x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.529

Valor depreciação

Larissa

Larissa

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 8 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 10:33

Bom dia,
Gostaria de saber qual o valor minimo para um bem ser depreciado; E se todo Ativo Imobilizado e Intangível é depreciado passando esse valor?
Desde ja,
Obrigada.

Lucas Rodrigues

Lucas Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 11:09

Bom dia Larissa,


Então, não existe um valor mínimo para um bem ser depreciado, oque existe é uma tabela do período total de depreciação ( http://www.mmcontabilidade.com.br/flash/taxasdepreciacao.htm ), nesse link tem a taxa anual de depreciação dos imobilizados.
A depreciação pode ser feita de varias formas, porém a que é aceita pela RFB é o método LINEAR, onde, o é depreciado em partes iguais.
Os intangíveis não são depreciados, porém alguns ativos intangíveis podem ser considerados imobilizados por estarem contidos em elementos que possuem substância física, como um disco / CD (como no caso de software), documentação jurídica (no caso de licença ou patente) ou em um filme.
Por exemplo, um software que compõe o próprio equipamento, isto é, se a máquina-ferramenta não funcionar sem esse software em específico, o mesmo deve ser considerado como parte integrante do equipamento, sendo tratado como ativo imobilizado. Outro exemplo que se enquadra nesse caso é o sistema operacional de um computador (Windows, Linux, MAC OS, entre outros) quando o mesmo for comercializado junto com o equipamento. Somente nesses casos vc deprecia junto com o imobilizado.

............................................................................................................................................................................................
Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade.
Epicuro
............................................................................................................................................................................................

Lucas Rodrigues
Téc. em Contabilidade

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 11:20

Corretas as considerações do colega Lucas. Só corrijo-o em um ponto:

Para o grupo do intangível, algumas contas sofrem sim a redução pela vida útil e o termo correto é "amortização".

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 11:45

Larissa

Conforme o colega Lucas Rodrigues mencionou, não há valor mínimo para depreciação, o que o RIR/99 determina é o valor máximo que pode ser "despesado" sem passar pelo ativo. Portanto, mesmo que um bem esteja abaixo desse valor, ele pode figurar no ativo. Porem isto fica a critério da empresa.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.