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Termo de Responsabilidade

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2006 | 10:58

Bom dia Cláudia,

Me chamou atenção seu pedido...

Desconheço a existência de um Termo neste sentido.

Diga-me, o que o Contador fará com este Termo de Responsabilidade?

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2006 | 11:23

Olá Cláudia: O profissional poderá fazer constar no Contrato de Prestação de Serviços uma cláusula onde o mesmo só se responsabiliza pela contabilização dos documentos que lhe forem entregues em época própria, e de forma que os mesmos sejam protocolados.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2006 | 14:28

Boa tarde Claudia,

Declarações e Termos de Responsabilidades neste sentido em verdade servem como prova da conivência do Contador. Vale dizer que você sabia da omissão de Receitas que ocasionou a "falta" de Caixa mencionada. Tanto sabia que cuidou para que a responsabilidade fosse assumida pelo sócio da empresa em questão, procurando isentar-se.

Além disto, não se pode transferir a responsabilidade de uma contabilidade mal feita (dados e receitas omissas) para o sócio da empresa, mesmo todos sabendo que é ele o responsável por isto. Havendo fiscalização e conseqüente penalidade, ele vai simplesmente alegar que é leigo, desconhece o assunto e que paga ao Contador para que faça a "coisa certa".
Vale dizer que o "cuidado" que tomamos neste sentido, acaba servindo de prova contra nós outros. Se sabíamos que estava errado (e sabíamos, pois exigimos a referida Declaração) então não deveríamos ter dado continuidade a contabilidade.

Qual (então) a atitude a ser tomada?
Como disse o Paulo, Fazer constar no Contrato de Prestação de Serviços Contábeis a obrigação e conseqüente responsabilidade dos sócios da empresa pela entrega da documentação idônea em tempo hábil para que seja contabilizada.

E em casos como o que lhe acontece agora, comunicar (por escrito) a empresa alertando para a responsabilidade mencionada no Contrato e notificando da paralisação dos trabalhos até que você tenha condições de continuá-los.

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