x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.203

Como contabilizar frete em atividade não fim?

Rubens Lerneh

Rubens Lerneh

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2006 | 09:59

Uma fábrica de plásticos adquiriu um caminhão para a compra de matéria-prima, mas para não ir pegar a mercadoria com o caminhão vazio, pretende fretar o mesmo na viagem de ida. Como devo proceder para contabilizar esse frete?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2006 | 10:26

Bom dia Rubens,

Se o transporte de cargas não esta incluso nas atividades da empresa, a receita relativa ao frete cobrado deve ser reconhecida como outras receitas eventuais.
É portanto uma receita não operacional e deve ser tributada pelas mesmas alíquotas que se sujeitam as atividades da empresa.

Não está totalmente correto, pois, a rigor a empresa não pode transportar cargas de terceiros, mas é um atenuante, haja vista que o fato é único e a empresa está reconhecendo a receita, mas isto não pode ser feito com habitualidade.

É conveniente que você exponha aos sócios da empresa a hipótese de se reconhecer o transporte de cargas como atividade secundária da empresa, pois, estes casos vão se tornar freqüentes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.