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Termo de Responsabilidade

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Cláudia Francisca

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 25 de outubro de 2006 às 10:44:00
Será que alguém teria algum modelo de termo de responsabilidade aonde o Empresário se responsabilize totalmente pela falta de caixa de sua empresa, tirando a responsabilidade do contador...
Saulo Heusi

Usuário VIP

postada em: Quarta-Feira, 25 de outubro de 2006 às 10:58:00
Bom dia Cláudia,

Me chamou atenção seu pedido...

Desconheço a existência de um Termo neste sentido.

Diga-me, o que o Contador fará com este Termo de Responsabilidade?
Cláudia Francisca

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 25 de outubro de 2006 às 11:07:00
Saulo Heusi,

Na realidade gostaria de transferir a responsabilidade do Empresário referente as informações omitidas para escrituração do livro caixa, pois utilizei todos os meios possíveis para atingir tal objetivo.
Paulo da Costa Machado

Usuário Estrela Dourada

postada em: Quarta-Feira, 25 de outubro de 2006 às 11:23:00
Olá Cláudia: O profissional poderá fazer constar no Contrato de Prestação de Serviços uma cláusula onde o mesmo só se responsabiliza pela contabilização dos documentos que lhe forem entregues em época própria, e de forma que os mesmos sejam protocolados.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Cláudia Francisca

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 25 de outubro de 2006 às 12:59:00
Muito Obrigado,
Paulo e Saulo Heusi..

E tenham uma boa tarde
Saulo Heusi

Usuário VIP

postada em: Quarta-Feira, 25 de outubro de 2006 às 14:28:00
Boa tarde Claudia,

Declarações e Termos de Responsabilidades neste sentido em verdade servem como prova da conivência do Contador. Vale dizer que você sabia da omissão de Receitas que ocasionou a "falta" de Caixa mencionada. Tanto sabia que cuidou para que a responsabilidade fosse assumida pelo sócio da empresa em questão, procurando isentar-se.

Além disto, não se pode transferir a responsabilidade de uma contabilidade mal feita (dados e receitas omissas) para o sócio da empresa, mesmo todos sabendo que é ele o responsável por isto. Havendo fiscalização e conseqüente penalidade, ele vai simplesmente alegar que é leigo, desconhece o assunto e que paga ao Contador para que faça a "coisa certa".
Vale dizer que o "cuidado" que tomamos neste sentido, acaba servindo de prova contra nós outros. Se sabíamos que estava errado (e sabíamos, pois exigimos a referida Declaração) então não deveríamos ter dado continuidade a contabilidade.

Qual (então) a atitude a ser tomada?
Como disse o Paulo, Fazer constar no Contrato de Prestação de Serviços Contábeis a obrigação e conseqüente responsabilidade dos sócios da empresa pela entrega da documentação idônea em tempo hábil para que seja contabilizada.

E em casos como o que lhe acontece agora, comunicar (por escrito) a empresa alertando para a responsabilidade mencionada no Contrato e notificando da paralisação dos trabalhos até que você tenha condições de continuá-los.

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