Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 8.595

Recolhimento Inss retroativo de socio

Tatielen Bristot

Tatielen Bristot

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 10:34

Pessoal.. tenho uma empresa cliente nossa, ue possui 3 socios, sendo que nunca foi informado em gfip, nem recolhido inss para 1 desses socios.. ele é cotista, não é administrador... agora para fins de aposentadoria, ele gostaria de recolher ese tempo retroativo? Eu consgigo fazer isso? Será aceito pelo INSS?

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 10:42

Tatielen Bristot

Ele já recolher INSS alguma vez? Acho que, inicialmente seria interessante ele consultar no INSS qual a situação dele, quanto tempo recolhido, se é possível retroagir e até quando. Pelo site é possível recalcular retroativo a 05 anos...
As GFIPS terão que ser informadas mês a mês e as guias emitidas pelo site RFB.

Espero ter ajudado.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Tatielen Bristot

Tatielen Bristot

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 10:52

Ele entrou na empresa como socio em janeiro/2014, então tenho que fazer retroativo de janeiro até agora... e continuar recolhendo.. refaço a gfip e "marco" somente ele.. o valor do inss eu recalculo pelo site da Receita Federal..

ANA CAROLINA RODRIGUES TOMÉ

Ana Carolina Rodrigues Tomé

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 11:00

Você refaz a Gfip normalmente de todo o período incluindo ele, seria interessante que informasse os outros colaboradores e sócios na modalidade confirmação de informações anteriores, e ele na modalidade declaração ao fgts e previdência, depois é só recalcular o INSS .

Mayane Silveira Moré

Mayane Silveira Moré

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 25 julho 2016 | 16:56

Bom Dia!

Tenho um cliente que é sócio administrador da empresa e nunca recolheu INSS, será possível fazer o retroativo deste? Ele teve um AVC no final ano passado, se ele contribuir como retroativo e continuar recolhendo, posteriormente ele conseguirá dar entrada no auxilio doença?
Em quanto tempo, após começar a contribuir fica assegurado para auxilio doença? Ou aposentadoria por invalidez? Recolhendo alguns meses retroativos e alguns atuais, de julho para frente por exemplo, ele possivelmente terá direito ao beneficio?


att,

Time to move on!



Mayane Silveira Moré

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.