x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 17

acessos 46.440

Baixa de Imobilizado por desgate

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 15 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 16:34

Minha empresa possui alguns computadores velhos, alguns foram doados e outros totalmente descartados.
Porem o valor de aquisição ainda está no imobilizado.

Gostaria de saber como faço a contabilização desses 06 computadores que foram doados por 10,00 reais.

e dos outros 10 que estão guardados sem utilização?que estão totalmente depreciados mas inclusos ainda no Ativo.

Att.:

Nery Cardoso da S.Storni
Ass.Contabil Pleno

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 17:34

Nery Cardoso, boa tarde.

Dos bens obsoletos ou sucateaados.

Tratando-se de bens obsoletos, sucateados ou totalmente depreciados, deverão permanecer registrados contabilmente, pois a baixa contábil deve ser concomitante à baixa física do bem, ou seja, com sua efetiva saída do patrimônio da empresa, e o valor de alienação, caso haja valor econômico apurável, servirá para apuração da receita eventual ou do valor efetivo da perda.

O lançamento contabil poderá ser efetuado da seguinte forma.

Pela baixa da depreciação acumulada.

D - Depreciação Acumulada (Conta Redutora ou retificadora do Imobilizado)
C - Ouras receitas não operacionais (CR)

Agora Pela baixa do bem.

D - Outras despesas não despesas não operacionais (CR)
C - Imobilizado (Ativo Permanente)

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 17:50

Suzanne Avelina Maria Alves Ribeiro.

Gostaria de saber como faço a contabilização desses 06 computadores que foram doados por 10,00 reais.

pode lançar em receitas não dedútiveis

mas existe uma provisão p/ dar baixa no imobilizado que eu não sei lhe informar muito bem...

Nota 1: não existe receitas não dedutiveis.

Nota 2: sua resposta não satifaz a duvida do consulente, posto que talvez este se confunda mais ainda, dessa forma, sugiro que reveja melhor suas mensagens antes de postar.

O Forum, ainda que gratuíto, permite a troca de informações entre profissionais que aqui buscam refúgio para suas dúvidas, e a despeito disso, cabe a nós profissionais ao menos dar boas dicas e na ausência do saber ou entender, nos reservarmos ao silêncio.

Espero que entenda o verdadeiro espirito do Forum.

Em nome de todos os usuários do portal, agradecemos sua compreenção.

Grato.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
ANNE MONIKA HEIDRICH DUARTE

Anne Monika Heidrich Duarte

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 02:38

Suzanne,
para vc entender melhor a sua colocação, esta correto o Claudio. Olhe se não tem algo postado a respeito!. sua pergunta foi realmente mto confusa!. Mas como vc é iniciante ,....vamos te explicar um pouco mais claro: o ativo imobilizado obsoleto, sucata...., deve-se tirar uma nota fiscal com valor do que ele vale, pois sucata tem valor, então ...tire uma NF para o comprador, e obs o código de sucata, ou ativo obsoleto!!
e execute os lançamentos conforme o Claudio demonstra acima, ok!
Abraços
Anne

SUZANNE AVELINA MARIA ALVES RIBEIRO

Suzanne Avelina Maria Alves Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 11:06

Bom dia!!!
SR Claudio Rufino
eu sem querer troquei a nomenclatura da conta...
realmente o que eu quis dizer foi receitas não operacionais.
mil desculpas

outra coisa
estou vendo que a minha participação no fórum não está satisfazendo nem o sr nem o sr luís.
então para que fique melhor p/ todos peço encarecidamente que me exclua do forum como participante...
abços
fica com deus
SUZANNE

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 11:29

Suzanne Avelina Maria Alves Ribeiro.

Que fique muito bem claro, não é que sua participação esteja ou não esteja me satisfazendo ou de qualquer outro participante do Forum, mas você há de concordar, que suas postagens não satisfazem a dúvidas dos consulentes e em alguns casos são muito superficiais, veja voce mesmo todas as suas mensagens clicando aqui se puder leia você mesmo e compare... imagine, seu chefe lhe pergunta sobre um assunto e você responde...

"""mas existe uma provisão p/ dar baixa no imobilizado que eu não sei lhe informar muito bem...
""""
Como sabemos o Forum é de carater gratuíto, mas nem por isso vamos aqui postar nada sem fundamento.

Mais uma vez, o portal agradece sua compreenção.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
David R. S. Soares

David R. S. Soares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 12:12

Gostaria de saber como faço a contabilização desses 06 computadores que foram doados por 10,00 reais.


compreendi que, se foram doados por R$10,00, isso não é uma doação, mas sim uma venda. seria isso!?
ou esse foi o valor registrado de doação?!

e uma dúvida surgiu:

Tendo eu um bem totalmente depreciado, e faço a doação desse bem. Pela lógica, entendo que, como a depreciação já é uma redução da minha receita para tributação, dessa doação não poderei deduzir nada no meu IR, seria isso?!

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 15:11

David Rodrigues de Sousa Soares, boa tarde.

Quando houver valor econômico apurável o montante da alienação será computado como receita não operacional da empresa (RIR/1999, art. 305, §§ 1º e 4º).

Isso quer dizer que se há um bem, cujo valor contábil é de R$ 10.000 e a depreciação acumulada importa nos mesmos R$ 10.000., isso quer dizer que o bem já foi 100% depreciado ok? Ora, se o mesmo for vendido por 0.01(um centavo de real), você concorda que há um resultado não operacional positivo?

E sendo assim haverá tributação dos aludidos impostos.

Nota 1: Veja, longo dos meses foram feitas as depreciações, e essas serviram de despesas operacionais dedutiveis para apuração do Ir e da Csll, ok?

Nota 2: Nunca confunda venda com doação.

compreendi que, se foram doados por R$10,00, isso não é uma doação, mas sim uma venda. seria isso!?
ou esse foi o valor registrado de doação?!

Venda é venda e doação é doação e no caso acima foram feitas doações pelo valor simbolico de R$ 10,00

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
carlito chaves lopes

Carlito Chaves Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 16:57

boa tarde senhores (as),

Tenho uma dúvida sobre a baixa do imobilizado.

fizemos uma doação de 20 computadores, porem não emitimos nota fiscal e sim pedimos um recibo da empresa que recebeu a doação.

pergunto: posso baixar esses bens pelo recibo ou preciso realmente emitir a nota mesmo sendo doação?

Raul Vieira da Silva

Raul Vieira da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2010 | 12:38

Se não houver forma especial estabelecida pela legislação estadual ou municipal, serão considerados hábeis para a comprovação das despesas ou para a alienação e baixa de bem do seu Ativo Permanente os documentos de praxe, isto é, recibos, contratos etc., para proceder ao registro contábil.

Para fins de arrecadação do Imposto de Renda, fica o contribuinte sujeito a comprovar, em qualquer caso, pela forma estabelecida nas leis comerciais e fiscais, o ato ou fato econômico que serviu de base aos lançamentos contábeis.

O importante é que os documentos que suportam os registros e as transações sejam de idoneidade indiscutível.

(Parecer Normativo CST nº 10/1976 ).

Fred Valentim

Fred Valentim

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 8 março 2011 | 17:37

Senhores Boa Tarde,

Aproveitando o assunto, gostaria que os senhores me esclarecessem esta duvida, vou fazer uma doação de 2 computadores, 1 foi totalmente depreciado e outro foi depreciado 50% do seu valor como eu faço os lançamentos contábeis desta baixa.

Informação: o valor dos computadores e de $ 1.000,00, cada

Espero que os senhores me perdoem se não me expressei corretamente, mas tentaria melhorar em duvidas futuras

Desde já obrigado.

Jefferson de Bem Borges

Jefferson de Bem Borges

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 21:46

Boa noite caros participantes do Forum. Tenho dúvidas e gostaria de auxilio, bem como quando puder ajudar e estiver ao meu alcance não pouparei esforços. Bem! vamos lá. A Minha dúvida é a respeito de baixa de ativo imobilizado utilizado na atividade fim da empresa, tipos instrumentais etc.... que são necessários no processo da atividade fim da empresa. Tenho as seguintes dúvidas:
1) Na Nota fiscal qual CFOP devo utilizar para descarte desses bens do ativo imobilizado?
2) Qual o valor a constar do descarte se o bem tiver e não estiver totalmente depreciado?
3) É tributado ICMS nesse descarte de Ativo imobilizado no estado do Rio Grande do Sul.
4) Tem que ter alguma informação nas Informações complementares da Nota Fiscal, tipo o valor da depreciação e algo desse tipo?
5) Esse descarte de Ativo imobilizado compõe a base de calculo do presumido?

Desde já agradeço a ajuda de todos que se dispuserem.

Norma Regina dos Santos Barreto

Norma Regina dos Santos Barreto

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 17:46

Olá, Boa a tarde. Solicito uma ajuda de vocês. A empresa tem um saldo 70.000.000,00 na conta de imobilizado em construção desde 2004. Sendo que este ativo nem existe mais fisicamentene e as notas de compras também já se perderam. Como posso proceder esta baixa para regularizar esta situação? desde já agradeço a ajuda.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 14:41

Boa tarde, Norma Regina dos Santos Barreto


A empresa tem um saldo 70.000.000,00 na conta de imobilizado em construção desde 2004. Sendo que este ativo nem existe mais fisicamentene e as notas de compras também já se perderam.

Suas colocações são contraditórias porque certos tipos de construção, como a de imóveis, dificilmente se desintegram sozinhas.

Por favor, especifique melhor os fatos para que algum participante apto possa a auxiliar nisto.

Vale de dizer que de antemão nada a impede de analisar no Livro Razão o tratamento contábil disto desde seu início (como, porquê e para quê ele foi formado)e manter contato com o profissional contábil responsável pela escrituração na época em que este imobilizado começou a "sumir".


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Weudes Marcos Ferreira

Weudes Marcos Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 08:09

Bom dia

Pessoal espero poder contar com a ajuda de vocês.

Fizemos uma analize patrimonial e descobrimos uma serie de bens que estão integralizados ao Balanço Patrimonial da empresa, porém fisicamente o bem não existe mais, eram bens com vida util muito curta porém ainda estão sendo depreciados como maquinas e equipamentos. Como devo proceder na baixa desses bens?

Desde já agradeço a ajuda.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.