x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 121.426

CST 1102 ou 2102?

MURILO WELMER PAVIOTTI

Murilo Welmer Paviotti

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 15:45

Boa tarde.

Estou com uma dúvida na emissão de uma nota de venda onde o produto que vendo é importado porém eu compro de um fornecedor nacional, ou seja, meu fornecedor importa o produto e me vende e eu revendo.
Quando vou emitir a minha nota de venda, preciso colocar a origem da mercadoria e é nessa parte que surgiu minha dúvida.
O CST indicado para mim foi 1102 - compra de mercadoria importação direta, porém eu fiquei na dúvida senão seria 2102 - compra de mercadoria importada de fornecedor nacional, pois na nota de entrada dessa mercadoria o CST esta como 1102.

OBS. Minha empresa é optante pelo Simples Nacional.

Por favor me ajudem nessa questão, estou preocupado com as notas que emito.

Agradeço a atenção antecipadamente.

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 07:16

Olá Murilo, seu fornecedor fez a importação direta, ok, então ele emite a nota com a indicação 1 - Estrangeira - Importação direta, e você faz o lançamento como 2 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno. Então, entendo que o seu lançamento da cst deve ser 2102.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 07:44

Boom dia Murilo e Jeny!

VocÊs estão falando de CST ou CFOP? Onde vocês encontraram as tabelas de CST 1102 e 2102?


Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
MURILO WELMER PAVIOTTI

Murilo Welmer Paviotti

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 08:35

Bom dia Eduardo Molinari!

Para ser sincero pouco entendo sobre emissão de notas fiscais. Na nota de compra, o meu fornecedor emitiu o código 1102 no campo de CST.

No entanto a dúvida é qual código é o correto para emissão da minha nota de venda? Pois no sistema eu preciso dar a origem da mercadoria.

Se estiver errado a questão que coloquei sobre 1102 e 2102 me desculpe, não conheço do assunto abordado. Porém me ajude na questão do que devo informar na nota de saída levando em consideração o tramite do negócio conforme questionei anteriormente.

Agradeço a atenção sua e da Jenny P

lucas carneiro do nascimento

Lucas Carneiro do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 08:49

Eduardo bom dia!

1102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria DENTRO do seu estado.
2102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria FORA do seu estado.

5102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria DENTRO do seu estado.
6102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria FORA do seu estado.


5= Codigo Inicial para representar saida dentro do estado
6= Codigo Inicial para representar saida fora do estado

1=Codigo Inicial para representar entrada dentro do estado
2=Codigo Inicial para representar entrada fora do estado



Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 10:02

Até onde entendi a dúvida do Murilo não é de CFOP e SIM CSOSN, pois a empresa é simples nacional.
Entendo que tem de dar entrada na mercadoria com CSOSN 2102 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno.
O material é importado, mas não foi a empresa do murilo que importou, ele adquiriu internamente de outro fornecedor, esse sim, fez a importação, por isso destacou a CSOSN 1102, que é o 1 Estrangeira - Importação direta, e o 102 - Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito.

Portanto, a entrada da CSOSN desse material pelo murilo será 2102, que é o 2 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno, e o 102 - Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito.

vejam o link abaixo, tem explicação de CST e CSOSN:

http://ccentral.com.br/web/documentos/CST-CSOSN.pdf

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 12:57

Boa tarde Lucas!

Obrigado pelo retorno, mas só para esclarecimento à todos, como eu não mexo com empresas do Simples eu pensei que tanto o Murilo quanto a Jenny estavam falando de CFOP, por isso meu questionamento....

Mas é um código das empresas do SN (CSOSN) que eu não tinha entendido.... Vou agora me inteirar a sistemática fiscal das empresas do Simples Nacional. ..



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.