajudar.

ANDREIA APARECIDA SOARES

Andreia Aparecida Soares

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 22:16

Boa Noite,
Caros colegas.
Estou com a seguinte duvida, no bloco M da Ecf Registro M010 faço o cadastro identificaçao da contas no caso de prejuizo tenho que cadastrar cada período e prejuizo anteriores / compensaçao de prejuizos ? Irpj e csll e despesas indedutiveis para lancar na parte a, e no caso da compensaçao de prejuizo o indicador sera DB ?
Obrigada.

ALEXANDRE DE OLIVEIRA ALVES

Alexandre de Oliveira Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 11:44

Pessoal,

Estou com um erro no registro M410 : Prejuízo fiscal após as compensações do período deve ser igual ao valor registrado na conta referente ao prejuízo fiscal do próprio período na parte B do e-LAULUR , isso no primeiro trimestre, só que neste trimestre eu tive lucro. Como o PVA quer que eu informe o valor do prejuízo se eu tive lucro? já tentem informar o valor zerado mesmo assim o erro persiste. Acabei de baixar a versão 1.0.6 do PVA e o erro persiste. Alguém sabe o que fazer que possa me ajudar?

Ferreira

Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 10:41

Bom dia a todos!

Sou novo por aqui. Acabei de me cadastrar e estou com o mesmo problema da "Base de Cálculo Negativa antes da compensação de BC de períodos anteriores ..."

Segui orientação do site da Receita "Perguntas e Resposta". Criei a conta no M010, depois cadastrei o saldo no M410 mas continua dando o mesmo erro quando mando validar. Acho que fiz alguma coisa errada. Já pesquisei em tudo quando é matéria na net e o melhor conteúdo que encontrei foi aqui. Se alguém puder dar mais detalhes, fico imensamente agradecido.

sds!

Clayton Antonio Braguim

Clayton Antonio Braguim

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 10:45

Bom Dia,

Nossa versão hoje é a 1.0.6

Fiquei esse mês 8 inteiro com esse erro nas minhas lucro real / trimestral.

Hoje resolvi deletar a parte b do lalur e da lacs inteira e fazer tudo novamente.

Não é que deu certo e passou.

Fiz exatamente o que os colegas acima indicaram, ( era o que eu já havia feito más não passava).
Criei as contas de Prejuizo Fiscal no lalur e BC Negativa na Lacs, uma para anteriores e uma para cada trimestre de 2014, no reg M010.
No registro M410 fiz os lançamentos nos respectivos trimestres, utilizando o "indicador do lançamento" BC - Para lacs e PF para lalur.
Atualizei a compensação do 3º e 4º trimestre pois estava com lucro, na própria parte A clicando em cima do valor da compensação e lançando a crédito.
Conferi os saldos no reg m500.
Depois disso validou.

Então pode ser que compense deletar toda a parte b do lalur e da lacs e fazer de novo, mesmo que tenha certeza que está certo.
" efetuei todo o precedimento manualmente dentro da ECF "
No meu caso deu certo.

Att!!!

Ferreira

Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 16:19

Consegui. Não precisei apagar a parte B. Apenas lancei os mesmos valores que estavam negativos como manda a orientação do site da Receita Federal. Na verdade, eu não estava entendendo bem como mexer no validador. Mas agora está tudo resolvido.

Obrigado !!!

sds!

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 17:39

Boa tarde a todos.

Estou fazendo uma ECF de uma empresa, onde a mesma possui registrado na parte B do seu Lalur, um deságio na integralização de capital.
Como devo fazer este lançamento no bloco M010? A empresa não vai realizar ele neste ano não, porem este saldo tem que ficar registrado para uma futura realização. Algum Colega do Fórum pode me ajudar?

Ana Carolina

Ana Carolina

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 10:11

Hildjardes bom dia !!



Você pode me ajudar?

Me aparece dois erros são dois erros:

A Base de Cálculo negativa antes da compensação de BC negativa de períodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referente à base de cálculo negativa do próprio período na parte B do e-LACS.

M030|01012014|31032014|T01|


O Prejuízo fiscal após as compensações do período deve ser igual ao valor registrado na conta referente ao prejuízo fiscal do próprio período na parte B do e- LALUR

M030|01012014|31032014|T01| , o erro do irpj ( e-lalur deu igual).




Grata..


Ana Carolina

e-mail : @Oculto ou
@Oculto

ANDERSON DE ANDRADE

Anderson de Andrade

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 11:02

Alexandre de Oliveira Alves.

bom dia!

vc conseguiu resolver?
estou com o mesmo erro, do M410 para o 1 Trim onde obtive lucro.
já fiz vários testes de lançamentos, passos do site da receita, e não consigo resolver.
se tiver alguem que possa ajudar, agradeço.

Marco

Marco

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 11:03

Bom dia

Acabei de instalar a versão 1.0.6.2 do PVA e o erro no primeiro trimestre continua. Estou com uma escrituração Lucro Real Trimestral. Nos 4 trimestres resultou em prejuizo. Já fiz os registros no m010 e M410. Mas continua o erro no IR e na CS somente no primeiro trimestre.

Não consigo resolver.

Já li e executei as dicas deste e outros foruns, mas não obtenho solução.

Alguém tem uma outro sugestão?

Obrigado pessoal.

@Oculto

ANDERSON DE ANDRADE

Anderson de Andrade

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 11:30

Pessoal, consegui ajustar o meu.
estou usando a versão 1.0.6.2

no meu caso é trimestral, onde no primeiro trimestre dava erro, e eu tinha lucro.

ficou da seguinte forma

no Lalur - Parte B - Registro M010
um lançamento com o prejuizo do final do ano 2013 com a data de criação 31/12/2013
outro lançamento com saldo de 0,00 de inicial 2014 com a data de criação 01/01/2014

no Registro M410
no primeiro trimestre, que obtive lucro, não inseri nada, está em branco.

no Registro M500 (demonstrativo)
no primeiro trimestre, ficou com o saldo inicial (preju 31/12/2013) e no campo Lançamento da Parte A o valor do Registro M300 codigo 173

Já no Lacs, a única diferença é no Registro M010
só tenho um lançamento, com o prejuizo final de 2013 com a data de criação 31/12/2013

assim consegui validar, assinar e enviar. ufaaa
espero ter ajudado.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.