x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 9.493

FGTS Doméstica sem cadastro no PIS

Adailton José Lourenço Emerick da Cunha

Adailton José Lourenço Emerick da Cunha

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Eletricista
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 10:00

Pessoal.

Bom dia.

Não sou contador e estou buscando uma orientação adicional.

Tinha uma empregada doméstica desde Outubro de 2013. Naquele tempo optei por pagar o FGTS dela e como não havia o sistema online, efetuei o pagamento do FGTS de Outubro, Novembro e Dezembro usando a GFIP impressa (Formulário de Papelaria).

Em Janeiro de 2014 eu recebi uma correspondência da caixa com o formulário GFIP preenchido com os meus dados e do empregado, deixando apenas os campos de valor para serem preenchidos para pagamento, mas como havia sido criado o módulo de emissão da GFIP online, passei a emitir por lá.

Ocorre que efetuei a dispensa dela no mês de julho/2015 e agora, descobrimos que o número que utilizei para pagamento do FGTS não era o número do PIS, mas apenas o número de cadastro no INSS (CNIS, acredito). Fui orientado a emitir um certificado digital para fazer o cadastro dela no PIS e emitir uma RTD para corrigir os dados, mas para emitir o certificado com a minha matrícula CEI (que foi gerada no ESOCIAL) , eu preciso de um comprovante dessa inscrição, o que não estou conseguindo em lugar nenhum (e o Esocial está indisponível, devido à mudança na legislação).

Fui a um contador para tentar facilitar este processo, mas ele também me solicitou esta comprovação do CEI. O fato é que a empregada está sem receber o FGTS por esse motivo. Alguém tem uma dica de como eu poderia resolver esta situação?

Se eu emitir o certificado digital apenas com o CPF eu posso fazer o cadastro dela no PIS como doméstica e então ?

Obrigado,

Adailton

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 17:35

Adailton José Lourenço Emerick da Cunha