Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 954

depreciaçao inexistente

patricia rozeno de oliveira

Patricia Rozeno de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 10:27

Bom dia preciso de ajuda numa questao, um colega que fazia a contabilidade antes e só agora vi esse erro, uma empresa do lucro presumido vendeu um veiculo em 10/2010 e fez a venda normal valor menos a depreciaçao, só que a partir de novembro/2010 ate dezembro de 2014 continuou a deprecia-lo, nao consta o bem no imobilizado, mas tem a conta de depreciaçao, me ajudem num exemplo de como zerar essa depreciaçao pois ela nao existe, o valor dela é de 35.000,00, desde já agradeço a colaboraçao.

Cristiano Dela Vedova

Cristiano Dela Vedova

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 14:58

Boa tarde.

Conforme as informações que você apresentou essa depreciação foi considerada como despesa de forma indevida, sendo assim, a mesma influenciou diretamente a apuração do lucro/prejuízo desse período.

Para solucionar essa questão, você deve fazer o lançamento do saldo de 35.000,00 contra a conta de Lucros/Prejuízos Acumulados.

Até mais,

Cristiano.

Cristiano Dela Vedova

Cristiano Dela Vedova

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 16:21

Olá,

Você terá que fazer o lançamento na conta de Lucros Acumulados ou Prejuízos Acumulados, conforme consta ai na contabilidade dessa empresa, pois independente de ter dado prejuízo em 2014, o valor da despesa de depreciação influenciou também na apuração do resultado dos exercícios de 2010 a 2011.

Então, o correto é fazer o ajuste nessas contas que te passei, pois nelas foram registrados os lucros e/ou prejuízos apurados em todos os exercícios citados.

Até mais,


Cristiano.

patricia rozeno de oliveira

Patricia Rozeno de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 17:14

Olá Cristiano, desculpe ficar te enchendo, é que eu sou nova na contabilidade estava mais so ajudando a fazer alguns lançamentos e a pessoa
que fazia deu no pé sem dar satisfaçao ai sobrou a bronca pra mim, muita coisa tenho que ficar pesquisando, vc poderia me dar um exemplo,
pois no plano de contas esta assim
Classificaçao 2.3.04.001
Plano referencial 2.03.04.01
Conta 0 - Lucros ou Prejuizos acumulados na frente no saldo aparece o valor dos lucros acumulados
mas a conta nao tem numero como vou fazer esse lançamento?

Eduarda ECS

Eduarda Ecs

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 8 anos Sábado | 10 outubro 2015 | 18:52

Boa noite, pessoal,

Preciso de ajuda...

No caso de uma empresa que registrava depreciação, mas depois de um dado momento parou contabiliza-lá (sem atingir o valor do bem), preservando no balanço a depreciação acumulada (referente a exercícios anteriores), existe alguma previsão legal, ou implicação?

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.