x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 19

acessos 2.287

Imposto de Renda Retido na Fonte Pessoa física

DOUGLAS BORGES

Douglas Borges

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 16:38

Juscelio Lima da Silva , boa tarde!

Você deve entrar no site da receita federal e verificar o que está de errado em sua declaração, normalmente eles pegam algum valor que você recebeu e não declarou, assim, você conseguirá ajustar a sua declaração e enviar como retificadora (no programa do imposto de renda) .
Para acessar, é só entrar no site e ir para extrato do imposto de renda e seguir os passos para gerar seu acesso, caso você tenha e-CPF é muito mais fácil, senão terá que gerar um código de acesso.

Espero ter ajudado

Douglas
folhasp.net

Juscelio Lima da Silva

Juscelio Lima da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 10:26

Bom dia, Douglas.

Obrigado pelo retorno. Douglas, coloque a esposa como dependente para baixar a base de calculo das deduções, neste caso eu tenho que tirar a esposa e retificar a declaração mas vai gerar uma darf a pagar, devo pagar este darf?

Juscelio Lima

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 13:29

Boa tarde Juscelino

Se você retirar a esposa como sua dependente na sua Declaração e ela (esposa) não está obrigada a apresentar a DIRPF você tem duas alternativas:

1 - Elabora e transmite a DIRPF dela (não há multa pelo atraso porque ela é desobrigada da apresentação da DIRPF).

2 - Simplesmente não a transmite.

A retificação de sua DIRPF não gera multa, entretanto se com a retirada de sua esposa como sua dependente, houver imposto a ser pago, deve ser pago (sim) com os acréscimos legais.

,,,

Juscelio Lima da Silva

Juscelio Lima da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 8 anos Domingo | 13 setembro 2015 | 12:02

Bom dia, a todos.

Minha esposa estava trabalhando e era registrada, neste cosa tenho que colocar a renda dela para somar com a minha? ou é mais fáscio simples mente tirar ela da declaração?

grato

Juscelio

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Domingo | 13 setembro 2015 | 21:38

Boa noite Juscelio,

Quem deve decidir isto é você, faça uma simulação incluindo (e não incluindo) sua esposa como sua dependente. Verifique qual é a alternativa mais vantajosa e utilize-a.

...

Juscelio Lima da Silva

Juscelio Lima da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 8 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 14:30

Boa tarde, a todos.

Na primeira declaração eu coloque o valor de despesa com instruções, como eu fiz esta declaração na escola, não me lembro onde é o campo que devo colocar esta informação, alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço a atenção de todos Obrigado.

Juscelio

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 14:46

Boa tarde Juscelio

As despesas com instrução devem ser informadas/declaradas na ficha "Pagamentos Efetuados".

...

Juscelio Lima da Silva

Juscelio Lima da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 8 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 17:17

Saulo, boa tarde.

Gostaria de mais uma informação, como essa informações é para retificar minha declaração do IRPF de 2012, no caso de ter recebido a restituição daquele ano e fazer esta retificação e pagar o darf já fico certo com a RFB?

juscelio

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 20:46

Boa noite Juscelino,

...essa informações é para retificar minha declaração do IRPF de 2012, no caso de ter recebido a restituição daquele ano e fazer esta retificação e pagar o darf já fico certo com a RFB?

Não entendi.

Se você já recebeu a restituição não ficou em malha fina.

Se não ficou em malha fina, não deve retificar nada.

Se retificar aumentando despesas não haverá DAEF a ser pago, pois a restituição será maior.

Na verdade não entendi qual é sua real intenção, já que não há necessidade de retificar a declaração e muito menos de pagar imposto já que você inclusive recebeu a restituição devida.

...

Juscelio Lima da Silva

Juscelio Lima da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 11:28

Bom dia, Saulo.

Como tinha informado no inicio, coloquei minha esposa como dependente, mas não coloquei a renda dela, por isso fui pego na malha fina. Eu recebi uma notificação que omiti valores, tem como tirar ela da declaração e retificar normalmente? Apos pagar o darf fico certo com a RFB. e esta notificação posso desconsiderar?

Juscelio.

DOUGLAS BORGES

Douglas Borges

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 12:42

Juscelio Lima da Silva, boa tarde!

Você pode retirar a sua esposa de dependente na declaração retificadora e, quando você fizer a alteração e o imposto for a pagar, você irá emitir a guia e recolher, depois sua situação junto a RFB estará regularizada.

Atenciosamente.

Douglas
folhasp.net

Juliana M. A.

Juliana M. A.

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Financeiro
há 8 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2015 | 14:44

boa tarde,
gostaria de informação por favor.

fiz o ir do meu pai, e coloquei como dependente minha madrasta, mas esqueci de colocar os rendimentos dela, porém meu pai recebeu uma notificação que não foi informado os rendimentos e explicando como arrumar. fiz declaração retificadora e enviei, porém deu imposto devido.
posso fazer outra declaração retificadora tirando minha madrasta como dependente? os rendimentos dela não atinge o valor obrigatório.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2015 | 07:36

Bom dia Juliana

Você pode efetuar quantas declarações retificadoras forem necessárias desde que não estejam sob nenhum procedimento de oficio.

Retifique-a e exclua a dependente em questão.

...

Juliana M. A.

Juliana M. A.

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Financeiro
há 8 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2015 | 08:34

Bom dia Saulo,

Como fico sabendo se esta sob procedimento de oficio?
E eu excluindo da imposto a restituir, daí como a retificada anterior deu imposto devido não fica nenhum imposto em aberto não?


Obrigada!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 27 novembro 2015 | 09:15

Bom dia Juliana

Nestes casos você receberá uma notificação por escrito ou em sua Caixa Postal (no eCAC) já cobrando o imposto, ou seja com o imposto lançado de oficio. Se isto não aconteceu não houve qualquer procedimento.

Quanto ao imposto a restituir ou o devido, você deve observar como fica antes de promover e transmitir a retificação.

...

Juscelio Lima da Silva

Juscelio Lima da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 14:22

Boa tarde a todos!

Meu colega, não entregou a declaração no ano passado, ele pode estar entregado agora? Sendo que o ano do exercício de 2014.

Atenciosamente. Juscelio Lima

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 19:41

Boa noite Juscelio,

Pode apresentar, sim.

Entretanto se estava obrigado a apresentação estará sujeito a multa de R$ 165,74

Se não era obrigado, não haverá multa.

....

Juscelio Lima da Silva

Juscelio Lima da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 12:04

Boa tarde a todos!

Preciso de uma ajuda, tenho uma declaração do imposto de renda 2016, a ser feita mas estou com duvida, por que ele é de nacionalidade estrangeira. do (HAITI) ele manda dinheiro para seus filhos que estão la, nesse caso do vou precisar ?

Desde já agradeço a todos .

Att. Juscelio Lima

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.