x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 6.077

Duvida ECF - elaboração do e-lalur

Valmir Martins

Valmir Martins

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2015 | 14:57

Pessoal, estou com dificuldade para incluir as informações no e-lalur dentro do Sped ECF. Sou lucro real e apuro o Imposto de Renda Anual. Durante o exercício de 2014, alguns meses tive prejuízo mas o resultado anual foi positivo. Preciso demonstrar mês a mês os lucros ou prejuízos ou pode ser somente anual? Caso tenha que demonstrar mês a mês os relacionamentos das contas de adições e exclusões faz-se necessário mês a mês? Além do manual do ECF, alguém tem algum material que possa me ajudar?

Obrigado

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 07:57

Bom dia Valmir!

Durante o exercício de 2014, alguns meses tive prejuízo mas o resultado anual foi positivo. Preciso demonstrar mês a mês os lucros ou prejuízos ou pode ser somente anual? Caso tenha que demonstrar mês a mês os relacionamentos das contas de adições e exclusões faz-se necessário mês a mês?


O grande problema desse ECF é que quem elaborou ele devia estar no hospício.
Você diz que teve Lucro como Resultado, então você na Parte A do LALUR tem que fazer as adições e exclusões e também fazer o mesmo na Parte B do LALUR das contas que são controladas ela CSLL.

Seguinte, qual o resultado acumulado no final do período? Lucro ou Prejuízo?

Você vai colocar no Registro M010 -> Saldo Anterior (Lucro ou prejuízo)
Depois vai criar no Registro M010 -> Resultado do Exercício -> COM VALOR 0 (ZERO)

Aí você vai no Registro M410 -> SALDO ANTERIOR -> 0 (ZERO)
NO MESMO REGISTRO M410 -> RESULTADO EXERCÍCIO -> O valor do Resultado Final do Ano de 2014
Os 2 Registros apenas na aba ANUAL

no eLACS é a mesma coisa.

Eu fiz assim e deu certo minha ECF.

Agora Imagina o tempo que eu levei para descobrir isso?


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
ROGERIO GONCALVES MARTINS

Rogerio Goncalves Martins

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 08:36

segue o link


https://www.youtube.com/channel/UC2mAL5p2vfjXi10X4OqRS-A


https://www.youtube.com/watch?v=oTSALjOVrio



Eduardo, bom dia


se seu lucro real é anual, terá balanço e DRE para todos os meses que você marcou que recolheu por estimativa pois é com base no balanço que foram calculados IR e CS. sem os balanços não tem como fazer o calculo, por isso vai mês a mês sim.
O Único mês ou meses que não terá balanço é quando você marcar por Receita Bruta.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 09:18

Bom dia Rogério Gonçalves!

O meu é Lucro Real Anual, mas eu faço balancete de suspensão mensal.

Eu também achava que tinha que colocar os resultados mensais fiz isso.. mas aí dava erros...
Eu terei na próxima 4ª Feira, uma AUDITORIA da TOTVS e IOB, com uma ferramenta deles e aí vou ver e posso dar melhores detalhes, mas pelo menos meu ECF está validado... ou seja....não perderei o prazo de entrega, pois como falei, quem criu esse ECF deveria estar no hospício, amarrado e sedado.

Depois da Auditoria, postarei aqui neste tópico.

Obs: Eu tentei ver o vídeo e não está disponível.. Valmir.. como você conseguiu ve-lo?????


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Valmir Martins

Valmir Martins

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 09:45

Eduardo,

Abra a pagina do YOU Tube e depois digite somente o título do vídeo, conforme abaixo.
O vídeo aparece "ECF LUCRO REAL COMO GERAR" por Rogerio Gonçalves. (Procure na primeira pagina)


watch?v=otsaljovrio

abs

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 10:42

Colegas,

No IRPJ Anual por balancete de suspensão e redução, os meses devem ser preenchidos sempre de forma acumuladas.
Onde:
Janeiro = Janeiro
Fevereiro = Janeiro + Fevereiro

E por aí vai.

No mês que você optar pela estimativa, aí sim é só a visão MÊS, mas o registro é outro.

A respeito dos vídeos, o problema é no Fórum. Note que quando você cola uma URL com alguma letra maiúscula o Fórum automaticamente deixa tudo minúscula, aí dá erro.

ROGERIO GONCALVES MARTINS

Rogerio Goncalves Martins

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 10:47

Eduardo


também gero ECF no Totvs Protheus..... esse sim é o carma da vida de contador, protheus e um lixo na contabilidade, na parte fiscal, na folha, uso totvs a 10 anos e meu sonho e abandonar esse software...... hoje so tenho 2 clientes que usam, um 2014 foi o ultimo ano e o outro graças a Deus ja se convenceu que em Janeiro de 2016 estaremos usando a MasterMaq.

Após o desabafo vamos lá.....

Sendo lucro real, todos os meses que teve recolhimento com base no balancente, eles devem ir para a ECF. Os meses que houve recolhimento por estimativa não vai. Se conseguir ver o video la eu mostro isso.
No Totvs na hora de gerar a escrituração la na Central da Escrituração tem alguns parametros que voce deve preencher pro sistema entender se no mes foi estimativa ou balancete.
NO passo 5 no Totvs - Forma de Tributação do Periodo = voce coloca RRRR
Forma da Apuração da Estiamtiva = voce coloca BBBBBBBBBBBB, onde cada B é um mes e B = Recohimento por Balanço, caso queira mudar para recolhimento por REceita basta substituir o B por E no mes respectivo.


Abraços

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 12:43

Boa tarde Rogério!

Grças a Deus eu não utilizo o Totvs.. apenas compramos deles o programa "Inteligência Fiscal" que me auxilia fazendo uma auditoria nos meus SPED e SIntegra.

Quanto eu citei a Totvs, é porque do ECF eu não tenho, mas eles vão disponibilizar para mim, no dia 24 via remota, ou seja, vou acompanhar tudo daqui mesmo.

Essa "Inteligencia Fiscal" me ajuda muito, principalmente no SPED Fiscal e no Contribuições, principalmente na parte que toca as NCM e aproveitamento ou não de créditos de ICMS, PIS, COFINS.

Eu faço, como citei, "Balancete de Suspensão" mensal, e deu prejuízos em 9 meses e lucro em 3, mas os lucro foram absorvidos pela B.C Negativa da CSLL, ou seja, eu não tenho nenhum recolhimento de IRPJ e CSLL em 2014.

Por este motivo, eu apenas preenchi as abas "ANUAL" nos Registros M010 e M410 e meu ECF está validado..

Tenho "Advertências" que estou tentando arrumar...


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.