x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 817

Inventário Fiscal diferente do Contábil

Kelem de amorim

Kelem de Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 09:04

Bom dia a todos!

Como proceder um ajuste de inventário na contabilidade quando o total de mercadorias esta correta mas os valores não coincidem com o que foi informado pelo sistema fiscal da empresa?

Ex. empresa possui tanto estoque de terceiros com proprios porém não foram informados na contabilidade os estoques de terceiros, uma vez que, não fazem parte do patrimonio da empresa. Mas no fiscal eles foram informados, Só aí já há advertência em valores.

Outro detalhe é que a empresa sempre utiliza para apurar os valores finais do estoque o valor da última compra e não a média, fazendo com que o sistema fiscal fique diferente do contábil.

Alguém poderia me ajudar nesse problemão.

Marcos Jory

Marcos Jory

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 12 setembro 2015 | 16:22

Kelem

Se são estoques de terceiros devem ser contabilizados de forma segregada apenas nos casos de " consignação".

Caso contrário, o controle é extracontábil ou em contas de compensação.

Sugiro que faça um novo inventário físico e faça os ajustes lançando em contrapartida CMV.

Se houver um inventário de 2014 faça os ajustes em exercícios anteriores anteriores para diminuir os impactos da apuração em 2015.

Adotar o último valor para custo dos estoques é considerar o método UEPS que não permitido pela RIR. Os parâmetros do sistema deve ser revisto.


Abraço,

Marcos Jory
Contador - BH/MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.